Dupla excepcionalidade: revisão da produção científica nacional e internacional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X93567

Palavras-chave:

Altas Habilidades/Superdotação, Avaliação psicológica, Neurodiversidade

Resumo

A dupla excepcionalidade se refere à combinação de um potencial elevado (altas habilidades/superdotação – AH/SD) com algum déficit, transtorno ou deficiência. Dadas as diferentes combinações possíveis entre forças e fraquezas, trata-se de um grupo heterogêneo, de modo que o reconhecimento das particularidades dessas crianças exige um olhar que considere tanto as fragilidades quanto os potenciais. Nesse contexto, uma revisão da literatura nacional e internacional foi realizada, nas bases de dados eletrônicas CAPES, Scielo, Pepsic e Psycinfo, considerando-se o período entre 2014 e 2025. Um total de 52 artigos empíricos foram selecionados. A revisão seguiu a metodologia PRISMA-P. Os resultados indicam que a maioria dos estudos foi realizada nos Estados Unidos (36,54%) e, principalmente, no ambiente educacional (88,46%). As combinações mais frequentemente investigadas foram AH/SD com transtorno do espectro autista (26,74%) e transtorno de aprendizagem (20,93%). Conclui-se que, embora o tema tenha ganhado interesse, ainda há escassez de pesquisas empíricas acerca da temática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luana Hillary Fusaro, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Mestre em Psicologia. Doutoranda em Psicologia na Pontifícia Universidade Católica de Campinas (CNPq). Mestre em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, foi bolsista de mestrado pelo CNPq (2022-2024). Foi bolsista de iniciação científica - FAPIC (2020-2021). Psicóloga graduada pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2022). Tem interesse na área de Avaliação Psicológica, Altas Habilidades, Dupla Excepcionalidade e Psicometria. Reside na cidade de Campinas, Estado de São Paulo, Brasil. Endereço para correspondência: Av. John Boyd Dunlop, s/n - Jardim Ipaussurama, Campinas - SP, 13034-685. Telefone para contato: (19) 98947-9202.

Tatiana de Cassia Nakano, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Doutora em Psicologia. Especialista em avaliação psicológica. Docente permanente do programa de pós-graduação stricto sensu em Psicologia da PUC-Campinas, pesquisadora da linha de Instrumentos e processos em avaliação psicológica. Visiting scholar na University of California - Berkeley (dez/2019 a dez/2020, bolsista Fapesp). Pós Doutorado na Universidade São Francisco (2009, bolsista Fapesp). Mestrado em Psicologia Escolar (2003, Puc-Campinas, bolsista CNPq) e Doutorado em Psicologia pela PUC-Campinas (2006, bolsista CNPq). Parecerista do Sistema de Avaliação dos Testes Psicológicos (SATEPSI) do Conselho Federal de Psicologia. Ex-presidente da Associação Brasileira de Criatividade e Inovação (Criabrasilis, 2014-2017) e atual membro do conselho deliberativo (gestão 2025-2028), membro colaborador do Conselho Brasileiro para Superdotação (Conbrasd, 2018-atual),vice-presidente da Associação Brasileira de Psicologia Positiva (ABP+, 2024-2026), membro do Conselho Fiscal do Instituto Brasileiro de Avaliação Psicológica e membro do grupo de trabalho Psicologia Positiva e Criatividade na Anpepp. Atua principalmente na área de Avaliação Psicológica, Criatividade, Altas Habilidades /Superdotação, Inteligência e Psicologia Positiva. Reside na Cidade de Campinas, no Estado de São Paulo, Brasil. Endereço para correspondência: Av. John Boyd Dunlop, s/n - Jardim Ipaussurama, Campinas - SP, 13034-685. Telefone para contato: (19) 98169-4559. 

Julia Reis Negreiros, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Mestre em Psicologia. Doutoranda em Psicologia na Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), na linha de Avaliação Psicológica, com bolsa modalidade Capes-I. Mestra em Psicologia (PUC-Campinas, 2022, Capes-I). Integrante do grupo de pesquisa "Avaliação Psicológica do Potencial Humano", sediado no LAMP (Laboratório de Avaliação e Medidas Psicológicas), na PUC-Campinas. Faz parte do corpo docente do curso de Especialização em Avaliação Psicológica da Fundação Hermínio Ometto (FHO-Araras). Atuou como docente em psicologia na Faculdade Anhanguera. Ex membro da equipe editorial da Revista Ibero-Americana de Criatividade e Inovação (RECRIAI, 2021-2024). Foi 1 Secretária da Associação Brasileira de Criatividade e Inovação (Criabrasilis, gestão 2022-2025). Membro associado da Criabrasilis, do Conselho Brasileiro para Superdotados (ConBraSD), e do Instituto Brasileiro de Avaliação Psicológica (IBAP). Atua principalmente na área da avaliação psicológica, nas temáticas da inteligência, criatividade, altas habilidades/superdotação, e habilidades socioemocionais, com foco nos processos de avaliação e construção de instrumentos psicológicos. Reside na cidade de Araras, no Estado de São Paulo, Brasil. Endereço para correspondência: Av. John Boyd Dunlop, s/n - Jardim Ipaussurama, Campinas - SP, 13034-685. Telefone para contato: (19) 99203-9854.

Janaina Chnaider, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Doutora, pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUCCAMP) (área de concentração avaliação Psicológica), na linha de pesquisa Instrumentos e processos em Avaliação Psicológica. Bolsista CNPq. Docente no Centro Universitário Unimetrocamp Wyden. Atualmente se dedica aos estudos na área de Avaliação Psicológica, Criatividade, Psicologia Positiva, e Psicologia do Envelhecimento. Reside na cidade de Campinas, no Estado de São Paulo, Brasil. Endereço para correspondência: Av. John Boyd Dunlop, s/n - Jardim Ipaussurama, Campinas - SP, 13034-685. Telefone para contato: (19) 97417-6808.

Referências

AL-HROUB, Anies; WHITEBREAD, David. Dynamic Assessment for Identification of Twice-Exceptional Learners Exhibiting Mathematical Giftedness and Specific Learning Disabilities. Roeper Review, v.41, n. 2, p. 129-142, 2019. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/02783193.2019.1585396. Acesso em: 30 ago. 2025.

AMEND, Edward. R.; BELJAN, Paul. The antecedents of misdiagnosis: when normal behaviors of gifted children are misinterpreted as pathological. Gifted Educational International, v. 25, n. 2, p. 131-143, 2009. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/241648334_The_Antecedents_of_Misdiagnosis_When_Normal_Behaviors_of_Gifted_Children_Are_Misinterpreted_As_Pathological#fullTextFileContent. Acesso em: 30 ago. 2025.

AMRAN, Hannah Aqilah; MAJID, Rosadah Abd. Learning Strategies for Twice-Exceptional Students. International Journal of Special Education, v. 33, n. 4, p. 954-976, 2019. Disponível em: https://files.eric.ed.gov/fulltext/EJ1219411.pdf. Acesso em:30 ago. 2025.

ARIZAGA, Maria Paz Gómez. et al. Doble excepcionalidad: análisis exploratorio de experiencias y autoimagen en estudiantes chilenos. Revista de Psicología (PUCP), v. 34, n. 1, p. 5-37, 2016. Disponível em: http://www.scielo.org.pe/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0254-92472016000100002 Acesso em: 30 ago. 2025.

BARNARD-BRAK, Lucy. et al. The incidence of potentially gifted students within a special education population. Roeper Review, v.37, n. 2, p. 74-83, 2015. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/02783193.2015.1008661 Acesso em: 30 ago. 2025.

CARMONA-SERRANO, Noemí. et al. Trends in autism research in the field of education in Web of Science: a bibliometric study. Brain Sciences, v. 10, n. 12, p. 1-22, 2020. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/33371289/. Acesso em: 30 ago. 2025.

CHEEK, Connor L. et al. The Exceptionality of Twice-Exceptionality: Examining Combined Prevalence of Giftedness and Disability Using Multivariate Statistical Simulation. Exceptional Children, v. 90, n. 1, p. 43-56, 2023. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/abs/10.1177/00144029221150929. Acesso em: 30 ago. 2025.

CHEN, Yen Wei. et al. An Online Survey on Challenges and Needs for Identifying and Nurturing Twice Exceptional Learners. Gifted Education International, v. 39, n. 3, p. 401-425, 2023. Disponível em:

https://www.researchgate.net/publication/364495566_An_Online_Survey_on_Challenges_and_Needs_for_Identifying_and_Nurturing_Twice_Exceptional_Learners. Acesso em: 31 ago. 2025.

CIPRIANO, Jailson Araujo; ZAQUEU, Lívia da Conceição Costa. A Dupla Excepcionalidade Altas Habilidades/Superdotação associada ao transtorno do espectro autista: compreendendo as especificidades. Conjecturas, v. 22, n. 1, p. 1023–1041, 2022. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/358196912_A_dupla_excepcionalidade_altas_habilidadessuperdotacao_associada_ao_transtorno_do_espectro_autista_compreendendo_as_especificidades. Acesso em: 30 ago. 2025.

FOLEY-NICPON, Megan; KIM, Ji Youn Cindy. Identifying and Providing Evidence-Based Services for Twice-Exceptional Students. In: PFEIFFER, Steven I. (Org.). Handbook of Giftedness in Children: Psychoeducational Theory, Research, and Best Practices. Nova Iorque: Springer Publishing, 2018. p. 349-362.

GENTRY, Marcia; FUGATE, Matthew C. Attention-deficit/hyperactivity disorder in gifted students. In: PFEIFFER, Steven I; FOLEY-NICPON, Megan; SHAUNESSY-DEDRICK, Elizabeth (Orgs.), APA handbook of giftedness and talent. Washington: Amer Psychological Assn, 2018. p. 575-584.

GIERCZYK, Marcin; HORNBY, Garry. Twice-Exceptional Students: Review of Implications for Special and Inclusive Education. Education Science, v. 11, n. 85, p.1-10, 2021. Disponível em: https://files.eric.ed.gov/fulltext/EJ1288320.pdf. Acesso em: 30 ago. 2025.

GILMAN, Barbara Jackson. et al. Critical issues in the identification of gifted students with co-existing disabilities: the twice exceptional. SAGE Open, v. 3, n. 3, p. 1-16, 2013. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/10.1177/2158244013505855. Acesso em: 30 ago. 2025.

GINDI, Shahar; KOHAN-MASS, Judith; PILPEL, Avital. Gender Differences in Competition Among Gifted Students: The Role of Single-Sex Versus Co-Ed Classrooms. Roeper Review, v. 41, n. 3, p. 199-211, 2019. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/02783193.2019.1622163. Acesso em: 31 ago. 2025.

LUOR, Tainy Ted. et al. Scientific research trends in gifted individuals with autism spectrum disorder: A Bibliographic Scattering Analysis (1998-2020), High Ability Studies, v. 33, n. 2, p.169-193, 2022. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/13598139.2021.1948394. Acesso em: 31 ago. 2025.

LUPART, Judy L.; TOY, Royal. E. Twice Exceptional: Multiple Pathways to Success. In: L. V. SHAVININA, Larisa V. (Org.). International Handbook on Giftedness. Nova Iorque: Springer Nature, 2009. p. 507-525.

MULLET, Dianna R.; RINN, Anne. N. Giftedness and ADHD: Identification, Misdiagnosis, and Dual Diagnosis. Roeper Review, v. 37, n. 4, p. 195-207, 2015. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/02783193.2015.1077910. Acesso em: 31 ago. 2025.

NAKANO, Tatiana de Cassia; BATAGIN, Lais Rovina; FUSARO, Luana Hillary. Dupla excepcionalidade: panorama das pesquisas brasileiras. In: ROAMA-ALVES, Rauni Jandré; NAKANO, Tatiana de Cassia (Orgs.). Dupla excepcionalidade: altas habilidades/superdotação nos transtornos neuropsiquiátricos e deficiências. São Paulo: Vetor Editora, 2021. p. 29-40.

NAKANO, Tatiana de Cassia; BATAGIN, Lais Rovina; FUSARO, Luana Hillary. Pesquisas sobre o professor na temática das altas habilidades/superdotação: revisão sistemática. Diálogos e perspectivas em educação especial, v. 10, n.1, p. 91-106, 2023. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivas/article/view/13707. Acesso em: 31 ago. 2025.

NAKANO, Tatiana de Cassia; NEGREIROS, Julia Reis. Escalas de identificação das altas habilidades/superdotação no brasil: análise crítica. Olhares: Revista Do Departamento De Educação Da Unifesp, v. 12, n. 1, p. 1-27, 2024. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/15134. Acesso em: 31 ago. 2025.

NAKANO, Tatiana de Cassia; NEGREIROS, Julia Reis; FUSARO, Luana. Hillary. Práticas na identificação das altas habilidades/superdotação segundo relato de profissionais que atuam na área. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, v. 33, n.126, p. 1-24, 2025. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ensaio/a/jLhB95Jnzhw9whtDnV96J8s/?format=html&lang=pt. Acesso em: 31 ago. 2025.

NEGREIROS, Julia Reis et al. Características socioemocionais de crianças com altas habilidades/superdotação: um estudo exploratório. Revista Educação Especial, v. 38, n.1, p. 1-20, 2025. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/83882. Acesso em: 31 ago. 2025.

NEIHART, Maureen. Identifying and Providing Services to Twice Exceptional Children. In: PFEIFFER, Steven I. (Org.). Handbook of Giftedness in Children: Psychoeducational Theory, Research, and Best Practices. Nova Iorque: Springer Publishing, 2008. p. 115-137, 2008.

NEUMANN, Patrícia. Desigualdade de gênero e altas habilidades/superdotação. Diversidade e Educação, v. 6, n. 2, p. 62–70, 2019. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/8396. Acesso em: 31 ago. 2025.

PAGE, J Matthew. et al. A declaração PRISMA 2020: diretriz atualizada para relatar revisões sistemáticas. Epidemiologia e Serviços de Saúde, v. 31, n. 2, e2022107, 2022. Disponível em: http://scielo.iec.gov.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-49742022000201700. Acesso em: 31 ago. 2025.

PEREIRA, Josilene Domingues Santos Pereira; RANGNI, Rosemeire de Araújo. Produções brasileiras sobre dupla excepcionalidade: estado de conhecimento de 2014 a 2020. Revista on-line de Políticas e Gestão Educacional, v. 25, n. 2, p. 1084-1105, 2021. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/15104. Acesso em: 31 ago. 2025.

PEREIRA, Josilene Domingues Santos Pereira; RANGNI, Rosemeire de Araújo. Dupla Excepcionalidade: definição e evidências da produção científica brasileira. Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial, v. 10, n. 1, p. 41-58, 2023. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivas/article/view/13899. Acesso em: 31 ago. 2025.

PÉREZ, Susana Graciela Pérez Barrera; FREITAS, Soraia Napoleão. Do pecado de ser mulher ao medo de ser mulher com altas habilidades/superdotação. In: FLEITH, Denise Souza; ALENCAR, Eunice. Maria Lima Soriano (Orgs.). Superdotados: trajetória de desenvolvimento e realizações. Curitiba: Juruá, 2013. p. 55-74.

PETERSEN, Jennifer. Gender differences in identification of gifted youth and in gifted program participation: A meta-analysis. Contemporary Educational Psychology, v. 38, n. 4, p. 342-348, 2013. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/259127339_Gender_differences_in_identification_of_gifted_youth_and_in_gifted_program_participation_A_meta-analysis. Acesso em: 31 ago. 2025.

PFEIFFER, Steven I. Current Perspectives on the Identification and Assessment of Gifted Students. Journal of Psychoeducation Assessment, v. 30, n. 1, p. 3-9, 2011. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/275003811_Current_Perspectives_on_the_Identification_and_Assessment_of_Gifted_Students. Acesso em: 31 ago. 2025.

PRIOR, Susan. Transition and Students with Twice Exceptionality. Australasian Journal of Special Education, v. 37, n. 1, p. 19–27, 2013. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/259433964_Transition_and_Students_With_Twice_Exceptionality. Acesso em: 31 ago. 2025.

RAZAK, Amnah Zanariah Binti Abd. et al. Perfectionism and overexcitability: Uniqueness or lack of socioemotional development of gifted and talented students? Journal of Legal, Ethical, and Regulatory Issues, v. 24, n. 1, p. 1-8, 2021. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/353088465_PERFECTIONISM_AND_OVEREXCITABILITY_UNIQUENESS_OR_LACK_OF_SOCIOEMOTIONAL_DEVELOPMENT_OF_GIFTED_AND_TALENTED_STUDENTS. Acesso em: 31 ago. 2025.

RENZULLI, Joseph S. La educación del sobredotado y el desarrollo del talento para todos. Revista de Psicología, v. 26, n. 1, p. 23–42, 2008. Disponível em: https://revistas.pucp.edu.pe/index.php/psicologia/article/view/1120. Acesso em: 31 ago. 2025.

ROAMA-ALVES, Rauni Jandré; NAKANO, Tatiana de Cassia. A dupla-excepcionalidade: relações entre Altas Habilidades/Superdotação com a síndrome de Asperger, transtorno de déficit de atenção e hiperatividade e transtornos de aprendizagem. Revista Psicopedagogia, v. 32, n. 99, p. 346-360, 2015. Disponível em: https://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84862015000300008. Acesso em: 31 ago. 2025.

ROAMA-ALVES, Rauni Jandré; NAKANO, Tatiana de Cassia. Dupla Excepcionalidade: principais conceitos e associações. In: Piske, Fernanda Hellen Ribeiro; COLLINS, Kristina Henry (Orgs.). Autismo, Superdotação e Dupla Excepcionalidade. Curitiba: Juruá Editora, 2021a. p. 137-146.

ROAMA-ALVES, Rauni Jandré; NAKANO, Tatiana de Cassia. Dupla-excepcionalidade: Altas Habilidades/Superdotação nos transtornos neuropsiquiátricos e deficiências. 1ª ed. São Paulo: Vetor Editora, 2021b.

SILVA, Mariana Rodrigo do Vale Costa. et al. Identificação da Dupla Excepcionalidade em adulto: um caso de Altas Habilidades/Superdotação e tdah. Aprender - Caderno de Filosofia e Psicologia da Educação, v. 26, p. 26–42, 2021. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/aprender/article/view/8567. Acesso em: 31 ago. 2025.

SILVERMAN, Linda Kreger. Hidden treasures: Twice Exceptional Students. In: WALLACE, Belle; SISK, Dorothy. A; SENIOR, John (Orgs.). The SAGE Handbook of Gifted and Talented Education. Califórnia: SAGE Publications Ltd, 2018. p. 144-158.

STERNBERG, Robert J. The WICS Model of giftedness. In: STERNBERG, Robert. J; DAVIDSON, Janet E (Orgs.). Conception of giftedness. Cambridge: Cambridge University Press, 2005. p. 327-342.

TALAS, Sertan; GÜL, Muhammet David; SÖNMEZ, Serdar. Content And Bibliometric Analyses of Articles Regarding Gifted/Adhd Studies. International Journal of Education Technology and Scientific Research, v. 8, n. 24, p. 2956-2891, 2023. Disponível em: https://www.ijetsar.com/Makaleler/136107850_39.%202956-2891%20Sertan%20TALAS.pdf. Acesso em: 31 ago. 2025.

VILARINHO-REZENDE, Daniela; FLEITH, Denise de Souza; ALENCAR, Eunice Maria Lima Soriano. Desafios no diagnóstico de dupla excepcionalidade: um estudo de caso. Revista de Psicologia (PUCP), v. 34, n. 1, p. 61–84, 2016. Disponível em: https://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0254-92472016000100004. Acesso em: 31 ago. 2025.

WARDMAN, Janna. Full-Year Acceleration of Gifted High School Students: A 360º View. In: BALLAM, Nadine; MOLTZEN, Roger (Orgs.). Giftedness and Talent: Australian Perspectives. Nova Iorque: Springer Nature, 2017. p. 227-252.

WORMALD, Catherine. An enigma: Barriers to the identification of students who are gifted with a learning disability. In: BALLAM, Nadine; MOLTZEN, Roger (Orgs.). Giftedness and Talent: Australasian Perspectives. Nova Iorque: Springer Nature, 2017. p. 331-351.

Downloads

Publicado

2025-11-28

Como Citar

Fusaro, L. H., Nakano, T. de C., Negreiros, J. R., & Chnaider, J. (2025). Dupla excepcionalidade: revisão da produção científica nacional e internacional. Revista Educação Especial, 38(1), e71/01–19. https://doi.org/10.5902/1984686X93567

Edição

Seção

Revisão de literatura/Estudo teórico