Jogos para o ensino de línguas de sinais/línguas orais escritas para surdos: uma revisão sistemática da literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X65227

Palavras-chave:

Jogos, Educação de surdos, Línguas de sinais

Resumo

Este estudo realiza um levantamento sobre pesquisas que abordam jogos voltados para o ensino de línguas de sinais ou de línguas orais escritas para surdos com objetivo de mapear e caracterizar os jogos que têm sido utilizados em contextos educacionais. Realizou-se uma revisão sistemática da literatura nas bases Education Resources Information Center (ERIC), Web of Science e Scopus, utilizando como termos de busca as palavras: game, deaf e sign language. Na primeira busca, foram encontrados um total de 530 artigos. A seleção com base nos critérios de inclusão e exclusão resultou na análise de 31 trabalhos. A maioria dos jogos utilizados nos trabalhos são digitais, e um terço deles faz uso de algum dispositivo eletrônico para reconhecimento de gestos ou sensores. Os jogos para ensino de língua de sinais ou bilíngues representam a maioria dos estudos selecionados, porém observamos que boa parte ensina apenas o alfabeto manual ou sinais isolados das línguas de sinais. Poucos jogos fizeram o uso das línguas de sinais em situações que simulem um contexto real de comunicação.

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Biografia do Autor

Daieli Althaus, Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC

Professora mestra do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC, Brasil.

Daniela Karine Ramos, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC

Professora doutora da Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC, Brasil.

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Publicado

2022-11-22

Como Citar

Althaus, D., & Ramos, D. K. (2022). Jogos para o ensino de línguas de sinais/línguas orais escritas para surdos: uma revisão sistemática da literatura. Revista Educação Especial, 35, e42/1–27. https://doi.org/10.5902/1984686X65227