Pedagogia Histórico-Crítica, construção do ser social e educação ambiental

Autores

  • Dermeval Saviani Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236499473548

Palavras-chave:

Pedagogia Histórico-Crítica, Construção do ser social, Educação Ambiental

Resumo

Este artigo trata da forma como a Pedagogia Histórico-Crítica concebe a construção do ser social e quais implicações daí decorrem para a educação ambiental. Para tanto, começa com uma caracterização do significado da Pedagogia Histórico-Crítica como uma pedagogia concreta tratando, no segundo momento, da construção do ser social para, finalmente, situar o problema do meio ambiente e de sua educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dermeval Saviani, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP

Professor Emérito da UNICAMP, Pesquisador Emérito do CNPq, Coordenador Geral do HISTEDBR; Doutor Honoris Causa pelas Universidades Tiradentes de Sergipe, Federal da Paraíba e Federal de Santa Maria; e Professor Titular Colaborador Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UNICAMP.

Referências

EL KHALILI, A. Disponível em: http://www.alainet.org/es/node/184965. Acesso em: 15 set. 2020.

ENGELS, F. "Sobre o papel do trabalho na transformação do macaco em homem”. In: MARX, K. e ENGELS, F. Textos 1. São Paulo: Edições Sociais, 1977, p. 61-78.

GRAMSCI, A. Quaderni del carcere (edizione critica dell’Istituto Gramsci a cura di Valentino Gerratana), 4 vol. Torino: Einaudi, 1975.

GRAMSCI, A. Concepção dialética da História, 2ª ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1978.

LÖWY, M. Ecologia e socialismo. São Paulo, Cortez, 2005.

MALSON, L. As crianças selvagens: mito e realidade. Porto: Livraria Civilização, 1967.

MARX. K. Contribuição para a crítica da economia política, 2ª ed. Lisboa: Estampa, 1973.

Downloads

Publicado

2023-01-10

Como Citar

Saviani, D. (2023). Pedagogia Histórico-Crítica, construção do ser social e educação ambiental. Geografia Ensino & Pesquisa, 26. https://doi.org/10.5902/2236499473548

Edição

Seção

Edição Especial