A abordagem de gênero e o ensino de geografia: possíveis diálogos com a formação de professores/as

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236499465813

Palavras-chave:

Processo formativo, Docentes, Educação Geográfica, Geografias Feministas, Gênero

Resumo

A profissão docente suscita diversos debates que são relevantes para a elaboração de conhecimentos fundamentais para a prática profissional. Nesta perspectiva, no presente artigo se discute a importância da abordagem de gênero, a partir das interpelações das Geografias Feministas, na formação inicial e continuada de professores de Geografia. Recorre-se a estas interpelações por considerar que são fundamentais ao focalizar as espacialidades de grupos que até então não estavam em destaque. Ao considerar este aspecto, compreende-se que as/os sujeitas/os se posicionam de formas diferentes em suas relações com os lugares e com as práticas socioespaciais cotidianas. Para contribuir com o debate teórico, fez-se um levantamento de teses e dissertações no catálogo da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) para identificar os trabalhos até então produzidos. Identificou-se doze pesquisas produzidas em Programas de Pós-Graduação em Geografia do País entre 2005 e 2018. As discussões aqui propostas visam provocar o debate a respeito da existência e da pertinência de uma abordagem de gênero na formação de professoras/es, a partir das interpelações das Geografias Feministas, que visem superar concepções e entendimentos comuns no ensino do componente curricular quanto a esta temática.

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Biografia do Autor

Juliana Mendes de Morais, IUniversidade Federal de Goiás, Goiânia, GO

Professora de Geografia da Rede Municipal de Educação de Goiânia (RME de Goiânia) e atualmente mestranda em Geografia pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Atualmente desenvolve pesquisas sobre gênero, sexualidade e ensino de geografia.

Vanilton Camilo de Souza, IUniversidade Federal de Goiás, Goiânia, GO

Doutor em Geografia pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Professor Associado do Instituto de Estudos Socioambientais (IESA) da UFG. Desenvolve pesquisas sobre os processos mediadores no ensino de Geografia; sobre a produção de material didático para a Geografia Escolar; sobre a formação incial e continuada de docentes em Geografia.

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Publicado

2022-09-22

Como Citar

Morais, J. M. de, & Souza, V. C. de. (2022). A abordagem de gênero e o ensino de geografia: possíveis diálogos com a formação de professores/as. Geografia Ensino & Pesquisa, 26, e20. https://doi.org/10.5902/2236499465813