A amizade na sala de aula e a educação inclusiva: reflexões filosóficas
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984686X28081Parole chiave:
Formação de professores, Amizade, Educação Inclusiva.Abstract
Este artigo tem o objetivo de discutir a importância da amizade desde a formação docente, de maneira a contribuir para o enfrentamento dos desafios que emergem na sala de aula. De caráter teórico-filosófico, as reflexões aqui tratadas visam debater acerca da necessidade que os professores demonstram, ao lidar com condutas e maneira de ser dos alunos, que, a princípio, se distanciam daquilo que é considerado normal. Para tanto, o tema da amizade, como aborda a Filosofia, pode ajudar não apenas na compreensão, mas na mudança das concepções e das atitudes que os professores têm a respeito dos alunos deficientes. Segundo Aristóteles, a amizade é a capacidade e a disposição que temos de viver junto com o outro, querendo para nós aquilo que se crê que seja bom, e feita por causa desse outro, o que pode garantir um bom desempenho do professor na construção e na prática de uma Educação Inclusiva inovadora.
Downloads
##submission.downloads##
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaramos o artigo a ser submetido para avaliação na Revista Educação Especial (UFSM) é original e inédito, assim como não foi enviado para qualquer outra publicação, como um todo ou uma fração.
Também reconhecemos que a submissão dos originais à Revista Educação Especial (UFSM) implica na transferência de direitos autorais para publicação digital na revista. Em caso de incumprimento, o infrator receberá sanções e penalidades previstas pela Lei Brasileira de Proteção de Direitos Autorais (n. 9610, de 19/02/98).