Déficit ou diferença? um estudo sobre o autismo em pesquisas educacionais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X38975

Palavras-chave:

Autismo, Estudos críticos, Pesquisa educacional

Resumo

O autismo foi identificado por volta de 1940 e desde essa época sua abordagem pauta-se em critérios diagnósticos que o explicam a partir de dificuldades, déficits ou atrasos, de acordo com o modelo médico. A partir dos anos 2000, surgem outros modos de pensar o autismo, como o movimento da neurodiversidade, com o intuito de superar as dicotomias entre o normal e o patológico e compreender o autismo como diferença. Com base nos estudos críticos sobre o autismo, este artigo buscou identificar, por meio de revisão de literatura, as explicações sobre autismo em teses e dissertações sobre inclusão escolar, produzidas entre 2008 e 2018.  Foram encontradas 106 produções, 53 relacionadas à área da educação e 22 que compuseram o corpus desse artigo. As pesquisas foram categorizadas a partir de dois modelos: médico e crítico. Os resultados revelam que a maioria dos estudos se orienta pelo modelo médico e, dentre aqueles que se inserem na categoria “modelo crítico”, as explicações perpassam diferentes abordagens teóricas, como a fenomenologia, a psicologia histórico-cultural e a psicanálise.  Analisar as pesquisas trouxe uma multiplicidade de narrativas sobre o autismo e a percepção de que cabe romper com a naturalização dos discursos e a hierarquização das ciências naturais sobre as humanas, garantindo reconhecimento do outro como sujeito de direito e ator social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andrea Soares Wuo, Universidade Regional de Blumenau - FURB

Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação - FURB

Fabiana Batista Yaedu, Universidade Regional de Blumenau - FURB

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação/FURB
Psicóloga do Centro Especializado de Reabilitação - CER II/FURB

Sheila Wayszceyk, Universidade Regional de Blumenau - FURB

Acadêmica do curso de medicina da FURB

Referências

AFONSO, Salete Regiane Monteiro. A inclusão escolar das crianças com autismo do Ciclo I do Ensino Fundamental: ponto de vista do professor. 2014. 181 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília, 2014. Disponível em: <http://hdl.handle.net/11449/110469>.

AZEVEDO, Mariana Queiroz Orrico de. Estratégias de ensino e aprendizagem desenvolvidas com alunos com transtorno do espectro autista na escola regular: uma revisão integrativa da literatura. 2017. 152f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.

BIANCHI, Eugenia. Diagnósticos psiquiátricos infantiles, biomedicalización y DSM: ¿hacia una nueva (a) normalidad? Revista Latinoamericana de Ciencias Sociales, Niñez y Juventud, v. 14, p. 417–430, 2016. Disponível em: <http://revistaumanizales.cinde.org.co/rlcsnj/index.php/Revista-Latinoamericana/article/view/2370>.

BIANCHI, Rafaela Cristina. A educação de alunos com transtornos do espectro autista no ensino regular: desafios e possibilidades. 2017. Dissertação (Mestrado em Planjemanto e Análise de Políticas Públicas). Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Franca, 2017.

BOURDIEU, Pierre; CHAMBOREDON, Jean-Claude; PASSERON, Jean-Claude. O Ofício de Sociólogo: metodologia da pesquisa na sociologia. Petrópolis: Vozes, 2004.

CANGUILHEM, George. O normal e o patológico. Rio de Janeiro: Forense Universitaria, 1995.

CASTANHA, Juliane Gorete Zanco. A trajetória do autismo na educação: da criação das associações à regulamentação da política de proteção (1983-2014). 2016. 128 f. Dissertação ( Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, 2016.

COSTA, Fernanda Aparecida de Souza Corrêa. Práticas pedagógicas inclusivas na educação infantil: atividades lúdicas envolvendo crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). 2015. Dissertação (Mestrado em Docência para Educação Básica), Bauru, 2015.

DAVIDSON, Joyce; ORSINI, Michael. Critical autism studies: Notes on an emerging field. In: DAVIDSON, Joyce; ORSINI, Michael (eds). Worlds of Autism: Across the Spectrum of Neurological Difference; Minneapolis: University of Minnesota Press. Kindle version.

FADDA, Gisella Mouta; CURY, Vera Engler. O Enigma Do Autismo: Contribuições Sobre a Etiologia Do Transtorno. Psicologia em Estudo, v. 21, n. 3, p. 411, 2016. Disponível em: <http://www.periodicos.uem.br/ojs/index.php/PsicolEstud/article/view/30709>.

FERNANDES, Auristela de Oliveira. Práticas docentes e a inclusão de alunos com transtorno do espectro autista em escolas do município de Alegrete, RS. 81p. 2017. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2017.

FERREIRA, Vivianne Cristinne Marinho Freitas. Avaliação escolar de alunos autistas: um estudo sobre a relação escola-família em uma instituição pública de ensino do município de Belém - Pará. 2015. 180 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Ciências da Educação, Belém, 2015. Programa de Pós-Graduação em Educação.

FURTADO, Luis Achilles Rodrigues. Sua majestade o autista: fascínio, intolerância e exclusão no mundo contemporâneo. 2011. Tese (Doutorado em Educação Brasileira). Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2011.

GALLO, Giulia Calefi. Ações de professores de escolas regulares com crianças com transtorno do espectro autista. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação Especial). Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2016.

GAUDENZI, Paula; ORTEGA, Francisco. Problematizando o conceito de deficiência a partir das noções de autonomia e normalidade. Ciência & Saúde Coletiva, v. 21, n. 10, p. 3061–3070, 2016. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232016001003061&lng=pt&tlng=pt>.

GOFFMAN, Erving. Estigma: Notas sobre a Manipulação da Identidade Deteriorada. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1980.

JUSTO, Cipriano. A crise do modelo biomédico e a resposta da promoão da saúde. Revista Portuguesa de Saúde Publica, v. 28, n. 2, p. 117–118, 2010.

LAGO, Maria Jéssica Rocha. Inclusão e o outro com autismo: as vicissitudes de um lugar sustentado pela escola. 2017. 106 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.

MACÊDO, Cláudia Roberto Soares de. A criança com transtorno do espectro autista (TEA) e o professor: uma proposta de intervenção baseada na experiência de aprendizagem mediada (EAM). 2015. 163f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.

NASCIMENTO, Fabiana Ferreira do; CRUZ, Mara Monteiro da; BRAUN, Patrícia. Escolarização de Pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo a Partir da Análise da Produção Científica Disponível na Scielo Brasil (2005-2015). Arquivos Analíticos de Políticas Educativas. Vol. 24, nº. 125, p 1-29. 2016.

NEVES, Anderson Jonas das et al. Escolarização formal e dimensões curriculares para alunos com autismo: o estado da arte da produção acadêmica brasileira. Educ. rev. Belo Horizonte, v. 30, n. 2, p. 43-70, June 2014. Disponível em http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982014000200003&lng=en&nrm=iso . Acesso on 01 June 2019. http://dx.doi.org/10.1590/S0102-46982014000200003.

NUNES, Debora Regina de Paula; AZEVEDO, Mariana Queiroz Orrico; SCHMIDT, Carlo. (2013). Inclusão educacional de pessoas com Autismo no Brasil: uma revisão da literatura. Revista Educação Especial, 26(47), 557-572.

GONZÁLEZ, Aldo Ariel Ocampo. La gestión de la escuela inclusiva y su intervención institucional: tensiones entre la pertinencia de sus actuaciones y la necesidad de un nuevo paradigma epistémico. Revista sobre la infancia y la adolescencia, n. 9, p. 1-30, 2015.

O’DELL, Lindsay et al. Critical autism studies: exploring epistemic dialogues and intersections, challenging dominant understandings of autism. Disability and Society, v. 31, n. 2, p. 166–179, 2016.

ORTEGA, Francisco. O sujeito cerebral e o movimento da neurodiversidade. Mana, v. 14, n. 2, p. 477–509, 2008. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-93132008000200008&lng=pt&tlng=pt>. Acesso em 03 de maio de 2019.

ORTEGA, Francisco et al. A construção do diagnóstico do autismo em uma rede social virtual Brasileira. Interface: Communication, Health, Education, v. 17, n. 44, p. 119–132, 2013. Disponível em: <https://www.scielosp.org/scielo.php?pid=S1414-32832013000100010&script=sci_arttext>. Acesso em: 1/6/2019.

PEREIRA, Eliane Candida. Os processos formativos do professor de alunos com transtorno do espectro autista: contribuições da teoria histórico-cultural. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade de São Paulo, São Paulo, 2016.

RAHME, Monica Maria Farid. Laço social e educação: um estudo sobre os efeitos do encontro com o outro no contexto escolar. 2010. Tese (Doutorado em Educação). Universidade de São Paulo, São Paulo, 2010.

REDMERSKI, Monalisa de Oliveira Miranda. Desenvolvimento e aprendizagem de alunos com autismo em sala de aula. 2018. 95 f. Dissertação (Programa Stricto Sensu em Educação) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2018.

RIBEIRO, Emília Lucas. A comunicação entre professores e alunos autista no contexto da escola regular: desafios e possibilidades. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2013.

RINALDO, Simone Catarina de Oliveira. Processo educacional de crianças com Transtorno do Espectro Autista na Educação Infantil: interconexões entre contextos. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação Escolar). Faculdade de Ciências e Letras da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Araraquara, 2016.

RIOS, Clarice; ANDRADA, Barbara Costa. The changing face of autism in Brazil. Culture, Medicine and Psychiatry, v. 39, n. 2, p. 213-234, 2015.

RODRIGUES, Isabel de Barros. (D)Efeitos da medicalização sobre a escolarização de crianças diagnosticadas com TEA. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de São Paulo, São Paulo, 2018.

SANTOS, Régia Vidal dos. A escolarização de crianças com transtorno do espectro autista: uma possibilidade de emancipação. 2016. 185 f. Dissertação (Programa de Mestrado em Gestão e Práticas Educacionais) - Universidade Nove de Julho, São Paulo.

SILVA, Gisele Eduardo de Oliveira. O papel do educador social voluntário no processo de inclusão de estudantes com transtorno do espectro autista. 2018. 94 f. Dissertação (Programa Stricto Sensu em Educação) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2018.

SILVA, Raimunda Maria Moreira da. Para além do discurso oficial das políticas públicas: possibilidade de (re)pensar o paradigma de inclusão escolar para o educando com transtorno do espectro autista na cidade de Manaus. 2013. 91 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2013.

SILVA, Viviana Freitas da. A presença de alunos autistas em salas regulares, a aprendizagem de ciências e a alfabetização científica: percepções de professores a partir de uma pesquisa fenomenológica. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação para a Ciência). Faculdade de Ciências da Universidade Estadual “Júlio de Mesquita Filho”, Bauru, 2016.

SINGER, Judy. Neurodiversity: the birth of na idea. Kindle Amazon, 2017.

VIEIRA, Gisele de Lima. Políticas Públicas Educacionais Inclusivas para a criança com Transtorno do Espectro do Autismo na Educação Infantil na Cidade de Manaus. 2016. 177 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2016.

WOODS, Richard; MILTON, Damian; ARNOLD, Larry; GRABY, Steve. Redefining Critical Autism Studies: a more inclusive interpretation. Disability and Society, v. 33, n. 6, p. 974–979, 2018.

Downloads

Publicado

2019-11-12

Como Citar

Wuo, A. S., Yaedu, F. B., & Wayszceyk, S. (2019). Déficit ou diferença? um estudo sobre o autismo em pesquisas educacionais. Revista Educação Especial, 32, e102/ 1–21. https://doi.org/10.5902/1984686X38975

Edição

Seção

Revisão de literatura/Estudo teórico