<b>Avaliar para intervir: um modelo educacional para alunos com necessidades especiais</b>

Autores

  • Luís de Miranda Correia Universidade do Minho, Braga
  • Andréa Tonini Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X6534

Palavras-chave:

Modelo de atendimento à diversidade, Special needs, Special educational needs

Resumo

http://dx.doi.org/10.5902/1984686X6534

Como é sabido, a educação prende-se com a alteração dos comportamentos de um indivíduo no sentido de se lhe provocar aprendizagem. Contudo ,muitos educadores têm dificuldade em considerar estratégias que facilitem essa mudança e, por conseguinte, correm o risco de assistir ao insucesso de alguns dos seus alunos. No caso dos alunos com necessidades especiais(NE) é imperativo que se considere um processo que permita que eles possam ser expostos a uma educação apropriada que tenha em conta as suas características, capacidades e necessidades. Com este fim em mente, neste artigo pretende-se explanar um modelo que possibilite chegar a intervenções eficazes através de uma observação/avaliação criteriosa do aluno e dos seus ambientes de aprendizagem. Este modelo, designado de Modelo de Atendimento à Diversidade (MAD) tem como objetivo fundamental a promoção de práticas educativas de qualidade, monitorizando o progresso de um aluno e, consequentemente, ajustando o ensino às suas respostas com base nas suas capacidades e necessidades.

Palavras-chave: Modelo de atendimento à diversidade; Necessidades especiais; Necessidades educativas especiais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2012-11-09

Como Citar

Correia, L. de M., & Tonini, A. (2012). <b>Avaliar para intervir: um modelo educacional para alunos com necessidades especiais</b>. Revista Educação Especial, 25(44), 367–382. https://doi.org/10.5902/1984686X6534

Edição

Seção

Dossiê: Avaliação em Educação Especial