Pedagogia Histórico-Crítica, construção do ser social e educação ambiental

Autores

  • Dermeval Saviani Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236499473548

Palavras-chave:

Pedagogia Histórico-Crítica, Construção do ser social, Educação Ambiental

Resumo

Este artigo trata da forma como a Pedagogia Histórico-Crítica concebe a construção do ser social e quais implicações daí decorrem para a educação ambiental. Para tanto, começa com uma caracterização do significado da Pedagogia Histórico-Crítica como uma pedagogia concreta tratando, no segundo momento, da construção do ser social para, finalmente, situar o problema do meio ambiente e de sua educação.

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Biografia do Autor

Dermeval Saviani, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP

Professor Emérito da UNICAMP, Pesquisador Emérito do CNPq, Coordenador Geral do HISTEDBR; Doutor Honoris Causa pelas Universidades Tiradentes de Sergipe, Federal da Paraíba e Federal de Santa Maria; e Professor Titular Colaborador Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UNICAMP.

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Publicado

2023-01-10

Como Citar

Saviani, D. (2023). Pedagogia Histórico-Crítica, construção do ser social e educação ambiental. Geografia Ensino & Pesquisa, 26, e8. https://doi.org/10.5902/2236499473548

Edição

Seção

Edição Especial