Diálogo entre geografia e música: os gêneros rap e reggae na construção do conhecimento geográfico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236499471938

Palavras-chave:

Geografia, Música, Prática de ensino, Educação básica

Resumo

A geografia é o saber que propicia compreender e analisar o mundo em que se vive, portanto, para abstrair e consolidar os conhecimentos, deve-se associá-lo ao cotidiano em sociedade incorporando os conceitos à vivência dos discentes. Sendo assim, o presente artigo tem por objetivo analisar o emprego de músicas para o desenvolvimento de temáticas e competências da Geografia com alunos da educação básica de uma escola estadual localizada na cidade de Belo Horizonte, compreendendo como os mesmos constroem uma visão crítica acerca da sociedade contemporânea. A metodologia pautou-se na análise das atividades aplicadas junto aos alunos do ensino médio, regular e EJA, as quais se fundamentam nas habilidades de leitura, escrita e interpretação de letras de músicas dos gêneros Rap e Reggae que abordam temáticas do capitalismo e da globalização. Após a aplicação das atividades, os resultados analisados demonstraram que os alunos souberam desenvolver a capacidade analítica, o senso crítico e o diálogo entre arte musical e geografia por meio de redações que abordavam as mazelas e benesses do capitalismo e, além disso, os distintos impactos da globalização em países centrais e periféricos.

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Biografia do Autor

Glaycon Andrade, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Doutorando, como bolsista CAPES, no Programa de Pós-Graduação em Geografia - Tratamento da Informação Espacial. Mestrado em Geografia, sendo bolsista CNPq, pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia - Tratamento da Informação Espacial da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2019-2021). Me dedico em campos de pesquisa da Geografia Humana, com enfoque nos estudos culturais, tribos urbanas, espaço urbano e direito à cidade, e, além disso, no ensino da Geografia, com o emprego de metodologias ativas para ensino de geografia e geotecnologias.

Deborah Cristina, Universidade Federal de Minas Gerais

Graduanda em Geografia pela Universidade Federal de Minas Gerais, possui formação técnica em Transportes e Trânsito pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG). Atuante enquanto Analista de Estudos e Planejamento em Transportes. Tem experiências na área de Engenharia de Transportes, com ênfase em Estudos Tarifários, e Planejamento e Operação de Transportes Públicos. Possuindo interesses nos campos da Geografia e da Engenharia de Transportes, como: Geografia Urbana, Geografia Econômica, Planejamento Urbano e Regional, Planejamento de Transportes, Economia de Transportes e Mobilidade Urbana Sustentável.

Gleyber Eustáquio, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Doutorando pelo Programa de Pós Graduação em Geografia - Tratamento da Informação Espacial, da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, com bolsa alocada pela CAPES; Mestre em Geografia - Tratamento da Informação Espacial, pela PUC Minas, com bolsa cedida pelo CNPq; Graduado em Geografia (Licenciatura e Bacharelado) pela PUC Minas. Possui interesse no estudo da espacialidade do gênero musical Heavy-Metal em diversas escalas.

Luís Castilho, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Minas Gerais (IGC/UFMG), Mestre em Geotecnia e Transportes pela Universidade Federal de Minas Gerais (ETG/UFMG), Graduado em Licenciatura em Geografia pelo Instituto de Geociências da Universidade Federal de Minas Gerais (IGC/UFMG), e Técnico de Transportes e Trânsito pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG). Assessor Técnico da Superintendência de Mobilidade Urbana do Município de Belo Horizonte - SUMOB. Tem experiência na área de Engenharia de Transportes, com ênfase em Gestão de Transportes e Gestão Pública. Estudante nos grupos de pesquisa "Acessibilidade e Mobilidade Urbana" e "Processos espaciais e sócio-ambientais: análise urbana e regional e dinâmica populacional", da Universidade Federal de Minas Gerais

Ewerton Ferreira, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Doutor e Mestre em Geografia - Tratamento da Informação Espacial na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Pós-graduado em Engenharia de Segurança do Trabalho na UCAM - PROMINAS (2016), Pós -graduado em Matemática, suas Tecnologias e o Mundo do Trabalho pela Universidade Federal do Piauí (2022), Pós-Graduando em Educação Inclusiva pelo Instituto Federal do Sul de Minas (2021). Graduando em Geografia na Universidade Federal de Ouro Preto (2021). Graduado em Licenciatura em Física pelo Centro Universitário ETEP (2021). Licenciatura equivalente com habilitação em Matemática pelo CEFET-MG (2017). Engenheiro Ambiental do Centro Universitário Newton Paiva (2015), com período sanduíche na Portland State University (2013-2014) através do programa Governamental Ciência sem Fronteiras. Técnico Metalúrgico pelo IFMG - Campus Ouro Preto (2009). Experiência com processos de licenciamento e regularização ambiental de empresas privadas e do setor público, geoprocessamento, educação (Professor de Matemática na educação básica da Secretaria de Educação do Estado de Minas Gerais.

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Publicado

2023-10-06

Como Citar

Silva, G. de S. A. e, Rocha, D. C. da ., Silva, G. E. C. ., Castilho, L. O. R. ., & Cruz, E. F. (2023). Diálogo entre geografia e música: os gêneros rap e reggae na construção do conhecimento geográfico. Geografia Ensino & Pesquisa, 27, e71938. https://doi.org/10.5902/2236499471938

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