Tecnologia Assistiva e Comunicação Aumentativa e Alternativa na perspectiva da formação de professores do Ensino Médio Gaúcho

Autori

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X92102

Parole chiave:

Formação continuada, Educação inclusiva, Comunicação Aumentativa e Alternativa

Abstract

A Lei Brasileira de Inclusão traz em seu texto a garantia de acesso à Tecnologia Assistiva (TA) e à Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA) sendo ela essencial para que todos tenham acesso de acordo com suas necessidades. Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa desenvolvida em um mestrado, cujo objetivo foi investigar como TA e CAA estão sendo utilizadas para superar barreiras de aprendizagem de estudantes com comunicação não verbal no Ensino Médio do Rio Grande do Sul. A pesquisa com abordagem qualitativa tem seus dados construídos pela técnica de pesquisa Intervenção Pedagógica por meio de um curso de formação para professores (40 horas), que incluiu diagnóstico recebido no formulário de inscrição, planejamento do curso pelo Google Meet com o apoio da FADERS e da ABADEF, encontros formativos e avaliação do curso com apresentação de pranchas para CAA construídas pelos cursistas. A análise de conteúdo foi o método utilizado para organizar e interpretar os dados qualitativos. Os resultados revelaram a realidade enfrentada pelos professores, bem como a necessidade crescente do uso dessas estratégias para garantir a inclusão desses estudantes. O feedback dos professores indicou alta satisfação com a formação, sendo que a maioria afirmou estar realizando formação nessa área pela primeira vez e concordam com as possibilidades de melhorias na comunicação e na tomada de decisões pedagógicas. A pesquisa reforça a importância da formação docente em TA e CAA, da oferta de materiais pedagógicos acessíveis e da urgência na implementação dessas práticas para inclusão efetiva.

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Biografie autore

Cimone Barbosa Gonzales Halberstadt, Universidade Federal do Pampa

Pedagoga e Mestre em Ensino pela Unipampa (2025).

Franceli Brizolla, Universidade Federal do Pampa

Licenciada em Educação Especial pela Universidade Federal de Santa Maria (1997) e Mestre e Doutora em Educação (2000 e 2007, respectivamente) - área de política e gestão da educação - no Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS-RS).Além de realizar docência no ensino superior, atuo no campo geral da educação e especificamente na área da Educação Especial na perspectiva da educação inclusiva, com as seguintes temáticas: necessidades educacionais especiais, acessibilidade pedagógica e inclusão na educação básica e no ensino superior, escolarização e aprendizagem de alunos com deficiência intelectual e políticas públicas de inclusão escolar - gestão dos sistemas e das instituições de ensino. Trabalho com formação docente nos cursos de licenciatura - formação inicial  e Programa de Pós Graduação em Esnino da Unipampa.

Lisete Funari Dias, Universidade Federal do Pampa

Licenciada em Física pela UFPel, Mestre em ensino de Física  e doutorado em Educação em Ciências pela UFRGS. Atualmente é docente do quadro efetivo da UNIPAMPA, atuando no Programa de Pós Graduação em Ensino.

Fone: (53) 98161-2478

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Pubblicato

2025-10-03

Come citare

Halberstadt, C. B. G., Brizolla, F., & Dias, L. F. (2025). Tecnologia Assistiva e Comunicação Aumentativa e Alternativa na perspectiva da formação de professores do Ensino Médio Gaúcho. Revista Educação Especial, 38(1), e62/01–24. https://doi.org/10.5902/1984686X92102