Justiça curricular e Educação Especial no Currículo Base da Educação Infantil e do Ensino Fundamental do Território Catarinense (2019)

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DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X73430

Parole chiave:

Justiça curricular, Educação Especial, Educação inclusiva

Abstract

A Educação Especial na perspectiva da educação inclusiva orienta o desenvolvimento de políticas educacionais desde a primeira década dos anos 2000 no Brasil. No Estado de Santa Catarina, o Currículo Base do Território Catarinense da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, publicado em 2019, reafirma o caráter inclusivo da Educação Especial e destaca a justiça curricular como um de seus princípios. Este artigo tem por objetivo discutir a noção de justiça curricular e sua interlocução com a Educação Especial, no âmbito do Currículo Base do Território Catarinense (2019). A pesquisa, de abordagem qualitativa, teve como instrumento de produção de dados a pesquisa bibliográfica e documental. Os resultados mostram que a justiça curricular é um tema recente, havendo poucas pesquisas na área da educação, sobretudo da Educação Especial. A análise do Currículo Base do Território Catarinense evidenciou que a justiça curricular, mencionada apenas na seção voltada à Educação Especial do documento, aborda, para além da ideia de flexibilização curricular, uma perspectiva de currículo que se assenta em pressupostos de equidade, democracia e justiça social que podem contribuir para novas formas de pensar a Educação Especial.

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Biografie autore

Juliane Bonin, Secretaria Municipal de Educação de Balneário Piçarras, Balneário Piçarras, SC, Brasil

Graduada em Educação Especial pela Universidade Federal de Santa Maria – UFSM e Mestre em Educação pela Universidade Regional de Blumenau – FURB. Atua como orientadora de Políticas Educacionais Inclusivas na Rede Municipal de Ensino de Balneário Piçarras – SC.

Andrea Soares Wuo, Universidade Regional de Blumenau

Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da FURB.

Líder do LAEDI - Laboratório de Estudos em Educação, Diferenças e Inclusão.

Cassia Ferri, Universidade Regional de Blumenau

Doutora em Educação - Currículo. Professora e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Educação  - Mestrado e Doutorado - e dos cursos de Pedagogia e Licenciatura da Universidade Regional de Blumenau. Líder do grupo de pesquisa em Políticas Públicas de Currículo e Avaliação.

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Pubblicato

2023-12-06

Come citare

Bonin, J., Wuo, A. S., & Ferri, C. (2023). Justiça curricular e Educação Especial no Currículo Base da Educação Infantil e do Ensino Fundamental do Território Catarinense (2019). Revista Educação Especial, 36(1), e64/1–25. https://doi.org/10.5902/1984686X73430