O uso da sequência didática no ensino de geografia para a formação dos sujeitos do campo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236499471302

Palavras-chave:

Sequência didática, Educação no/do campo, Ensino de geografia

Resumo

O objetivo deste texto foi debater e apresentar proposição de Sequência Didática (SD) para o ensino de Geografia visando contribuir com o debate da proposta da Educação do Campo a partir dos conteúdos do Currículo Oficial do Estado de Goiás do Ensino Médio. A SD apresentada é voltada para as práticas educativas que buscam valorizar a diversidade e as singularidades dos alunos das escolas situadas nas áreas rurais. Os procedimentos metodológicos utilizados baseiam-se em pesquisa bibliográfica e documental, elaboração e aplicação da SD em uma instituição de ensino do município de Jataí-GO. Observou-se que a SD baseada nos conteúdos geográficos se constitui em uma metodologia que poderá fornecer aos alunos as bases necessárias para a formação e a compreensão da sua realidade. Todavia, acredita-se que todas as práticas pedagógicas ao longo da formação dos estudantes necessitam ser constantemente fortalecidas por debates que possam reconhecê-los como sujeitos sociais que devem se posicionar como classe e reivindicar seus direitos, como por exemplo, a educação do campo.

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Biografia do Autor

Tatiane Rodrigues de Souza, Federal University of Rondônia

Doutorado pela Universidade Federal de Goiás Regional - Jataí (2021) Possui Graduação em Geografia pela Universidade Federal de Goiás Regional Jataí (2009) e Mestrado em Geografia pelo Programa de Pós Graduação em Geografia UFG Regional Jataí (2016). Pós - Graduação Lato Sensu em Psicopedagogia com Ênfase no Ensino Especial e Educação Inclusiva pela faculdade de tecnologia Equipe Darwin FACTED- Águas Claras DF (2011). Educadora ambiental pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, ciência e tecnologia (2012-2012 SMACT- Jataí-GO) Professora da Rede Estadual de Goiás- SEDUC (Ensino fundamental II , Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos 2011-2016) Professora da rede particular ( Ensino fundamental II 2012-2015, 2018). Professora substituta do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano ( Rio Verde-GO-2016). Professora Substituta da Universidade Federal de Rondonópolis-MT (2021-2022)

Evandro César Clemente, Universidade Federal de Jataí

Doutor em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) e Pós Doutor pelo IG/UFU Uberlândia-MG. Professor Associado II dos cursos de Graduação e Pós-Graduação da Universidade Federal de Goiás, campus de Jatai (UFG-CAJ) e docente do Programa de Pós Graduação em Geografia da UFMS (Campus de Três Lagoas).. Foi coordenador do curso de Graduação em Geografia da UFG/Regional Jataí (2012-2014) e Coordenador do Programa de Pós Graduação em Geografia (Mestrado e Doutorado) da UFG/Regional Jataí (2014-2016). É membro do GEDRA (Grupo de Estudos sobre Dinâmica Regional e Agricultura) E da Rede DATALUTA.. Atualmente é líder do GEPDACE (Grupo de Estudos e Pesquisas das Dinâmicas Agrárias do Cerrado). Tem experiência na área de Geografia Humana, atuando principalmente nos seguintes temas: associativismo, políticas públicas, dinâmica regional, sustentabilidade na agricultura, desenvolvimento territorial, ensino de Geografia e educação no campo.

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Publicado

2023-10-06

Como Citar

Souza, T. R. de, & Clemente, E. C. (2023). O uso da sequência didática no ensino de geografia para a formação dos sujeitos do campo. Geografia Ensino & Pesquisa, 27, e71302. https://doi.org/10.5902/2236499471302

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