Pedagogia Histórico-Crítica, construção do ser social e educação ambiental
DOI:
https://doi.org/10.5902/2236499473548Palavras-chave:
Pedagogia Histórico-Crítica, Construção do ser social, Educação AmbientalResumo
Este artigo trata da forma como a Pedagogia Histórico-Crítica concebe a construção do ser social e quais implicações daí decorrem para a educação ambiental. Para tanto, começa com uma caracterização do significado da Pedagogia Histórico-Crítica como uma pedagogia concreta tratando, no segundo momento, da construção do ser social para, finalmente, situar o problema do meio ambiente e de sua educação.
Downloads
Referências
EL KHALILI, A. Disponível em: http://www.alainet.org/es/node/184965. Acesso em: 15 set. 2020.
ENGELS, F. "Sobre o papel do trabalho na transformação do macaco em homem”. In: MARX, K. e ENGELS, F. Textos 1. São Paulo: Edições Sociais, 1977, p. 61-78.
GRAMSCI, A. Quaderni del carcere (edizione critica dell’Istituto Gramsci a cura di Valentino Gerratana), 4 vol. Torino: Einaudi, 1975.
GRAMSCI, A. Concepção dialética da História, 2ª ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1978.
LÖWY, M. Ecologia e socialismo. São Paulo, Cortez, 2005.
MALSON, L. As crianças selvagens: mito e realidade. Porto: Livraria Civilização, 1967.
MARX. K. Contribuição para a crítica da economia política, 2ª ed. Lisboa: Estampa, 1973.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Geografia Ensino & Pesquisa

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
A revista Geografia Ensino & Pesquisa deterá os direitos autorais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se a publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiá¡rios. Os autores comprometen-se com a originalidade do trabalho, e no caso de desistência da submissão, os autores assumem a responsabilidade de comunicar à revista.
Após publicado os(as) autores(as) têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista Geografia – Ensino & Pesquisa.
A revista Geografia Ensino & Pesquisa utiliza em suas publicações uma Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.