Preconceito e discriminação na construção do povo brasileiro: um olhar para vida escolar e acadêmica de licenciandos da universidade Estadual do Norte do Paraná - campus de Cornélio Procópio-PR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236499442385

Palavras-chave:

Ambientes Escolares, Discriminação, Preconceito, Sociedade

Resumo

O artigo pretende lançar uma luz sobre a questão do preconceito racial institucionalizado, e muitas vezes velado, que acontece dentro dos ambientes escolares, onde se espera que o acolhimento às diferenças seja uma norma. Para isso buscou-se compreender as origens do preconceito racial no Brasil, trazendo o histórico da discriminação ao considerado “diferente” do brasileiro branco desde os remotos tempos. Pretende-se demonstrar como a sociedade internaliza o discurso da discriminação, com base nos teórico Darcy Ribeiro (1995), Oracy Nogueira (2006) e Antônio Guimarães (2003) e sua consequência no ambiente Universitário no contexto dos cursos de Geografia, Matemática e Ciências Biológicas na universidade Estadual do Norte do Paraná, Campus de Cornélio Procópio. A pesquisa foi desenvolvida a partir de levantamento bibliográficos e a aplicação de questionários a 28 respondentes e a analise detectou que a realidade observada corrobora com a noção de que o preconceito racial continua enraizado nas comunidades escolares.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Amanda de Castro Izuhara, Universidade Estadual do Norte do Paraná

Graduanda em Geografia pela Universidade Estadual do Norte do Paraná

Carla Holanda da Silva, universidade Estadual do Norte do Paraná

Professora Adjunta do Curso de Geografia, licenciatura, UENP

Referências

ANJOS, R. S. A. A Geografia do Brasil Africano, o Congo e a Bélgica – uma aproximação. Revista Eletrônica: Tempo - Técnica - Território, v.1, n.3 (2010), p. 1:27 ISSN: 2177-4366.

Artigo 5º da Constituição de 1988. Disponível em; http://principiosconstitucionais.info/constituicao-federal/artigo-5.html Acesso em 31 ago. 2018.

GOMES, Joaquim Barbosa. O debate constitucional sobre as ações afirmativas. In: SANTOS, Renato Emerson; LOBATO, Fátima (Org.). Ações afirmativas: políticas públicas contra as desigualdades raciais. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.

GUIMARÃES, Antônio Sérgio Alfredo. Preconceito de cor e racismo no Brasil1. Revista de Antropologia USP, São Paulo, 2004, V. 47, 2004.

GUIMARÃES, A. S. Como trabalhar com raça e sociologia. Educação e Pesquisa. São Paulo, v. 29, n. 1, p. 93-107, 2003.

PAGER, D. Medir a Discriminação. Tempo Soc., v. 18, n. 2, p. 65-88, nov. 2006.

PETTIGREW, Thomas F. (1982), "A sistematização dos preditores do racismo: uma perspectiva empírica", in Jorge Vala (org.), Novos Racismos: Perspectivas Comparativas, Oeiras, Celta, pp. 79-101.

SILVA, Ana Celia da. A Desconstrução da Discriminação no Livro Didático. p. 14, 2001.

SILVA, C. H. Quilombolas paranaenses contemporâneos: uma identidade territorial agenciada? Uma análise a partir do exemplo de Adrianópolis no Vale do Ribeira Paranaense. 267 f. Tese (Doutorado em Geografia), Universidade Federal do Paraná - UFPR, Curitiba, 2013.

SKLIAR, Carlos. Desobedecer a linguagem: educar. Trad. Giane Lessa. Belo Horizonte: Autêntica, 2014

Todorov, Tzvetan. (1989). Nós e os outros: a reflexão francesa sobre a diversidade humana (v. 1). Rio de Janeiro: Jorge Zahar.

Downloads

Publicado

2020-07-09

Como Citar

Izuhara, A. de C., & Silva, C. H. da. (2020). Preconceito e discriminação na construção do povo brasileiro: um olhar para vida escolar e acadêmica de licenciandos da universidade Estadual do Norte do Paraná - campus de Cornélio Procópio-PR. Geografia Ensino & Pesquisa, 24, e40. https://doi.org/10.5902/2236499442385

Edição

Seção

Produção do Espaço e Dinâmica Regional