Análise da produção científica com a temática inclusão no ensino superior: reflexões sobre artigos publicados no período de 2016 a novembro de 2018

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X36198

Palavras-chave:

Inclusão, Ensino Superior, Revisão Sistemática

Resumo

Este estudo analisa a produção científica brasileira, no que tange à temática da inclusão no ensino superior. É uma pesquisa de origem bibliográfica, caracteriza-se como um estudo descritivo e qualitativo, a qual analisou 36 artigos, selecionados a partir de uma consulta online no site da Capes e do Google Acadêmico. Ao todo, obteve-se 975 publicações que correspondiam ao tema da inclusão no ensino superior, no entanto, de acordo com a metodologia adotada neste estudo, excluiu-se os artigos que não correspondiam com os critérios de seleção. Assim, a análise dos dados consiste na observação dos 36 artigos selecionados, desta forma direcionamos dois momentos deste estudo: i) primeiramente ocorreu a revisão sistemática dos estudos bibliométricos sobre a inclusão no ensino superior, com o objetivo de compor um conjunto de orientações para embasar a realização dessas pesquisas; na sequência ii) realizou-se uma pesquisa de revisão sistemática ou estudo bibliométrico sobre o tema. Essas duas modalidades compõem o grupo de pesquisa de mapeamento de campos do conhecimento e de avaliação de resultados obtidos por meio da pesquisa bibliográfica nos sites mencionados. Os resultados dessa etapa mostraram que a inclusão é um processo em construção e dependente do comprometimento dos professores envolvidos na formação inclusiva, assim o aperfeiçoamento profissional, como a formação continuada, são elementos fundamentais na capacitação dos professores e demais servidores, para que assim, de fato, ocorra a inclusão no meio universitário.

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Biografia do Autor

Jair de Oliveira, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pornélio Procópio, Paraná

Graduação em Administração de Empresas pela Fundação Faculdade de Ciências e Letras de Cornélio Procópio (1992), atual Universidade Estadual do Norte do Paraná – UENP, mestrado em Administração pela Universidade Federal do Paraná (2003) e doutorado em Engenharia (Engenharia de Produção) pela Universidade de São Paulo (2010). Atualmente é professor da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração de Empresas, atuando principalmente nos seguintes temas: pequena empresa, trabalho do administrador, empreendedorismo, estratégia, planejamento estratégico e ciclo de vida organizacional.

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Modalidade do artigo: Relato de pesquisa ( ) Revisão de Literatura ( X )

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Publicado

2019-07-03

Como Citar

Oliveira, J. de. (2019). Análise da produção científica com a temática inclusão no ensino superior: reflexões sobre artigos publicados no período de 2016 a novembro de 2018. Revista Educação Especial, 32, e73/ 1–27. https://doi.org/10.5902/1984686X36198

Edição

Seção

Artigos – Demanda contínua

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