A amizade na sala de aula e a educação inclusiva: reflexões filosóficas

Autori

  • Alonso Bezerra de Carvalho Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Assis, São Paulo
  • Fabiola Colombani Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Marília, São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X28081

Parole chiave:

Formação de professores, Amizade, Educação Inclusiva.

Abstract

Este artigo tem o objetivo de discutir a importância da amizade desde a formação docente, de maneira a contribuir para o enfrentamento dos desafios que emergem na sala de aula. De caráter teórico-filosófico, as reflexões aqui tratadas visam debater acerca da necessidade que os professores demonstram, ao lidar com condutas e maneira de ser dos alunos, que, a princípio, se distanciam daquilo que é considerado normal. Para tanto, o tema da amizade, como aborda a Filosofia, pode ajudar não apenas na compreensão, mas na mudança das concepções e das atitudes que os professores têm a respeito dos alunos deficientes. Segundo Aristóteles, a amizade é a capacidade e a disposição que temos de viver junto com o outro, querendo para nós aquilo que se crê que seja bom, e feita por causa desse outro, o que pode garantir um bom desempenho do professor na construção e na prática de uma Educação Inclusiva inovadora.

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Pubblicato

2017-11-07

Come citare

Carvalho, A. B. de, & Colombani, F. (2017). A amizade na sala de aula e a educação inclusiva: reflexões filosóficas. Revista Educação Especial, 30(59), 603–614. https://doi.org/10.5902/1984686X28081

Fascicolo

Sezione

Dossiê: Variáveis pessoais do professor e sua formação para a educação inclusiva