Índice de potencial esportivo: uma abordagem científica para detecção de talentos na escola

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X85079

Palavras-chave:

Talento, Superdotação, Escolares

Resumo

O talento esportivo é uma manifestação de altas habilidades e deve ser identificado para ser promovido. O objetivo deste estudo foi criar um índice de avaliação do potencial esportivo de escolares. 1064 estudantes de ambos os sexos de 13 a 17 anos de um colégio militar realizaram uma bateria de testes multidimensional. Os professores avaliaram os seus alunos quanto aos aspectos intangíveis e a expectativa de sucesso esportivo no futuro. O Índice de Potencial Esportivo foi composto pelo somatório dos valores percentis dos seguintes indicadores: força, velocidade, resistência aeróbica, competência percebida, aspectos intangíveis e potencial avaliado pelo professor, com variação de 0 a 100. 11,2% dos meninos (n=70) e 9,4% das meninas (n=40) foram identificados como talentos esportivos (Índice>75). A consistência interna do índice (r>0,70) e a estabilidade do diagnóstico 12 e 24 meses após a primeira avaliação (ICC>0,75) foram elevadas. Os escolares selecionados para os Jogos da Amizade (validade de construto) e aqueles que conquistaram medalhas (validade de critério) apresentaram maior Índice de Potencial Esportivo quando comparados aos não selecionados e não medalhistas. Diante dos resultados, concluiu-se que o Índice de Potencial Esportivo é válido e fidedigno para a estimativa do potencial esportivo de escolares de 13 a 17 anos de ambos os sexos, constituindo uma ferramenta científica inovadora, útil e de fácil aplicação na prática para a identificação de talentos esportivos na escola.

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Biografia do Autor

Francisco Zacaron Werneck, Universidade Federal de Juiz de Fora

É formado em Educação Física pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e possui especialização em Métodos Estatísticos Computacionais. Tem mestrado em Psicofisiologia do Exercício pela Universidade Gama Filho (UGF) e doutorado em Ciências pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Tem experiência no ensino básico, graduação e pós-graduação, inovação, pesquisa e extensão universitária em Educação Física. Fez especialização em musculação, teve academia e foi professor de musculação e treinamento personalizado de 1997 a 2001. No esporte, foi goleiro de futebol, treinador de futsal de jovens e treinador de voleibol adulto feminino. Dedicou boa parte da sua formação na área de Medidas e Avaliação. No doutorado, analisou a cinética do consumo de oxigênio e investigou o efeito do treinamento aeróbico em mulheres com hipotireoidismo subclínico. De 2009 a 2013, atuou como professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Educação Física da UFJF. Ingressou na Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) em 2014. Atualmente, é Professor Adjunto e Vice-Diretor da Escola de Educação Física. Coordena o Laboratório de Estudos e Pesquisas do Exercício e Esporte (LABESPEE), sendo líder do Grupo de Estudos do Jovem Atleta (GEJA). Sua principal área de investigação é o Esporte Infantojuvenil, com ênfase no Talento Esportivo. Criou o Projeto Atletas de Ouro, marca registrada e inovação tecnológica na identificação de talentos. Possui diversas parcerias de pesquisa, dentre elas: Colégio Militar de Juiz de Fora, Instituto Trampolim, Projeto Futebol UFJF, JF Vôlei e Fluminense Football Club. Coordena o projeto de extensão Trampolim de Ouro oferecendo treinamento de ginástica de trampolim a crianças de 6 a 12 anos. Trabalha no desenvolvimento de ferramentas aplicadas para avaliação e o desenvolvimento do potencial esportivo de escolares e de jovens atletas. É autor dos softwares BioFit - Avaliação da Maturação Biológica, SportsFit - Orientação para os Esportes e GoldFit - Sistema Inteligente de Identificação de Talentos Esportivos. Possui o título de "Amigo do Colégio Militar de Juiz de Fora". Em 2020, organizou e publicou o livro "Manual do Jovem Atleta: da escola ao alto rendimento". 

Luciano Miranda, Colégio Militar de Juiz de Fora

Licenciado em Educação Física pela Universidade Federal de Juiz de Fora/MG (1993). Pós-Graduado em Metodologia do Ensino Superior pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora/MG (1996). Mestre em Educação Física pela Universidade Federal de Juiz de Fora/MG (2018), Área de Concentração: Exercício e Esporte. Doutorando na Faculdade de Educação Física e Desporto da Universidade Federal de Juiz de Fora/MG, Professor efetivo no Colégio Militar de Juiz de Fora/MG (1995). Coordenador da Educação Física do 6º ano do Ensino Fundamental do Colégio Militar de Juiz de Fora/MG. Coordenador do Projeto Atletas de Ouro do Colégio Militar de Juiz de Fora/MG. Tem experiência na área de Treinamento com ênfase no esporte infanto juvenil, atuando principalmente nos seguintes temas: potencial esportivo, avaliação física, motivação, avaliação de crianças e jovens atletas. 

Emerson Filipino Coelho, Universidade Federal de Juiz de Fora

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF); Mestre em Psicofisiologia do Exercício (UGF), doutorado e Pós-doutorado em Ciências pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); Possui experiência com ensino, pesquisa e extensão na área de Educação Física e Esportes. Sua principal temática de investigação é o Talento Esportivo. Atualmente é Professor Associado da Escola de Educação Física da Universidade Federal de Ouro Preto (EEF-UFOP), atuando como docente nas disciplinas de Aprendizagem motora, Crescimento e desenvolvimento, Handebol, Futebol/Futsal e Ginastica Laboral. Membro do Laboratório de Estudos e Pesquisas do Exercício e Esporte (LABESPEE) e do Grupo de Estudos do Jovem Atleta (GEJA). É coordenador técnico científico do Projeto Atletas de Ouro, marca registrada e inovação tecnológica na identificação de talentos esportivos, possuindo parceria de pesquisa junto ao Ministério da Defesa - Exército Brasileiro, para realização no Colégio Militar de Juiz de Fora (CMJF). Em 2018, recebeu o título de "Amigo do CMJF". Em 2020, registrou o software BioFit - Avaliação da Maturação Biológica e publicou o livro "Manual do Jovem Atleta: da escola ao alto rendimento". Coordenador do Projeto de Ginástica Laboral Integrada a Saúde do Servidor da Escola de Minas/UFOP.

Jorge Roberto Perrout de Lima, Universidade Federal de Juiz de Fora

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (1977), mestrado em Educação Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1990) e doutorado em Educação Física pela Universidade de São Paulo (1998). Atualmente, é professor titular da Faculdade de Educação Física e Desportos da Física da Universidade Federal de Juiz de Fora. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Avaliação Física, atuando principalmente nos seguintes temas: atletismo e treinamento de jovens atletas. 

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Publicado

2024-06-19

Como Citar

Werneck, F. Z., Miranda, L., Coelho, E. F., & Lima, J. R. P. de. (2024). Índice de potencial esportivo: uma abordagem científica para detecção de talentos na escola. Revista Educação Especial, 37(1), e19/1–26. https://doi.org/10.5902/1984686X85079