<b> Desordens neurais do desenvolvimento: perspectivas de abordagem e suas implicações para e Educação e a reabilitação </b>
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984686X1470Palavras-chave:
Neurodevelopmental disordes, human development, education e rehabilitation.Resumo
Esse artigo discute as desordens neurais de desenvolvimento, principalmente aquelas de etiologia genética, com o objetivo de analisar diferentes perspectivas teóricas sobre o desenvolvimento humano, pré e pós-natal, a estas subjacentes, e seu impacto no entendimento de quem é o sujeito portador desse tipo de desordem. Metodologicamente, são comparados pressupostos epistemológicos referentes a abordagens neuropsicológicas "clássicas" e "neuroconstrutivistas". Como resultados decorrentes desta análise comparativa, foram considerados pressupostos relevantes, para o objetivo referido: a) o papel atribuído à circunstancialidade do sujeito; b) a questão da plasticidade e dinamicidade do desenvolvimento e c) a forma como se encaminha o desenvolvimento do sistema nervoso e do indivíduo, do período pré-natal ao período pós-natal. As considerações finais argumentam que as abordagens de caráter neuroconstrutivistas permitem conceber o desenvolvimento do portador de desordens neurais de etiologia genética não como "falta", mas como todo um processo diferenciado e particular de desenvolvimento. Este processo precisa ser compreendido, ao menos nos meios educacionais e de reabilitação, não como uma categoria nosológica, mas na especificidade de um sujeito, que se põe-no-mundo buscando engajar-se nesse.
Palavras-chave: desordens neurais; desenvolvimento humano; educação e reabilitação.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaramos o artigo a ser submetido para avaliação na Revista Educação Especial (UFSM) é original e inédito, assim como não foi enviado para qualquer outra publicação, como um todo ou uma fração.
Também reconhecemos que a submissão dos originais à Revista Educação Especial (UFSM) implica na transferência de direitos autorais para publicação digital na revista. Em caso de incumprimento, o infrator receberá sanções e penalidades previstas pela Lei Brasileira de Proteção de Direitos Autorais (n. 9610, de 19/02/98).