Proposta metodológica de leitura da paisagem geográfica para o ensino fundamental II

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236499437653

Palavras-chave:

Paisagem, Ensino de Geografia

Resumo

Neste artigo, apresenta-se parte dos resultados obtidos por meio do desenvolvimento e implementação de uma proposta metodológica de leitura e análise da paisagem geográfica para o Ensino Fundamental II. Com intenção de permitir ao aluno a apropriação/desenvolvimento e uso consciente do conceito científico de paisagem, essa pesquisa orientou-se pela abordagem colaborativa, sendo assim, duas professoras da rede básica de ensino do Núcleo Regional de Educação de Maringá- PR, foram convidadas a contribuir durante todas as etapas de desenvolvimento da proposta metodológica, como também na implementação e análise dos resultados. Por meio dessa proposta deseja-se contribuir no ensino-aprendizagem dos conteúdos geográficos e que por meio destes, o aluno se torne cada vez mais crítico e engajados na sociedade a qual está inserido.

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Biografia do Autor

Milaine Aparecida Pichiteli, Universidade de São Paulo, São Paulo, SP

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Geografia Humana - USP

Claudivan Sanches Lopes, Universidade Estadual de Maringá, Maringá, PR

Professor Associado na Universidade Estadual de Maringá

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Publicado

2019-12-31

Como Citar

Pichiteli, M. A., & Lopes, C. S. (2019). Proposta metodológica de leitura da paisagem geográfica para o ensino fundamental II. Geografia Ensino & Pesquisa, 23, e40. https://doi.org/10.5902/2236499437653

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