Produção e Avaliação de Vídeos em Libras para Educação em Saúde

Autores

  • Karine Silva Pimentel Universidade Estadual do Ceará/Universidade Aberta do Brasil - UECE/UAB
  • Ivo Batista Conde Universidade Estadual do Ceará/Universidade Aberta do Brasil - UECE/UAB
  • Roselita Maria de Souza Mendes Universidade Estadual do Ceará - UECE
  • Cléia Rocha de Sousa Feitosa Universidade Estadual do Ceará - UECE
  • Germana Costa Paixão Universidade Estadual do Ceará/Universidade Aberta do Brasil - UECE/UAB
  • Lydia Dayanne Maia Pantoja Universidade Estadual do Ceará/Universidade Aberta do Brasil - UECE/UAB

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X24101

Palavras-chave:

Mídia audiovisual, Deficiência auditiva, Educação especial

Resumo

A escassez de material didático para o ensino de temas ligados à educação em saúde compromete a promoção de estratégias de prevenção/combate a doenças dentro da comunidade surda, visando dinamizar esse acesso, os vídeos educativos merecem atenção. O presente trabalho objetivou produzir e avaliar vídeos em Libras tornando conhecimentos educativos em saúde acessíveis ao público surdo. Para a produção dos vídeos foi selecionado o conteúdo para posterior tradução para Libras, criação de layout em animações, filmagem e edição, com uso dos programas PowToon®, Windows Movie Make® e Camtasia Studio® 8.6. Sete alunos surdos e sete intérpretes das escolas estadual e municipal de Maranguape, Ceará, avaliaram os vídeos a partir de questionários. Foram produzidos dois vídeos versando sobre dengue e tuberculose. Por meio dos posicionamentos quanto aos vídeos, pôde-se inferir que embora os intérpretes reconheçam as implicações do uso dos mesmos como ferramenta didática e admitam a eficiência desse recurso os mesmos se limitam a carência da disponibilização de materiais adequados para suas práticas pedagógicas. Os surdos afirmaram que os vídeos são estimulantes e aceitaram positivamente seu uso na aprendizagem, bem como se observou a motivação em poder opinar e contribuir para realização da pesquisa, ressaltando a importância da promoção de trabalhos que fortaleça a cultura e identidade surda. Espera-se com esse trabalho explorar novas aquisições de aprendizagem e encorajar outras pesquisas, tendo em vista o melhor aproveitamento de recursos tecnológicos na produção de materiais pedagógicos acessíveis para se trabalhar com a surdez, vislumbrando aplicações em outras áreas.

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Biografia do Autor

Karine Silva Pimentel, Universidade Estadual do Ceará/Universidade Aberta do Brasil - UECE/UAB

Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Ceará/Universidade Aberta do Brasil - UECE/UAB

Ivo Batista Conde, Universidade Estadual do Ceará/Universidade Aberta do Brasil - UECE/UAB

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Educação (Formação de professores) da Universidade Estadual do Ceará

Roselita Maria de Souza Mendes, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Professora adjunta da Universidade Estadual do Ceará - UECE

Cléia Rocha de Sousa Feitosa, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Professora adjunta da Universidade Estadual do Ceará - UECE

Germana Costa Paixão, Universidade Estadual do Ceará/Universidade Aberta do Brasil - UECE/UAB

Professora Assistente G da Universidade Estadual do Ceará - UECE, Coordenadora do Curso de Ciências Biológicas da Universidade Estadual do Ceará/Universidade Aberta do Brasil - UECE/UAB

Lydia Dayanne Maia Pantoja, Universidade Estadual do Ceará/Universidade Aberta do Brasil - UECE/UAB

Professora da Universidade Estadual do Ceará - UECE, Coordenadora de Pesquisa do Curso de Ciências Biológicas da Universidade Estadual do Ceará/Universidade Aberta do Brasil - UECE/UAB

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Publicado

2018-03-11

Como Citar

Pimentel, K. S., Conde, I. B., Mendes, R. M. de S., Feitosa, C. R. de S., Paixão, G. C., & Pantoja, L. D. M. (2018). Produção e Avaliação de Vídeos em Libras para Educação em Saúde. Revista Educação Especial, 31(60), 181–196. https://doi.org/10.5902/1984686X24101

Edição

Seção

Artigos – Demanda contínua

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