Dupla excepcionalidade: revisão da produção científica nacional e internacional
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984686X93567Palavras-chave:
Altas Habilidades/Superdotação, Avaliação psicológica, NeurodiversidadeResumo
A dupla excepcionalidade se refere à combinação de um potencial elevado (altas habilidades/superdotação – AH/SD) com algum déficit, transtorno ou deficiência. Dadas as diferentes combinações possíveis entre forças e fraquezas, trata-se de um grupo heterogêneo, de modo que o reconhecimento das particularidades dessas crianças exige um olhar que considere tanto as fragilidades quanto os potenciais. Nesse contexto, uma revisão da literatura nacional e internacional foi realizada, nas bases de dados eletrônicas CAPES, Scielo, Pepsic e Psycinfo, considerando-se o período entre 2014 e 2025. Um total de 52 artigos empíricos foram selecionados. A revisão seguiu a metodologia PRISMA-P. Os resultados indicam que a maioria dos estudos foi realizada nos Estados Unidos (36,54%) e, principalmente, no ambiente educacional (88,46%). As combinações mais frequentemente investigadas foram AH/SD com transtorno do espectro autista (26,74%) e transtorno de aprendizagem (20,93%). Conclui-se que, embora o tema tenha ganhado interesse, ainda há escassez de pesquisas empíricas acerca da temática.
Downloads
Referências
AL-HROUB, Anies; WHITEBREAD, David. Dynamic Assessment for Identification of Twice-Exceptional Learners Exhibiting Mathematical Giftedness and Specific Learning Disabilities. Roeper Review, v.41, n. 2, p. 129-142, 2019. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/02783193.2019.1585396. Acesso em: 30 ago. 2025.
AMEND, Edward. R.; BELJAN, Paul. The antecedents of misdiagnosis: when normal behaviors of gifted children are misinterpreted as pathological. Gifted Educational International, v. 25, n. 2, p. 131-143, 2009. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/241648334_The_Antecedents_of_Misdiagnosis_When_Normal_Behaviors_of_Gifted_Children_Are_Misinterpreted_As_Pathological#fullTextFileContent. Acesso em: 30 ago. 2025.
AMRAN, Hannah Aqilah; MAJID, Rosadah Abd. Learning Strategies for Twice-Exceptional Students. International Journal of Special Education, v. 33, n. 4, p. 954-976, 2019. Disponível em: https://files.eric.ed.gov/fulltext/EJ1219411.pdf. Acesso em:30 ago. 2025.
ARIZAGA, Maria Paz Gómez. et al. Doble excepcionalidad: análisis exploratorio de experiencias y autoimagen en estudiantes chilenos. Revista de Psicología (PUCP), v. 34, n. 1, p. 5-37, 2016. Disponível em: http://www.scielo.org.pe/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0254-92472016000100002 Acesso em: 30 ago. 2025.
BARNARD-BRAK, Lucy. et al. The incidence of potentially gifted students within a special education population. Roeper Review, v.37, n. 2, p. 74-83, 2015. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/02783193.2015.1008661 Acesso em: 30 ago. 2025.
CARMONA-SERRANO, Noemí. et al. Trends in autism research in the field of education in Web of Science: a bibliometric study. Brain Sciences, v. 10, n. 12, p. 1-22, 2020. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/33371289/. Acesso em: 30 ago. 2025.
CHEEK, Connor L. et al. The Exceptionality of Twice-Exceptionality: Examining Combined Prevalence of Giftedness and Disability Using Multivariate Statistical Simulation. Exceptional Children, v. 90, n. 1, p. 43-56, 2023. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/abs/10.1177/00144029221150929. Acesso em: 30 ago. 2025.
CHEN, Yen Wei. et al. An Online Survey on Challenges and Needs for Identifying and Nurturing Twice Exceptional Learners. Gifted Education International, v. 39, n. 3, p. 401-425, 2023. Disponível em:
https://www.researchgate.net/publication/364495566_An_Online_Survey_on_Challenges_and_Needs_for_Identifying_and_Nurturing_Twice_Exceptional_Learners. Acesso em: 31 ago. 2025.
CIPRIANO, Jailson Araujo; ZAQUEU, Lívia da Conceição Costa. A Dupla Excepcionalidade Altas Habilidades/Superdotação associada ao transtorno do espectro autista: compreendendo as especificidades. Conjecturas, v. 22, n. 1, p. 1023–1041, 2022. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/358196912_A_dupla_excepcionalidade_altas_habilidadessuperdotacao_associada_ao_transtorno_do_espectro_autista_compreendendo_as_especificidades. Acesso em: 30 ago. 2025.
FOLEY-NICPON, Megan; KIM, Ji Youn Cindy. Identifying and Providing Evidence-Based Services for Twice-Exceptional Students. In: PFEIFFER, Steven I. (Org.). Handbook of Giftedness in Children: Psychoeducational Theory, Research, and Best Practices. Nova Iorque: Springer Publishing, 2018. p. 349-362.
GENTRY, Marcia; FUGATE, Matthew C. Attention-deficit/hyperactivity disorder in gifted students. In: PFEIFFER, Steven I; FOLEY-NICPON, Megan; SHAUNESSY-DEDRICK, Elizabeth (Orgs.), APA handbook of giftedness and talent. Washington: Amer Psychological Assn, 2018. p. 575-584.
GIERCZYK, Marcin; HORNBY, Garry. Twice-Exceptional Students: Review of Implications for Special and Inclusive Education. Education Science, v. 11, n. 85, p.1-10, 2021. Disponível em: https://files.eric.ed.gov/fulltext/EJ1288320.pdf. Acesso em: 30 ago. 2025.
GILMAN, Barbara Jackson. et al. Critical issues in the identification of gifted students with co-existing disabilities: the twice exceptional. SAGE Open, v. 3, n. 3, p. 1-16, 2013. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/10.1177/2158244013505855. Acesso em: 30 ago. 2025.
GINDI, Shahar; KOHAN-MASS, Judith; PILPEL, Avital. Gender Differences in Competition Among Gifted Students: The Role of Single-Sex Versus Co-Ed Classrooms. Roeper Review, v. 41, n. 3, p. 199-211, 2019. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/02783193.2019.1622163. Acesso em: 31 ago. 2025.
LUOR, Tainy Ted. et al. Scientific research trends in gifted individuals with autism spectrum disorder: A Bibliographic Scattering Analysis (1998-2020), High Ability Studies, v. 33, n. 2, p.169-193, 2022. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/13598139.2021.1948394. Acesso em: 31 ago. 2025.
LUPART, Judy L.; TOY, Royal. E. Twice Exceptional: Multiple Pathways to Success. In: L. V. SHAVININA, Larisa V. (Org.). International Handbook on Giftedness. Nova Iorque: Springer Nature, 2009. p. 507-525.
MULLET, Dianna R.; RINN, Anne. N. Giftedness and ADHD: Identification, Misdiagnosis, and Dual Diagnosis. Roeper Review, v. 37, n. 4, p. 195-207, 2015. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/02783193.2015.1077910. Acesso em: 31 ago. 2025.
NAKANO, Tatiana de Cassia; BATAGIN, Lais Rovina; FUSARO, Luana Hillary. Dupla excepcionalidade: panorama das pesquisas brasileiras. In: ROAMA-ALVES, Rauni Jandré; NAKANO, Tatiana de Cassia (Orgs.). Dupla excepcionalidade: altas habilidades/superdotação nos transtornos neuropsiquiátricos e deficiências. São Paulo: Vetor Editora, 2021. p. 29-40.
NAKANO, Tatiana de Cassia; BATAGIN, Lais Rovina; FUSARO, Luana Hillary. Pesquisas sobre o professor na temática das altas habilidades/superdotação: revisão sistemática. Diálogos e perspectivas em educação especial, v. 10, n.1, p. 91-106, 2023. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivas/article/view/13707. Acesso em: 31 ago. 2025.
NAKANO, Tatiana de Cassia; NEGREIROS, Julia Reis. Escalas de identificação das altas habilidades/superdotação no brasil: análise crítica. Olhares: Revista Do Departamento De Educação Da Unifesp, v. 12, n. 1, p. 1-27, 2024. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/15134. Acesso em: 31 ago. 2025.
NAKANO, Tatiana de Cassia; NEGREIROS, Julia Reis; FUSARO, Luana. Hillary. Práticas na identificação das altas habilidades/superdotação segundo relato de profissionais que atuam na área. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, v. 33, n.126, p. 1-24, 2025. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ensaio/a/jLhB95Jnzhw9whtDnV96J8s/?format=html&lang=pt. Acesso em: 31 ago. 2025.
NEGREIROS, Julia Reis et al. Características socioemocionais de crianças com altas habilidades/superdotação: um estudo exploratório. Revista Educação Especial, v. 38, n.1, p. 1-20, 2025. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/83882. Acesso em: 31 ago. 2025.
NEIHART, Maureen. Identifying and Providing Services to Twice Exceptional Children. In: PFEIFFER, Steven I. (Org.). Handbook of Giftedness in Children: Psychoeducational Theory, Research, and Best Practices. Nova Iorque: Springer Publishing, 2008. p. 115-137, 2008.
NEUMANN, Patrícia. Desigualdade de gênero e altas habilidades/superdotação. Diversidade e Educação, v. 6, n. 2, p. 62–70, 2019. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/8396. Acesso em: 31 ago. 2025.
PAGE, J Matthew. et al. A declaração PRISMA 2020: diretriz atualizada para relatar revisões sistemáticas. Epidemiologia e Serviços de Saúde, v. 31, n. 2, e2022107, 2022. Disponível em: http://scielo.iec.gov.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-49742022000201700. Acesso em: 31 ago. 2025.
PEREIRA, Josilene Domingues Santos Pereira; RANGNI, Rosemeire de Araújo. Produções brasileiras sobre dupla excepcionalidade: estado de conhecimento de 2014 a 2020. Revista on-line de Políticas e Gestão Educacional, v. 25, n. 2, p. 1084-1105, 2021. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/15104. Acesso em: 31 ago. 2025.
PEREIRA, Josilene Domingues Santos Pereira; RANGNI, Rosemeire de Araújo. Dupla Excepcionalidade: definição e evidências da produção científica brasileira. Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial, v. 10, n. 1, p. 41-58, 2023. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivas/article/view/13899. Acesso em: 31 ago. 2025.
PÉREZ, Susana Graciela Pérez Barrera; FREITAS, Soraia Napoleão. Do pecado de ser mulher ao medo de ser mulher com altas habilidades/superdotação. In: FLEITH, Denise Souza; ALENCAR, Eunice. Maria Lima Soriano (Orgs.). Superdotados: trajetória de desenvolvimento e realizações. Curitiba: Juruá, 2013. p. 55-74.
PETERSEN, Jennifer. Gender differences in identification of gifted youth and in gifted program participation: A meta-analysis. Contemporary Educational Psychology, v. 38, n. 4, p. 342-348, 2013. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/259127339_Gender_differences_in_identification_of_gifted_youth_and_in_gifted_program_participation_A_meta-analysis. Acesso em: 31 ago. 2025.
PFEIFFER, Steven I. Current Perspectives on the Identification and Assessment of Gifted Students. Journal of Psychoeducation Assessment, v. 30, n. 1, p. 3-9, 2011. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/275003811_Current_Perspectives_on_the_Identification_and_Assessment_of_Gifted_Students. Acesso em: 31 ago. 2025.
PRIOR, Susan. Transition and Students with Twice Exceptionality. Australasian Journal of Special Education, v. 37, n. 1, p. 19–27, 2013. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/259433964_Transition_and_Students_With_Twice_Exceptionality. Acesso em: 31 ago. 2025.
RAZAK, Amnah Zanariah Binti Abd. et al. Perfectionism and overexcitability: Uniqueness or lack of socioemotional development of gifted and talented students? Journal of Legal, Ethical, and Regulatory Issues, v. 24, n. 1, p. 1-8, 2021. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/353088465_PERFECTIONISM_AND_OVEREXCITABILITY_UNIQUENESS_OR_LACK_OF_SOCIOEMOTIONAL_DEVELOPMENT_OF_GIFTED_AND_TALENTED_STUDENTS. Acesso em: 31 ago. 2025.
RENZULLI, Joseph S. La educación del sobredotado y el desarrollo del talento para todos. Revista de Psicología, v. 26, n. 1, p. 23–42, 2008. Disponível em: https://revistas.pucp.edu.pe/index.php/psicologia/article/view/1120. Acesso em: 31 ago. 2025.
ROAMA-ALVES, Rauni Jandré; NAKANO, Tatiana de Cassia. A dupla-excepcionalidade: relações entre Altas Habilidades/Superdotação com a síndrome de Asperger, transtorno de déficit de atenção e hiperatividade e transtornos de aprendizagem. Revista Psicopedagogia, v. 32, n. 99, p. 346-360, 2015. Disponível em: https://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84862015000300008. Acesso em: 31 ago. 2025.
ROAMA-ALVES, Rauni Jandré; NAKANO, Tatiana de Cassia. Dupla Excepcionalidade: principais conceitos e associações. In: Piske, Fernanda Hellen Ribeiro; COLLINS, Kristina Henry (Orgs.). Autismo, Superdotação e Dupla Excepcionalidade. Curitiba: Juruá Editora, 2021a. p. 137-146.
ROAMA-ALVES, Rauni Jandré; NAKANO, Tatiana de Cassia. Dupla-excepcionalidade: Altas Habilidades/Superdotação nos transtornos neuropsiquiátricos e deficiências. 1ª ed. São Paulo: Vetor Editora, 2021b.
SILVA, Mariana Rodrigo do Vale Costa. et al. Identificação da Dupla Excepcionalidade em adulto: um caso de Altas Habilidades/Superdotação e tdah. Aprender - Caderno de Filosofia e Psicologia da Educação, v. 26, p. 26–42, 2021. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/aprender/article/view/8567. Acesso em: 31 ago. 2025.
SILVERMAN, Linda Kreger. Hidden treasures: Twice Exceptional Students. In: WALLACE, Belle; SISK, Dorothy. A; SENIOR, John (Orgs.). The SAGE Handbook of Gifted and Talented Education. Califórnia: SAGE Publications Ltd, 2018. p. 144-158.
STERNBERG, Robert J. The WICS Model of giftedness. In: STERNBERG, Robert. J; DAVIDSON, Janet E (Orgs.). Conception of giftedness. Cambridge: Cambridge University Press, 2005. p. 327-342.
TALAS, Sertan; GÜL, Muhammet David; SÖNMEZ, Serdar. Content And Bibliometric Analyses of Articles Regarding Gifted/Adhd Studies. International Journal of Education Technology and Scientific Research, v. 8, n. 24, p. 2956-2891, 2023. Disponível em: https://www.ijetsar.com/Makaleler/136107850_39.%202956-2891%20Sertan%20TALAS.pdf. Acesso em: 31 ago. 2025.
VILARINHO-REZENDE, Daniela; FLEITH, Denise de Souza; ALENCAR, Eunice Maria Lima Soriano. Desafios no diagnóstico de dupla excepcionalidade: um estudo de caso. Revista de Psicologia (PUCP), v. 34, n. 1, p. 61–84, 2016. Disponível em: https://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0254-92472016000100004. Acesso em: 31 ago. 2025.
WARDMAN, Janna. Full-Year Acceleration of Gifted High School Students: A 360º View. In: BALLAM, Nadine; MOLTZEN, Roger (Orgs.). Giftedness and Talent: Australian Perspectives. Nova Iorque: Springer Nature, 2017. p. 227-252.
WORMALD, Catherine. An enigma: Barriers to the identification of students who are gifted with a learning disability. In: BALLAM, Nadine; MOLTZEN, Roger (Orgs.). Giftedness and Talent: Australasian Perspectives. Nova Iorque: Springer Nature, 2017. p. 331-351.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Educação Especial

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaramos o artigo a ser submetido para avaliação na Revista Educação Especial (UFSM) é original e inédito, assim como não foi enviado para qualquer outra publicação, como um todo ou uma fração.
Também reconhecemos que a submissão dos originais à Revista Educação Especial (UFSM) implica na transferência de direitos autorais para publicação digital na revista. Em caso de incumprimento, o infrator receberá sanções e penalidades previstas pela Lei Brasileira de Proteção de Direitos Autorais (n. 9610, de 19/02/98).


