O processo histórico de inserção social da pessoa cega: da Antiguidade à Idade Média

Autores

  • Ailton Barcelos Costa UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS
  • Alessandra Daniele Messali Picharillo Universidade Federal de São Carlos
  • Vanessa Cristina Paulino Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X24092

Palavras-chave:

Cegueira. História da Cegueira. Inserção Social.

Resumo

 Entendendo que generalizações sobre a pessoa cega durante o processo histórico, podem ser tidas como insipientes, já que o conceito de deficiência se relaciona a uma infinidade de fatores, neste relato objetivou-se discorrer sobre o processo histórico de inserção social da pessoa cega, nos períodos da Antiguidade Clássica, Antiguidade Oriental e Idade Média. Por um levantamento bibliográfico, percebeu-se inicialmente a limitação de referenciais, nacionais e internacionais, que versassem sobre a temática, motivo pelo qual a análise pautou-se, quase que somente, no volume de uma obra. Apresentou-se um panorama do período histórico da antiguidade no Egito, Mesopotâmia, China e Japão. Na antiguidade ocidental viu-se a Grécia e Roma. Além disso, a pessoa cega no mundo Islâmico mostra sua fantástica inserção social e educacional, bem diferente do que ocorreu na idade média europeia. Por fim, fala-se da cegueira na América Pré-Colombiana, com realidade muita próxima à do período Pré-Histórico. Notaram-se muitos contrastes, que vão desde as sociedades em que a morte e a mendicidade eram regras aplicadas aos cegos, às culturas como do Japão, onde existiram albergues e escolas para ensino de profissões a eles. Confirmou-se que, de fato, a concepção da pessoa cega durante o processo histórico varia de cultura para cultura, refletindo crenças, valores e ideologias, pelos quais são estabelecidos diferenciados modos de relacionamento entre esta e outras pessoas.

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Biografia do Autor

Ailton Barcelos Costa, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS

DOUTORANDO - EDUCAÇÃO ESPECIAL/ UFSCar;

MESTRE EM ED. ESPECIAL - UFSCar;

LICENCIADO EM MATEMATICA - UFSCar.

 

Alessandra Daniele Messali Picharillo, Universidade Federal de São Carlos

Licencianda em Educação Especial/ UFSCar

Vanessa Cristina Paulino, Universidade Federal de São Carlos

Mestre e Doutoranda em Educação Especial pelo Programa de Pós Graduação da UFSCar. Técnica em Assuntos Educacionais do Curso de Licenciatura em Educação Especial da UFSCar

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Publicado

2018-08-14

Como Citar

Costa, A. B., Picharillo, A. D. M., & Paulino, V. C. (2018). O processo histórico de inserção social da pessoa cega: da Antiguidade à Idade Média. Revista Educação Especial, 31(62), 539–550. https://doi.org/10.5902/1984686X24092

Edição

Seção

Artigos – Demanda contínua

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