O bebê com síndrome de Down na de educação infantil: um estudo de caso
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984686X24260Palavras-chave:
Inclusion, Baby with Down syndrome, Childhood educationResumo
Esse artigo tem como objetivo principal descrever o processo de inclusão de um bebê com síndrome de Down matriculado numa escola comum de Educação Infantil. O referencial metodológico adotado assumiu o panorama do estudo de caso com enfoque descritivo numa perspectiva histórico-cultural, dialogando essencialmente com Vigotski e seus seguidores, que consideram o bebê como sujeito sócio-histórico-cultural imerso na sociedade macro como sujeito cognoscente. O estudo foi desenvolvido numa escola federal de educação infantil pertencente e pelo levantamento dos dados, enfatiza-se que o sujeito com síndrome de Down apresenta características, peculiaridades e particularidades que são próprias do acidente cromossômico que causa (ainda sem conclusão médica) a síndrome de Down, entretanto, quando a escola de educação infantil e seus profissionais entendem que o bebê com ou sem deficiência é sujeito produtor de história e cultura, protagonista de seu processo, tendem a trabalhar no sentido de que esse sujeito pode e deve fazer parte de todo o cotidiano como membro ativo do processo de ensino-aprendizagem. Além disso, a pesquisa evidenciou que as práticas pedagógicas desenvolvidas cotidianamente davam conta de conduzi-lo ao desenvolvimento de suas funções psicológicas superiores, na medida em que participava ativamente de tudo aquilo que era proposto.
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