Diálogo entre geografia e música: os gêneros rap e reggae na construção do conhecimento geográfico
DOI:
https://doi.org/10.5902/2236499471938Palavras-chave:
Geografia, Música, Prática de ensino, Educação básicaResumo
A geografia é o saber que propicia compreender e analisar o mundo em que se vive, portanto, para abstrair e consolidar os conhecimentos, deve-se associá-lo ao cotidiano em sociedade incorporando os conceitos à vivência dos discentes. Sendo assim, o presente artigo tem por objetivo analisar o emprego de músicas para o desenvolvimento de temáticas e competências da Geografia com alunos da educação básica de uma escola estadual localizada na cidade de Belo Horizonte, compreendendo como os mesmos constroem uma visão crítica acerca da sociedade contemporânea. A metodologia pautou-se na análise das atividades aplicadas junto aos alunos do ensino médio, regular e EJA, as quais se fundamentam nas habilidades de leitura, escrita e interpretação de letras de músicas dos gêneros Rap e Reggae que abordam temáticas do capitalismo e da globalização. Após a aplicação das atividades, os resultados analisados demonstraram que os alunos souberam desenvolver a capacidade analítica, o senso crítico e o diálogo entre arte musical e geografia por meio de redações que abordavam as mazelas e benesses do capitalismo e, além disso, os distintos impactos da globalização em países centrais e periféricos.
Downloads
Referências
BRADLEY, L. Bass Culture: la historia del reggae. Madrid: Antonio Machado Ediciones, 2015.
BRASIL. Lei 13.415, de 16 de fevereiro de 2017. Altera as Leis n º 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional [...]. Brasília, DF: Presidência da República, 2017. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/lei/l13415.htm. Acesso em: 03 ago. 2022.
BRASIL. Resolução n° 3, de 21 de novembro de 2018. Atualiza as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Brasília, DF: Conselho Nacional de Educação, 2018a. Disponível em: https://normativasconselhos.mec.gov.br/normativa/view/CNE_RES_CNECEBN32018.pdf. Acesso em: 04 ago. 2022.
BRASIL. Resolução n° 4, de 17 de novembro de 2018. Institui a Base Nacional Comum Curricular na Etapa do Ensino Médio (BNCC-EM). Brasília, DF: Conselho Nacional de Educação, 2018b. Disponível em: https://normativasconselhos.mec.gov.br/normativa/view/CNE_RES_CNECPN42018.pdf. Acesso em: 06 ago. 2022.
CHEVALLARD, Y. La transposición didáctica: del saber sabio al saber enseñado. Buenos Aires: Aique Grupo Editor, 1991.
CORRÊA, R. L.; ROSENDAHL, Zeny. Literatura, música e espaço: uma introdução. In: CORRÊA, R. L.; ROSENDAHL, Zeny (Orgs.). Literatura, música e espaço. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2007. p. 07-16.
FUINI, L. L. O ensino da geografia e de seus conceitos através da música. GEOGRAFIA, Rio Claro, v.38, n.1, p. 93-106, jan./abr. 2013. Disponível em: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/ageteo/article/view/7522. Acesso em: 09 ago. 2022.
GODOY, M. L. P. de. A música, o ensino e a geografia. 2009. 44 f. Monografia (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2009.
KAERCHER, N. A. A Geografia escolar: gigante de pés de barro comendo pastel de vento num fast-food. Terra Livre, Presidente Prudente, v. 1, n. 28, p. 27-44, jan./jun. 2007a. Disponível em: https://publicacoes.agb.org.br/index.php/terralivre/article/view/220. Acesso em: 13 ago. 2022.
KAERCHER, N. A. Práticas geográficas para lerpensar o mundo, converentendersar
com o outro e entenderscobrir a si mesmo. In: REGO, Nelson, CASTROGIOVANNI,
Antonio Carlos e KAERCHER, Nestor André. (orgs.). Geografia: Práticas pedagógicas
para o ensino médio. Porto Alegre: Editora Artmed, 2007b. P. 35-48.
MINAS GERAIS. Resolução nº 470, de 27 de junho de 2019. Institui e orienta a implementação do Currículo Referência de Minas Gerais (CRMG). Belo Horizonte: Conselho Estadual de Educação de Minas Gerais, 2019. Disponível em: https://www2.educacao.mg.gov.br/images/documentos/Resolu%C3%A7%C3%A3o%20n%C2%BA%20470%20de%2027.6.2019%20Curr%C3%ADculo%20Refer%C3%AAncia%20de%20MG.pdf. Acesso em: 02 ago. 2022.
MUNIZ, A. A música nas aulas de Geografia. Revista de Ensino de Geografia, Uberlândia, v. 3, n. 4, p. 80-94, jan./jun. 2012. Disponível em: http://www.revistaensinogeografia.ig.ufu.br/N.4/Art6v3n4.pdf. Acesso em: 07 ago. de 2022.
OLIVEIRA, V. H. N.; HOLGADO, Flávio Lopes. Conhecendo novos sons, novos espaços: a música como elemento didático para as aulas de geografia. In: Geografia e Música: diálogos. Natal: UDUFRN, 2016. p. 84-103.
PAGLIOCHI, J. et al. Investigação dos processos de transposição didática interna e externa do conteúdo “Misturas” para o ensino médio. ACTIO: Docência em Ciências, Curitiba, v. 1, n. 1, p.1-12, 2020. Disponível em: https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/10859/6992. Acesso em: 08 ago. de 2022.
SILVA, G. S. A. Sons da rua: os territórios e territorialidades dos rappers da cena Hip-Hop belo horizontina na última década (2010-2019s). 2021. 188 f. Dissertação (Mestrado em Geografia - Tratamento da Informação Espacial) – Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2021.
SILVA, R. S. A importância da música nas aulas de geografia: Práticas e métodos diferenciados no uso da música como metodologia de ensino nas aulas de geografia. 2015. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, 2015.
SOARES, J.; BATISTA, E.; BRAGA, C. A música no ensino de geografia: propostas de aplicação na educação básica. In: Congresso Internacional das Licenciaturas - COINTER, 3, Vitória de Santo Antão. Anais [...] Pernambuco: IFPE, 2016. p. 1-12.
TEPERMAN, R. I. Se liga no som: As transformações do rap no Brasil. São Paulo: Ed. Claro Enigma – Grupo Companhia das Letras, 2015.
TUAN, Yi-Fu. Espaço e lugar: A perspectiva da experiência. Tradução de Lívia de
Oliveira. Londrina: EDUEL, 2013.
VELLOSO, T. A música no ensino de Geografia: uma ferramenta de ensino e aprendizagem. Revista Ponto de Vista, v.9, n.3, p.57-74, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/RPV/article/view/10458. Acesso em: 07 ago. 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Geografia Ensino & Pesquisa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
A revista Geografia Ensino & Pesquisa deterá os direitos autorais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se a publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiá¡rios. Os autores comprometen-se com a originalidade do trabalho, e no caso de desistência da submissão, os autores assumem a responsabilidade de comunicar à revista.
Após publicado os(as) autores(as) têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista Geografia – Ensino & Pesquisa.
A revista Geografia Ensino & Pesquisa utiliza em suas publicações uma Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.