<b> O papel da Universidade no contexto da política de Educação Inclusiva: reflexões sobre a formação de recursos humanos e a produção de conhecimento</b>

Autores/as

  • Rosana Glat Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro
  • Márcia Denise Pletsch Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X2095

Resumen

O presente texto objetiva discutir e apresentar, de forma sucinta, linhas de ação sobre o papel da Universidade na promoção do desenvolvimento psicossocial e educacional de pessoas com deficiências e outras necessidades especiais. Tomando como referência a literatura especializada, aborda questões voltadas para a formação de recursos humanos, sobretudo a formação de professores e a produção de conhecimento na área de Educação Especial, adquirido por meio de pesquisas e projetos de extensão, realizados, preferencialmente, em parceria com os agentes educacionais que atuam no campo. Analisa ainda, como essas ações podem influenciar na efetivação das políticas voltadas para a inclusão escolar, laboral, e social da população com deficiências e demais transtornos do desenvolvimento.



Palavras-chave: Inclusão escolar e laboral; Formação de professores; Produção de conhecimento.

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Biografía del autor/a

Rosana Glat, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro

Doutorado em Psicologia Social pela Fundação Getulio Vargas do Rio de Janeiro. É Professora Adjunta da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e do Programa de Pós-Graduação em Educação. Pesquisadora da FAPERJ e do CNPq.

Márcia Denise Pletsch, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Doutora em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).Professora Adjunta do Instituto Multidisciplinar e do Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).

Publicado

2010-10-27

Cómo citar

Glat, R., & Pletsch, M. D. (2010). <b> O papel da Universidade no contexto da política de Educação Inclusiva: reflexões sobre a formação de recursos humanos e a produção de conhecimento</b>. Revista De Educación Especial, 23(38), 345–356. https://doi.org/10.5902/1984686X2095

Número

Sección

Artigos – Demanda contínua

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