Aprendizagem de posturas em equoterapia por crianças com transtorno do espectro autista (TEA)

Autores

  • Gardenia de Oliveira Barbosa The Ohio State University
  • Mey de Abreu van Munster Universidade Federal de Sao Carlos

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X32575

Palavras-chave:

Educação Especial, Equoterapia, Autismo.

Resumo

O estudo objetivou analisar a efetividade dos níveis de auxílio físico-verbal, visual-verbal e verbal no processo de aprendizagem de posturas em equoterapia por crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Quanto ao método, o presente estudo baseou-se em delineamento de sujeito único, do tipo AB; participaram do estudo três crianças com TEA com idades entre quatro e nove anos. Os participantes foram submetidos à intervenção equoterápica com duração de quatro meses, duas vezes por semana, correspondendo a 31 sessões individuais de equoterapia. Como instrumentos de coleta de dados foram empregados: 1. anamnese preenchida junto aos pais ou responsáveis; 2. protocolo de Avaliação de Habilidades Básicas de Aprendizagem ( Assessment of Basic Learning Abilities - ABLA); 3. diário de campo;  4. lista de checagem para registro diário de cada um dos auxílios utilizados em cada sessão de equoterapia. A análise dos dados referente à evolução de cada participante foi descritiva. Com relação aos resultados, observou-se que, ao término da intervenção, todos os participantes foram capazes de realizar as posturas com auxílio exclusivamente verbal, sendo o processo de aprendizagem mediado pelos auxílios visual-verbal e físico-verbal, sendo este último predominante. Concluiu-se que os níveis de auxílio necessários à aprendizagem de posturas em equoterapia devem variar conforme as necessidades individuais das crianças com TEA, não havendo um único método eficiente; todavia observa-se que a associação de estímulos de maneira direcionada pode levar ao sucesso na aprendizagem das crianças. conter o foco temático, objetivo, método, resultados e conclusões do trabalho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gardenia de Oliveira Barbosa, The Ohio State University

Graduação:

Fisioterapia

Pós-graduação:

Especialização em Neuropediatria

Mestrado e doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação Especial da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

Pos Doutorado at The Ohio State University

Mey de Abreu van Munster, Universidade Federal de Sao Carlos

Center of Studies in Adapted Physical Activity - NEAFA
Department of Physical Education - DEFMHFederal University of São Carlos - UFSCar

Referências

ANDE-BRASIL, 2. Equoterapia: considerações complementares. , 2012. Acesso em: 08 novembro 2012.

ALMEIDA, A. Como ensinar crianças autistas, de 21 de abril de 2012. Disponível em:< http://pedagogiaaopedaletra.com/como-ensinar-criancas-autistas/. Acesso em 26 ago 16.

BARBOSA, Gardenia de Oliveira. Efeito de um programa de equoterapia nos aspectos psicomotores de crianças com indicativos do TDAH. 2005. 193 f. Dissertação (Mestrado em Educação Especial) - Centro de Educação e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Carlos. São Carlos, 2013.

COZBY, Paul. Métodos de Pesquisa em Ciências do Comportamento. São Paulo: Atlas, 2011. 238-249 p.

DE WIELE, L. MARTIN, Garry. Assessment of basic learning abilities: a self instructional manual. Canadá: Manitoba Developmental Centre, 1998. 59 p. Manual

DSM 5. Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders. 5 edição. [S.l.]: [s.n.], 2013.

FETSCH, Christopher; DEANGELIS, Gregory; ANGELAKI, Dora. Visual–vestibular cue integration for heading perception: applications of optimal cue integration theory. European Journal of Neuroscience, v. 31, pp. 1721-1729, 2010.

FITTIPALDI-WERT, Jeanine., MOWLING, Claire. Using visual supports for students with autism in physical education. JOPERD, v. 80, n. 2, p. 39-48, 2009.

GAST, David.; LEDFORD, Jennifer. Single case research methodology: applications in special education and behavioral sciences. 2 ed. New York: Routledge, 2014, 462 p.

GUILHARDI, Cintia. Potencial preditivo do teste ABLA na aquisição de treinos de discriminações condicionais auditivo-visuais e teste de outras discriminações condicionais. 2003. 245 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2003.

KLIN, Ami. et al. Avaliação clínica de crianças com risco de autismo. Educação, Porto Alegre, v.58, n.1, p.255-297, 2006.

MARTIN, Garry. et al. The assessment of basic learning abilities test for predicting learning of persons with intellectual disabilities. Behavior Modification, v. 32, n. 2, p.228-247, 2008.

NEMETH, Dezso. et al. Learning in Autism: Implicity Superb. Plos ONE, v.5, n.7, p. 1-7, 2010.

SCHMIDT, Carlo. Temple Grandin e o autismo: uma análise do filme. Revista Brasileira de Educação Especial, v.18, n. 2, p. 179-194, 2012.

SEAVER, Jessica; BOURRET, Jason. An evaluation of response prompts for teaching behavior chains. Journal of applied behavior analysis, v. 47, n. 4, p. 777-792, 2014.

SILVA, Mirelly; BALBINO, Elizete. A importância da formação do professor frente ao transtorno do espectro autista – tea: estratégias educativas adaptadas. In: Encontro ALAGOANO DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA, 6. Universidade Federal de Alagoas, dezembro 2015.

VERBEKE, Aynsley. et al. Does ABLA Test Performance on the ABLA Test Predict Picture Receptive Name Recognition with Persons with severe Developmental Disabilities? The analysis of verbal behavior, Canda, v. 23, n.1, p. 35-39, 2007.

WALLS, R. T.; ELLIS, W. D.; ZANE, T.; VANDERPOEL, S. J. Tactile, auditory, and visual prompting in teaching complex assembly tasks. Education and Training of the Mentally Retarded, v.14, n.2, 120–130, 1979.

WALTER, Catia. Avaliação de um programa de comunicação alternativa e ampliada para mães de adolescentes com autismo. 2006. 137 f. Tese (Doutorado em Educação Especial) - Centro de Educação e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Carlos. São Carlos, 2006.

Downloads

Publicado

2019-04-03

Como Citar

de Oliveira Barbosa, G., & Munster, M. de A. van. (2019). Aprendizagem de posturas em equoterapia por crianças com transtorno do espectro autista (TEA). Revista Educação Especial, 32, e38/ 1–20. https://doi.org/10.5902/1984686X32575

Edição

Seção

Artigos – Demanda contínua