<b>Educação inclusiva e exclusão social<b/>

Autores

  • Maria Luisa Bissoto unisal/americana

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X5434

Palavras-chave:

Inclusive education, Social inclusion, Community.

Resumo

http://dx.doi.org/10.5902/1984686X5434

 

Analisam-se criticamente premissas subjacentes à Educação Inclusiva, argumentando-se que essa somente poderá ser bem sucedidamente efetivada quando compreendida num contexto mais amplo de inclusão e exclusão social. Metodologicamente, esse é um trabalho de discussão conceitual, e se apoia em documentos nacionais e internacionais de referência sobre a Educação Inclusiva, escolhidos por sistematizarem e caracterizarem diferentes práticas educacionais e sociais inclusivas, favorecendo o debate sobre esse tema. Como resultado dessa análise conclui-se que é essencial para a Educação Inclusiva que as instituições educacionais revejam seus objetivos e razões de existência social. Nas considerações finais defende-se que a Educação seja compreendida como o ato de favorecer e acolher os esforços dos sujeitos em suas tentativas de envolverem-se na rede de engajamentos sociais, que sustenta o viver. Isso inclui a aceitação de outras interpretações da realidade e a compreensão de que uma ação educacional efetivamente inclusiva não pode ficar restrita aos muros das instituições. Exige a participação de toda coletividade. Perspectivas capazes de favorecer ações educacionais e sociais inclusivas são sugeridas.

Palavras-chave: Educação inclusiva; Inclusão social; comunidade.

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Publicado

2012-12-26

Como Citar

Bissoto, M. L. (2012). <b>Educação inclusiva e exclusão social<b/>. Revista Educação Especial, 26(45), 91–108. https://doi.org/10.5902/1984686X5434

Edição

Seção

Artigos – Demanda contínua