Um estudo sobre a constituição de um centro de atendimento educacional especializado: a reconfiguração da educação especial

Autores/as

  • Luciane Torezan Viegas Centro Universitário Metodista, Porto Alegre, Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X15371

Palabras clave:

Educação especial, Centro de atendimento, Atendimento educacional especializado.

Resumen

O presente estudo teve como objetivo compreender o processo de reconfiguração das proposições que vinculam a educação especial e a educação regular dos alunos com deficiência, considerando os contextos, os espaços decisórios de uma rede municipal de ensino e o investimento em espaços alternativos – centros de atendimento – como possibilidade de apoio complementar à escolarização. Trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo que, no plano da ação metodológica, investiu prioritariamente na análise documental e na interlocução com os atores sociais envolvidos por meio de entrevistas semiestruturadas. Essas estratégias auxiliaram nas análises das políticas públicas voltadas para a educação especial, associadas às singularidades de um contexto de rede pública municipal na região metropolitana de Porto Alegre. Conclui-se que a reconfiguração da educação especial nessa rede municipal de ensino tenha se reestruturado com base na obrigatoriedade da dupla matrícula como argumento legal que impulsionou as práticas no sentido de tornar a escolarização dos alunos com deficiência obrigatória nas escolas regulares, nas classes comuns. Essa reconfiguração teve como eixo a transformação da escola especial pública municipal, que atendia alunos com deficiência, em centro de atendimento educacional especializado.

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Biografía del autor/a

Luciane Torezan Viegas, Centro Universitário Metodista, Porto Alegre, Rio Grande do Sul

Doutora em Educação pela UFRGS, membro do Núcleo de Estudos em Políticas de Inclusão Escolar - NEPIE/UFRGS, coordendora de Avaliação Institucional e de Graduação do Centro Universitário Metodista IPA, Porto Alegre/RS.

Publicado

2016-03-02

Cómo citar

Viegas, L. T. (2016). Um estudo sobre a constituição de um centro de atendimento educacional especializado: a reconfiguração da educação especial. Revista De Educación Especial, 1(1), 109–120. https://doi.org/10.5902/1984686X15371

Número

Sección

Artigos – Demanda contínua