Validação de conteúdo da Escala para Identificação do(a) Estudante Duplamente Excepcional –EIDEAH/TDAH: uma perspectiva docente

Autori

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X91916

Parole chiave:

Superdotação, Dupla excepcionalidade, Estudos de validação

Abstract

A Dupla Excepcionalidade caracteriza-se pela presença de alta performance, habilidade, talento ou potencial, concomitante a uma desordem psiquiátrica, neurológica, comportamental, sensorial, física ou educacional. Considerando a possibilidade do duplo diagnóstico entre Superdotação e Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH), esta pesquisa, de natureza metodológica, transversal e exploratória, investigou a validade de itens da Escala para a Identificação do(a) Estudante Duplamente Excepcional – Altas Habilidades com TDAH (EIDEAH/TDAH), adaptada transculturalmente da Escala de Identificación de Estudiantes Doblemente Excepcionales – versão para professores, para o contexto brasileiro.A versão inicial da escala continha 39 itens, distribuídos em quatro dimensões: acadêmica, cognitiva, emocional/comportamental e social. Aplicou-se a escala a 30 professores da Educação Básica (1º ao 9º ano) de uma escola pública estadual da Diretoria de Ensino Regional de Marília (SP), visando verificar a adequação das instruções, itens e alternativas, bem como o nível de compreensão e a equivalência cognitiva da adaptação. Também buscou-se identificar inconsistências conceituais e problemas de interpretação não resolvidos anteriormente.Os participantes avaliaram clareza, compreensão e adequação dos itens, e calculou-se o Índice de Validade de Conteúdo (IVC), no qual todos os itens atingiram o valor mínimo aceitável, não havendo necessidade de alterações. Os resultados indicam que a adaptação transcultural foi efetiva, com evidências de validade de conteúdo e boa compreensão pela população-alvo. A escala mostra potencial como ferramenta de triagem em contextos escolares, integrada a outros instrumentos e avaliações clínicas, podendo subsidiar ações pedagógicas e interdisciplinares mais assertivas no atendimento a estudantes com Dupla Excepcionalidade.

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Biografie autore

Clarissa Maria Marques Ogeda, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Doutora e Mestra em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP), Campus de Marília (2020), linha Educação Especial. Graduada em Pedagogia pela mesma universidade (2017). Doutorado sanduíche na Pontifícia Universidade Católica de Valparaíso, Chile. Teve pesquisas financiadas pela Fundação De Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Atuou como educadora do Programa de Atenção ao estudante Precoce com Comportamento de Superdotação (PAPCS) - UNESP/Marília. Membro do Grupos de Pesquisas "Diferença, desvio e estigma" (UNESP/Marília) e "Alta Capacidade Chile" (Pontifícia Universidade Católica de Valparaíso/ Chile).

Sadao Omote, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Possui graduação em Psicologia pela Universidade de São Paulo (1971), mestrado em Psicologia (Psicologia Experimental) pela Universidade de São Paulo (1980), doutorado em Psicologia (Psicologia Experimental) pela Universidade de São Paulo (1984), Livre-docência em Educação Especial pela Universidade Estadual Paulista (1992) e provimento do cargo de Professor Titular mediante concurso público (1999). Aposentado em 2005, foi contratado em regime de CLT, como Professor Adjunto, pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, no mesmo ano, ministrando disciplinas em cursos de Pedagogia, Terapia Ocupacional e Fisioterapia, e professor orientador do Programa de Pós-Graduação em Educação da UNESP. Foi aposentado compulsoriamente por idade em dezembro de 2020, mas continua como Professor Voluntário junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da UNESP. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Social, atuando principalmente nos seguintes temas: educação especial, inclusão, família de deficiente, percepção social, formação de professores e formação de pesquisadores e produção de conhecimento.

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Pubblicato

2025-09-29

Come citare

Ogeda, C. M. M., & Omote, S. (2025). Validação de conteúdo da Escala para Identificação do(a) Estudante Duplamente Excepcional –EIDEAH/TDAH: uma perspectiva docente. Revista Educação Especial, 38(1), e61/01–20. https://doi.org/10.5902/1984686X91916