O bebê com síndrome de Down na de educação infantil: um estudo de caso

Autores

  • Rogério Drago Universidade Federal do Espírito Santo
  • Israel Rocha Dias Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X24260

Palavras-chave:

Inclusion, Baby with Down syndrome, Childhood education

Resumo

Esse artigo tem como objetivo principal descrever o processo de inclusão de um bebê com síndrome de Down matriculado numa escola comum de Educação Infantil. O referencial metodológico adotado assumiu o panorama do estudo de caso com enfoque descritivo numa perspectiva histórico-cultural, dialogando essencialmente com Vigotski e seus seguidores, que consideram o bebê como sujeito sócio-histórico-cultural imerso na sociedade macro como sujeito cognoscente. O estudo foi desenvolvido numa escola federal de educação infantil pertencente e pelo levantamento dos dados, enfatiza-se que o sujeito com síndrome de Down apresenta características, peculiaridades e particularidades que são próprias do acidente cromossômico que causa (ainda sem conclusão médica) a síndrome de Down, entretanto, quando a escola de educação infantil e seus profissionais entendem que o bebê com ou sem deficiência é sujeito produtor de história e cultura, protagonista de seu processo, tendem a trabalhar no sentido de que esse sujeito pode e deve fazer parte de todo o cotidiano como membro ativo do processo de ensino-aprendizagem. Além disso, a pesquisa evidenciou que as práticas pedagógicas desenvolvidas cotidianamente davam conta de conduzi-lo ao desenvolvimento de suas funções psicológicas superiores, na medida em que participava ativamente de tudo aquilo que era proposto.

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Biografia do Autor

Rogério Drago, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutor em Educação; Professor do Centro de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Univerisdade Federal do Espírito Santo, na linha de pesquisa de Diversidade e Práticas Educacionais Inclusivas.

Israel Rocha Dias, Universidade Federal do Espírito Santo

Mestre em Educação. Licenciado em Pedagogia. Professor dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e do Atendimento Educacional Especializado.

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Publicado

2017-08-08

Como Citar

Drago, R., & Dias, I. R. (2017). O bebê com síndrome de Down na de educação infantil: um estudo de caso. Revista Educação Especial, 30(58), 515–528. https://doi.org/10.5902/1984686X24260

Edição

Seção

Artigos – Demanda contínua