O ensino de doenças microbianas para o aluno com surdez: um diálogo possível com a utilização de material acessível

Roberta Silva Rizzo, Lydia Dayanne Maia Pantoja, Jeanne Barros Leal de Pontes Medeiros, Germana Costa Paixão

Resumo


http://dx.doi.org/10.5902/1984686X7148

A educação especial ainda é um grande desafio. Nesse sentido, muitas metodologias e recursos didáticos pedagógicos, têm sido implantados para favorecer o processo de ensino e aprendizagem em diferentes disciplinas, com destaque para ensino em Ciências. Compreendendo a importância da temática relacionada às doenças causadas por micro-organismos, o jogo intitulado “Conhecendo o mundo invisível – desafio de sinais” trata-se de uma proposta didática, para informar e esclarecer alunos surdos do Ensino Fundamental sobre o assunto, utilizando ferramentas visuais. Para tanto, sua construção tomou como documento norteador os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) de Ciências Naturais, com o desenvolvimento da arte gráfica do jogo, constituído de materiais simples e de baixo custo. Como resultado obteve-se um recurso pedagógico com sinais da Língua Brasileira de Sinais (Libras) que atende aos objetivos e aborda conteúdos que permeiam por três eixos temáticos dos PCNs. Portanto, trata-se de uma sugestão para trabalhar os conteúdos microbianos de modo menos abstrato e mais atraente aos alunos com surdez, constituindo uma possibilidade de abordar temas previstos no currículo de Ciências, de maneira a subsidiar ensino e o processo de aprendizagem voltado para a alfabetização científica e a apropriação de conhecimentos relacionados ao desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao mundo atual.

 


Palavras-chave


Ensino de Ciências; Jogo didático; Libras.

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DOI: http://dx.doi.org/10.5902/1984686X7148

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ISSN eletrônico: 1984-686X

DOI10.5902/1984686X

Qualis/Capes: Educação A2

 

 

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