<b>A detecção precoce dos fatores de risco relacionados a prematuridade e suas implicações para a Educação Especial</b>

Autores/as

  • Luciana Pizzani Universidade Federal de São Carlos
  • Juliana Lopes Universidade Federal de São Carlos - UFSCar
  • Mariana Gurian Manzini Universidade Federal de São Carlos
  • Claudia Maria Simões Martinez Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X5358

Palabras clave:

Prematury, Prevention, Special Education.

Resumen

http://dx.doi.org/10.5902/1984686X5358

Diversos fatores podem comprometer o crescimento e o desenvolvimento dos indivíduos, dentre eles encontra-se a prematuridade e o baixo peso ao nascimento. Sendo assim, este artigo tem como objetivo descrever a evolução dos conceitos relacionados à prematuridade e aos fatores de riscos que levam a sua ocorrência. Nesse contexto, são enfatizadas também as medidas de prevenção e intervenção precoce nas áreas da Educação, Educação Especial e Saúde que podem contribuir sobremaneira para o completo desenvolvimento dos indivíduos nascidos prematuramente.

Palavras-chave: Prematuridade; Prevenção; Educação Especial.

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Biografía del autor/a

Luciana Pizzani, Universidade Federal de São Carlos

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Especial da Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Juliana Lopes, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Terapia Ocupacional da Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Mariana Gurian Manzini, Universidade Federal de São Carlos

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Especial da Universiodade Federal de São Carlos

Claudia Maria Simões Martinez, Universidade Federal de São Carlos

Docente do Programa de Pós-Graduação em Terapia Ocupacional da Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Publicado

2012-11-09

Cómo citar

Pizzani, L., Lopes, J., Manzini, M. G., & Martinez, C. M. S. (2012). <b>A detecção precoce dos fatores de risco relacionados a prematuridade e suas implicações para a Educação Especial</b>. Revista De Educación Especial, 25(44), 545–562. https://doi.org/10.5902/1984686X5358

Número

Sección

Dossiê: Avaliação em Educação Especial

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