<b> Caminhos e distâncias: um diálogo entre psicose infantil e educação </b>

Autores/as

  • Carlos Alberto Garcia Jr.
  • Maria Inês Naujorks UFSM

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X2460

Palabras clave:

Childhood psychosis, special education, psychoanalysis, periodicals.

Resumen

A produção teórica acerca dos enlaces existentes entre psicose infantil e Educação Especial é recente. Educadores, pais e profissionais da saúde ainda se deparam com significativas dificuldades relacionadas aos processos educacionais inclusivos destas crianças. Pretende-se com este estudo tecer algumas considerações a respeito da contribuição da psicanálise para o desnovelar destes nós, a partir do entendimento da subjetividade das crianças com psicose. O objetivo foi o de percorrer, através dos diversos fios do pensamento psicanalítico, caminhos que possibilitem o diálogo entre as aproximações e os distanciamentos da produção de conhecimento acerca da educação do sujeito/aluno com psicose infantil. Para isso, tramaram-se algumas relações entre estes campos teóricos, a partir de uma pesquisa bibliográfica cujo corpus de análise compreendeu quatro periódicos entre os anos de 1996 e 2008 ligados a área da educação, quais sejam: Revista Brasileira de Educação, Revista Brasileira de Educação Especial, Revista Educação Especial e Revista Estilos da Clínica. Foram identificados 1147 artigos e destes apenas 57 relacionados ao tema, os quais foram utilizados direta ou indiretamente neste estudo. Utiliza-se como tear a teoria freudo-lacaniana para amarrar e sustentar a discussão construída a partir da seleção de estado da arte. Observou-se que os trabalhos explicitados, de modo geral, falam de um sujeito em estruturação, transbordado por uma subjetivação. A produção a respeito do tema ainda é incipiente, daí a necessidade de mais estudos e publicações. Percebeu-se, por fim, que a contribuição da psicanálise para a educação seria na perspectiva de um trabalho com o que não se fecha, em um tempo de formação, pois olhar para estes sujeitos é vê-los em construção. 

Palavras-chave: psicose infantil; educação especial; psicanálise; periódicos.

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Biografía del autor/a

Carlos Alberto Garcia Jr.

Psicologo, especialista em Educaçao Especial (UFSM), Mestre em Educaçao (UFSM) e Residência em Saúde Mental (GHC).

Maria Inês Naujorks, UFSM

Doutora em Psicologia (USP). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação (UFSM).

Publicado

2011-06-10

Cómo citar

Garcia Jr., C. A., & Naujorks, M. I. (2011). <b> Caminhos e distâncias: um diálogo entre psicose infantil e educação </b>. Revista De Educación Especial, 1(1), 77–92. https://doi.org/10.5902/1984686X2460

Número

Sección

Artigos – Demanda contínua

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