<b> Desordens neurais do desenvolvimento: perspectivas de abordagem e suas implicações para e Educação e a reabilitação </b>

Autores/as

  • Maria Luísa Bissoto unisal/americana

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X1470

Palabras clave:

Neurodevelopmental disordes, human development, education e rehabilitation.

Resumen

Esse artigo discute as desordens neurais de desenvolvimento, principalmente aquelas de etiologia genética, com o objetivo de analisar diferentes perspectivas teóricas sobre o desenvolvimento humano, pré e pós-natal, a estas subjacentes, e seu impacto no entendimento de quem é o sujeito portador desse tipo de desordem. Metodologicamente, são comparados pressupostos epistemológicos referentes a abordagens neuropsicológicas "clássicas" e "neuroconstrutivistas". Como resultados decorrentes desta análise comparativa, foram considerados pressupostos relevantes, para o objetivo referido: a) o papel atribuído à circunstancialidade do sujeito; b) a questão da plasticidade e dinamicidade do desenvolvimento e c) a forma como se encaminha o desenvolvimento do sistema nervoso e do indivíduo, do período pré-natal ao período pós-natal. As considerações finais argumentam que as abordagens de caráter neuroconstrutivistas permitem conceber o desenvolvimento do portador de desordens neurais de etiologia genética não como "falta", mas como todo um processo diferenciado e particular de desenvolvimento. Este processo precisa ser compreendido, ao menos nos meios educacionais e de reabilitação, não como uma categoria nosológica, mas na especificidade de um sujeito, que se põe-no-mundo buscando engajar-se nesse.

Palavras-chave: desordens neurais; desenvolvimento humano; educação e reabilitação.

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Biografía del autor/a

Maria Luísa Bissoto, unisal/americana

Profa Dra Maria Luísa Bissoto

Terapeuta Ocupacional, mestre e doutora em Educação, Docente nos cursos de Pós-Graduação lato-sensu do Centro Universitário Salesiano de São Paulo- Americana (UNISAL) e coordenadora do Apprendere- Núcleo de Estudos e Pesquisa em Educação, Cognição e Aprendizagem.

Endereço para correspondência: rua Prudente de Moraes, 1341- apt 172

Piracicaba- São Paulo-Brasil- fone: 019-33718367/019-82018240

e-mail: malubissoto@yahoo.com

Publicado

2011-06-10

Cómo citar

Bissoto, M. L. (2011). <b> Desordens neurais do desenvolvimento: perspectivas de abordagem e suas implicações para e Educação e a reabilitação </b>. Revista De Educación Especial, 1(1), 113–127. https://doi.org/10.5902/1984686X1470

Número

Sección

Artigos – Demanda contínua