O uso da sequência didática no ensino de geografia para a formação dos sujeitos do campo
DOI:
https://doi.org/10.5902/2236499471302Palavras-chave:
Sequência didática, Educação no/do campo, Ensino de geografiaResumo
O objetivo deste texto foi debater e apresentar proposição de Sequência Didática (SD) para o ensino de Geografia visando contribuir com o debate da proposta da Educação do Campo a partir dos conteúdos do Currículo Oficial do Estado de Goiás do Ensino Médio. A SD apresentada é voltada para as práticas educativas que buscam valorizar a diversidade e as singularidades dos alunos das escolas situadas nas áreas rurais. Os procedimentos metodológicos utilizados baseiam-se em pesquisa bibliográfica e documental, elaboração e aplicação da SD em uma instituição de ensino do município de Jataí-GO. Observou-se que a SD baseada nos conteúdos geográficos se constitui em uma metodologia que poderá fornecer aos alunos as bases necessárias para a formação e a compreensão da sua realidade. Todavia, acredita-se que todas as práticas pedagógicas ao longo da formação dos estudantes necessitam ser constantemente fortalecidas por debates que possam reconhecê-los como sujeitos sociais que devem se posicionar como classe e reivindicar seus direitos, como por exemplo, a educação do campo.
Downloads
Referências
ALMEIDA, R. D. de; PASSINI, E. Y. O Espaço geográfico: ensino e representação. 15. ed. São Paulo: Contexto. 2008.
ARROYO, M. G. Currículo, território em disputa. 2. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.
CALDART, R. S. Elementos para construção do projeto político e pedagógico da educação do campo. In: MOLINA, Mônica Castagna; JESUS, Sonia Meire Santos Azevedo de Jesus (org.). Coleção por uma Educação do Campo, nº. 5. Brasília: Articulação Nacional Por uma Educação do Campo, 2004. p. 10-29.
CARVALHO, M. E. P. Relações entre família e escola e suas implicações de gênero. Cadernos de Pesquisa, 110, 143-155, 2000.
CARNOY, M. Educação, economia e Estado: base e superestrutura: relações e mediações. 3. Ed./ Martin Carnoy; [tradução: Dagmar M. L. Zibas]. - São Paulo: Cortez; Autores Associados,1987.
DOLZ, J.; NOVERRAZ, M.; SCHNEUWLY, B. Sequências didáticas para o oral e a escrita: apresentação de um procedimento. In: SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. Gêneros orais e escritos na escola. Tradução de Roxane Rojo e Glaís Sales Cordeiro. Campinas, SP: Mercado das Letras, 2004. p. 95-128.
ECO, H.; BONAZZI, M. Mentiras que parecem verdades. 8. ed. São Paulo: Summus, 1980.
FERNANDES, B. M; MOLINA, M. C. O Campo da Educação do Campo. In: MOLINA, M. C. J.; AZEVEDO, S. M. S. de (orgs.). Contribuições para a construção de um projeto de Educação do campo. Brasília, DF: Articulação Nacional “Por uma Educação do Campo”, nº 5, 2004.
FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 2011.
FOCKINK, E. R. Produção rural familiar em Jataí-GO: a comunidade Rural da Onça. 2007. 147 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Departamento de Geografia do Setor de Geografia e Gestão do Território, Universidade Federal de Uberlândia, 2007.
GUIMARÃES, Y. A. F.; GIORDAN, M. Instrumento para construção e validação de sequências didáticas em um curso a distância de formação continuada de professores. In: VIII ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 2012.
KAERCHER, N. A. O gato comeu a geografia crítica? alguns obstáculos a superar no ensino -aprendizagem de Geografia. In: PONTUSCHKA, N. N.; OLIVEIRA, A. U. (orgs). Geografia em Perspectiva. São Paulo: Contexto, 2006. p. 221-231.
LEITE, S. P. Assentamento rural. In: CALDART, R. S. et al. (orgs.). Dicionário da Educação do campo. Rio de Janeiro, São Paulo: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio; Expressão Popular, 2012. p. 110-114.
LIBÂNEO, J. C. Didática. São Paulo: Cortez, 1994.
MARQUESI, S. C. Escrita e reescrita de textos no ensino médio. In: ELIAS, V. M. (eds.) Ensino de língua portuguesa: oralidade, escrita e leitura. São Paulo: Contexto, 2011. p. 135-143.
MARTINS, J. S. de. O poder do atraso. São Paulo: Hucitec, 1994.
MELLO, T. S. (2016). Perspectivas para a abordagem da Geografia Agrária no Ensino Médio. Revista Espaço Acadêmico, 16(181), 82-90.
MELLO, B. O. R. de; FONTINELE, S. R. Argumentação e produção de texto: desafios e possibilidades no Ensino Médio. Calidoscópio, vol. 15, n. 3, p. 477-489, set./dez. 2017.
MORAGAS, R. A. R. O (re) significar o lugar no ensino de Geografia em Goiás: por meio da poesia de Cora Coralina. 2017. 148 f. Tese (Doutorado) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2017.
OLIVEIRA, B. L. C. Educação nas Ruralidades Jataienses. in: PESSOA, J. M. (org.). Educação e ruralidades. 1ªed. GOIÂNIA: EDITORA UFG, 2007, v. 1, p. 29-66.
OLIVEIRA, A. U de. Modo de Produção Capitalista, Agricultura e Reforma Agrária. São Paulo: FFLCH, 2007.
OLIVEIRA, M. M. de. Sequência Didática Interativa no processo de formação de professores. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.
PONTUSCHKA, N. N.; PAGANELLI, T. I.; CACETE, N. H. Para Ensinar e Aprender Geografia. São Paulo: Ed. Cortez, 2007. 383p.
PIZARRO, R. E. C. O agronegócio e a produção do espaço da Região de Planejamento Sudoeste Goiano. 2017. 347 f. Tese (Doutorado em Geografia) Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
RIBEIRO, D. D. Agricultura “caificada” no Sudoeste de Goiás: do bônus econômico ao ônus sócio-ambiental. Tese (doutorado). Universidade Federal Fluminense – Niterói, 2005.
SILVA, T. T. da. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. 3. ed. 1. Reimp. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.
SOARES, J. A. P. A Pluriatividade na Agricultura Familiar: Estudo nos Assentamentos Agrovila Rio Verdinho em Rio Verde (GO) e Nossa Senhora de Guadalupe em Jataí (GO). 2017. 212 f. Dissertação (Mestrado), Universidade Federal de Goiás, Jataí (GO), 2017.
SOUZA, T. R de. Caracterização e análises das escolas no campo no município de Jataí GO. 2016. 187 f. Dissertação (Mestrado), Universidade Federal de Goiás, Jataí. (GO), 2016.
VASCONCELLOS, C. S. Planejamento: projeto de ensino-aprendizagem e projeto políticopedagógico. 9. ed. São Paulo: Libertad, 2000.
ZABALA, A. A prática educativa: como ensinar. Tradução Ernani F. da F. Rosa. Porto Alegre: Artmed,1998.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Geografia Ensino & Pesquisa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
A revista Geografia Ensino & Pesquisa deterá os direitos autorais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se a publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiá¡rios. Os autores comprometen-se com a originalidade do trabalho, e no caso de desistência da submissão, os autores assumem a responsabilidade de comunicar à revista.
Após publicado os(as) autores(as) têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista Geografia – Ensino & Pesquisa.
A revista Geografia Ensino & Pesquisa utiliza em suas publicações uma Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.