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Dupla excepcionalidade: é possível identificar altas habilidades ou superdotação em adultos com deficiência visual?

Autori

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X66351

Parole chiave:

Altas Habilidades ou superdotação, Deficiência visual, Dupla excepcionalidade

Abstract

O estudo buscou identificar altas habilidades ou superdotação (AHSD) em pessoas adultas com deficiência visual. Os objetivos específicos foram: verificar se os instrumentos aplicados Questionário de Identificação de Indicadores de Altas Habilidades/Superdotação – adultos (QIIAHSD-Adulto) e Questionário de Identificação de Indicadores de Altas Habilidades/Superdotação – Adulto – 2ª fonte (QIIAHSD-Adulto-2ª fonte) são eficazes para esse público. A pesquisa foi exploratória e descritiva, dividindo-se em: Estudo Piloto (EP) e Estudo Principal (EPP). Os instrumentos empregados foram: QIIAHSD-Adulto e QIIAHSD-Adulto-2ª fonte, adaptados em formulário eletrônico; e entrevista. Participaram 22 pessoas, com idades entre 21 e 80 anos. Os dados indicaram uma pessoa avaliada com dupla excepcionalidade (DE) no EP e quatro no EPP. Foi observado que a escola e a família têm papel fundamental no desenvolvimento de alunos com DE, podendo influenciar negativamente ao causar traumas ou positivamente, ao possibilitar apoio educacional, emocional e afetivo, que auxiliam a superarem dificuldades adversas consequentes do capacitismo. Os resultados também apresentaram que, mulheres com deficiência visual (DV) enfrentam situações relacionadas ao gênero, as quais dificultam a identificação de DE. O estudo considerou que os instrumentos QIIAHSD-Adulto e QIIAHSD-Adulto-2ª fonte são sensíveis à identificação de AHSD em pessoas com DV, e sugere que sejam readequados às necessidades específicas da DV.

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Biografie autore

Josana Carla Gomes da Silva, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, SP

Doutoranda na Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, SP, Brasil.

Rosemeire de Araújo Rangni, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, SP

Professora doutora da Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, SP, Brasil.

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Pubblicato

2022-01-31

Versioni

Come citare

Silva, J. C. G. da, & Rangni, R. de A. (2022). Dupla excepcionalidade: é possível identificar altas habilidades ou superdotação em adultos com deficiência visual?. Revista Educação Especial, 35, e4/1–27. https://doi.org/10.5902/1984686X66351