O ensino de doenças microbianas para o aluno com surdez: um diálogo possível com a utilização de material acessível

Autores

  • Roberta Silva Rizzo Universidade Estadual do Ceará - UECE
  • Lydia Dayanne Maia Pantoja Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, Ceará
  • Jeanne Barros Leal de Pontes Medeiros Universidade Estadual do Ceará - UECE
  • Germana Costa Paixão Universidade Estadual do Ceará - UECE

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X7148

Palavras-chave:

Ensino de Ciências, Jogo didático, Libras.

Resumo

http://dx.doi.org/10.5902/1984686X7148

A educação especial ainda é um grande desafio. Nesse sentido, muitas metodologias e recursos didáticos pedagógicos, têm sido implantados para favorecer o processo de ensino e aprendizagem em diferentes disciplinas, com destaque para ensino em Ciências. Compreendendo a importância da temática relacionada às doenças causadas por micro-organismos, o jogo intitulado “Conhecendo o mundo invisível – desafio de sinais” trata-se de uma proposta didática, para informar e esclarecer alunos surdos do Ensino Fundamental sobre o assunto, utilizando ferramentas visuais. Para tanto, sua construção tomou como documento norteador os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) de Ciências Naturais, com o desenvolvimento da arte gráfica do jogo, constituído de materiais simples e de baixo custo. Como resultado obteve-se um recurso pedagógico com sinais da Língua Brasileira de Sinais (Libras) que atende aos objetivos e aborda conteúdos que permeiam por três eixos temáticos dos PCNs. Portanto, trata-se de uma sugestão para trabalhar os conteúdos microbianos de modo menos abstrato e mais atraente aos alunos com surdez, constituindo uma possibilidade de abordar temas previstos no currículo de Ciências, de maneira a subsidiar ensino e o processo de aprendizagem voltado para a alfabetização científica e a apropriação de conhecimentos relacionados ao desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao mundo atual.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Roberta Silva Rizzo, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Graduada em Ciências Biológicas; UECE. Fortaleza / CE; Endereço: Rua Augusto César Luitgards Moura, 1714, CEP 69307-275, Boa Vista / RR.

Lydia Dayanne Maia Pantoja, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, Ceará

Mestre em Microbiologia Médica pela Universidade Federal do Ceará; Doutoranda em Engenharia Civil (Saneamento Ambiental) pela Universidade Federal do Ceará; Fortaleza / CE.

Jeanne Barros Leal de Pontes Medeiros, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal do Ceará; Docente do Curso de Ciências Biológicas da UECE; Fortaleza / CE.

Germana Costa Paixão, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Mestre em Patologia pela Universidade Federal do Ceará; Docente do Curso de Ciências Biológicas da UECE; Fortaleza / CE.

Downloads

Publicado

2014-09-23

Como Citar

Rizzo, R. S., Pantoja, L. D. M., Medeiros, J. B. L. de P., & Paixão, G. C. (2014). O ensino de doenças microbianas para o aluno com surdez: um diálogo possível com a utilização de material acessível. Revista Educação Especial, 27(50), 765–776. https://doi.org/10.5902/1984686X7148

Edição

Seção

Artigos – Demanda contínua

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)