Preconceito e discriminação na construção do povo brasileiro: um olhar para vida escolar e acadêmica de licenciandos da universidade Estadual do Norte do Paraná - campus de Cornélio Procópio-PR
DOI:
https://doi.org/10.5902/2236499442385Palavras-chave:
Ambientes Escolares, Discriminação, Preconceito, SociedadeResumo
O artigo pretende lançar uma luz sobre a questão do preconceito racial institucionalizado, e muitas vezes velado, que acontece dentro dos ambientes escolares, onde se espera que o acolhimento às diferenças seja uma norma. Para isso buscou-se compreender as origens do preconceito racial no Brasil, trazendo o histórico da discriminação ao considerado “diferente” do brasileiro branco desde os remotos tempos. Pretende-se demonstrar como a sociedade internaliza o discurso da discriminação, com base nos teórico Darcy Ribeiro (1995), Oracy Nogueira (2006) e Antônio Guimarães (2003) e sua consequência no ambiente Universitário no contexto dos cursos de Geografia, Matemática e Ciências Biológicas na universidade Estadual do Norte do Paraná, Campus de Cornélio Procópio. A pesquisa foi desenvolvida a partir de levantamento bibliográficos e a aplicação de questionários a 28 respondentes e a analise detectou que a realidade observada corrobora com a noção de que o preconceito racial continua enraizado nas comunidades escolares.
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