As dimensões subjetivas da avaliação de indivíduos com deficiência intelectual

Autori

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X84810

Parole chiave:

Diagnosi, Disabilità intellettiva, Soggettività

Abstract

Este artigo aborda a avaliação da deficiência intelectual, tensionando o percurso que as pessoas com esta característica vivenciam para encontrarem respostas às questões pertinentes ao seu desenvolvimento atípico. Pretende-se Identificar e analisar as dimensões subjetivas na construção do julgamento clínico no processo de diagnóstico do indivíduo com deficiência intelectual, considerando as recomendações da Associação Americana de Deficiência Intelectual e Desenvolvimento (2021). A metodologia desta pesquisa inspira-se nos princípios da Epistemologia Qualitativa. Participaram deste estudo 09 profissionais que atuam nas redes de serviço de educação especial e de Saúde de um município com mais de 500 mil habitantes, localizado em uma região do interior do Brasil. A análise dos resultados fundamenta-se na perspectiva cultural-histórica. Conclui-se que os julgamentos clínicos eram pautados na perspectiva do déficit, embora, a dimensão social fosse destacada pelos participantes, como a necessidade de interlocução com os familiares das pessoas com deficiências. Em que pese as mudanças ocorridas sobre a concepção de deficiência intelectual, no esforço de agregar os limites sociais e culturais aos orgânicos, conforme o exposto pela AAIDD (2021), as avaliações tangenciaram estes aspectos e priorizaram as características comportamentais dos indivíduos, reafirmando o fetiche da métrica para assegurar a validade dos diagnósticos.

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Biografie autore

Professore, Federal University of Mato Grosso do Sul

Ha conseguito un post-dottorato in Educazione Speciale presso il Programma di Specializzazione in Educazione Speciale dell'Università Federale di São Carlos (2020), un post-dottorato in Educazione presso l'Università di Brasília, con particolare attenzione all'educazione speciale (2007), un dottorato in Psicologia Scolastica e Sviluppo Umano presso l'Università di São Paulo (1997), un master in Educazione presso l'Università Federale del Mato Grosso do Sul (1991) e una specializzazione in Metodi e Tecniche di Insegnamento presso l'Università Cattolica Dom Bosco (1987). Laureata in Psicologia (1983) e laureata in Psicologia presso l'Università Cattolica Dom Bosco (1984), è professore ordinario presso l'Università Federale del Mato Grosso do Sul. Ha esperienza nel campo della psicologia, con particolare attenzione alla psicologia dell'insegnamento e dell'apprendimento e alla valutazione psicologica, lavorando principalmente sui seguenti temi: educazione speciale, disabilità intellettiva, educazione, psicologia e educazione inclusiva.

Maria Amélia Almeida, Federal University of São Carlos

Ha conseguito una laurea in Letteratura anglo-portoghese presso l'Università statalEs licenciado en Literatura Anglo-Portuguesa por la Universidad Estatal de Londrina (1975), máster en Educación Especial - Universidad de Vanderbilt (1980) y doctor en Educación Especial - Universidad de Vanderbilt (1987). Actualmente es profesor asociado en la Universidad Federal de São Carlos, profesor visitante en la Universidad de Vanderbilt, profesor visitante en el Instituto Politécnico de Oporto, profesor visitante en la Universidad de Georgia, profesor visitante en la Universidad del Norte de Arizona y asociado de la Asociación Brasileña de Investigadores en Educación Especial. Tiene experiencia en el campo de la Educación, con énfasis en Educación Especial, trabajando principalmente en los siguientes temas: educación especial, discapacidad mental, inclusión, autismo y síndrome de down.e di Londrina (1975), un master in Educazione speciale - Vanderbilt University (1980) e un dottorato in Educazione speciale - Vanderbilt University (1987). Attualmente è professore associato presso l'Università Federale di São Carlos, visiting professor presso l'Università Vanderbilt, visiting professor presso l'Istituto Politecnico di Porto, visiting professor presso l'Università della Georgia, visiting professor presso l'Università dell'Arizona del Nord e associato all'Associazione brasiliana dei ricercatori di educazione speciale. Ha esperienza nel campo dell'educazione, con particolare attenzione all'educazione speciale, lavorando principalmente sui seguenti argomenti: educazione speciale, disabilità mentale, inclusione, autismo e sindrome di Down.

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Pubblicato

2023-12-14

Come citare

Anache, A. A., & Almeida, M. A. (2023). As dimensões subjetivas da avaliação de indivíduos com deficiência intelectual. Revista Educação Especial, 36(1), e70/1–28. https://doi.org/10.5902/1984686X84810

Fascicolo

Sezione

Dossiê – Educação Especial na perspectiva inclusiva no contexto de ameaças, contradições e retrocessos democráticos: críticas e proposições