A cidade de Barreiras enquanto polo de Ensino Superior na região do Extremo Oeste da Bahia: desafios e perspectivas
DOI:
https://doi.org/10.5902/2236499438572Palavras-chave:
Ensino Superior, Expansão, UniversidadesResumo
Esta pesquisa tem como objetivo principal discutir a expansão e interiorização de Instituições de Ensino Superior na cidade de Barreiras-BA, visando identificar as perspectivas e os desafios, além de interpretar como a expansão do Ensino Superior dinamiza a economia local e regional. No decorrer da referida pesquisa foi necessário uma análise sobre a implantação de Universidades no Extremo Oeste da Bahia, com ênfase na diversidade de alguns cursos superiores oferecidos pelas seguintes Instituições de Ensino Superior - IES: Universidade Federal do Oeste da Bahia – UFOB (mais os campus territorializados nas cidades de: Luís Eduardo Magalhães, Bom Jesus da Lapa e Barra); Instituto Federal da Bahia - IFBA, (campus Barreiras); Universidade do Estado da Bahia – UNEB, (campus IX); Faculdade São Francisco de Barreiras – FASB; Faculdade D. Pedro ll; Faculdade Regional da Bahia – UNIRB e Universidade Norte do Paraná – UNOPAR. Desta forma, considerando e pontuando a importância do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), nas cidades interioranas do Brasil.
Downloads
Referências
ALMEIDA, S.S. A importância do FIES na garantia do direito ao Ensino Superior. In: XV Colóquio Internacional de Gestão Universitária (Desafios da gestão universitária no século XXI). Anais [...]. Mar Del Prata – Argentina, 2, 3, 4 de dezembro de 2015. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/136212/102_00204.pdf?sequence=1. Acesso em: 10 de fev de 2019.
CARVALHO, A.J. ESTÁGIO SUPERVISIONADO E NARRATIVAS (AUTO) BIOGRÁFICAS: Experiências de formação docente. 2008. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade do Estado da Bahia, Salvador – BA, 2008.
FREIRE, H. P.; HOLANDA, V. C. C. A EXPANSÃO DO ENSINO SUPERIOR NAS CIDADES MÉDIAS DO NORDESTE BRASILEIRO. In: XVIII Encontro Nacional de Geógrafos, 2016, São Luís, 24 a 30 de julho. Anais [...]. 2016. Disponível em: http://www.eng2016.agb.org.br/resources/anais/7/1467641437_ARQUIVO_ArtigoENGMaranhao.pdf. Acesso em: 05 de mar de 2019.
FREIRE H. P.; HOLANDA, V. C. C. A expansão do Ensino Superior nas cidades médias do Nordeste brasileiro. In.: Rejane Maria Gomes da Silva, Virginia Célia Cavalcante de Holanda (Org.) A expansão do Ensino Superior em debate. 1. ed. - Sobral: edições UVA, Editora Sertão Cult, 2018.
GIL, C. A. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Editora Atlas, 2008.
GOEBEL, M. A.; MIURA, M. N. A universidade como fator de desenvolvimento: O caso do município de Toledo – PR. Revista expectativa, Toledo – Paraná, v.3, nº.1, p. 36 – 47, 2004. Disponível em: http://e-revista.unioeste.br/index.php/expectativa/article/view/743. Acesso em: 10 fev. 2019.
IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Censo 2010. População do Brasil é de 190.732.694 pessoas. Disponível em:https://censo2010.ibge.gov.br/noticiascenso.html?busca=1&id=3&idnoticia=1766&t=censo-2010-populacao-brasil-190-732-694-pessoas&view=noticia. Acesso em: 1 abr. 2019.
IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Censo 2010. Total população de Amazonas. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/estatisticas/downloads-estatisticas.html. Acesso em: 01 de dez de 2018.
IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Censo 2010. Total população de São Paulo. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/estatisticas/downloads-estatisticas.html.
Acesso em: 22 de dez de 2018.
IBGE- Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Censo 2010. Total população de Barreiras Rural e Urbano. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/estatisticas/downloads-estatisticas.html. Acesso em: 23 de dez de 2018.
INEP – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. (Censo da Educação Superior – 2018) Disponível em: http://portal.inep.gov.br/web/guest/censo-da-educacao-superior. Acesso em: 22 de dez de 2018.
SANTOS, M. Técnica, espaço, tempo: Globalização e meio técnico-científico informacional. 5. ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo - USP, 2008.
SAMPAIO, H. Evolução do Ensino Superior brasileiro (1808 – 1990). Núcleo de pesquisa sobre Ensino Superior da universidade de São Paulo - NUPES/USP, p. 1-30, 1991. Disponível em: http://nupps.usp.br/downloads/docs/dt9108.pdf. Acesso em: 10 fev. 2019.
ULIANA, E.R. Histórico do curso de ciências biológicas no Brasil e em Mato Grosso. In: VI Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade. São Cristóvão - SE/ Brasil, 20, 21 e 22 de setembro de 2012. Disponível em: http://educonse.com.br/2012/eixo_06/PDF/34.pdf. Acesso em: 5 mar. 2019.
VIEIRA, D. J. Evolução do Ensino Superior Brasileiro em período recente: novas perspectivas para o desenvolvimento regional? In: NETO, Aristides Monteiro, CASTRO, César Nunes de, BRANDÃO, Carlos Antônio (Org.). Desenvolvimento Regional no Brasil: políticas, estratégias e perspectivas. Rio de Janeiro: Ipea, 2017. Disponível em: http://www.ipea.gov.br/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=29412. Acesso em: 4 mar. 2019.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Geografia Ensino & Pesquisa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
A revista Geografia Ensino & Pesquisa deterá os direitos autorais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se a publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiá¡rios. Os autores comprometen-se com a originalidade do trabalho, e no caso de desistência da submissão, os autores assumem a responsabilidade de comunicar à revista.
Após publicado os(as) autores(as) têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista Geografia – Ensino & Pesquisa.
A revista Geografia Ensino & Pesquisa utiliza em suas publicações uma Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.