<b> Caracterização dos profissionais responsáveis pela identificação da deficiência intelectual em escolares </b>

Autores

  • Aline Aparecida Veltrone Universidade Federal de São Carlos
  • Enicéia Gonçalves Mendes Universidade Federal de São Carlos(UFSCar)

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X2450

Palavras-chave:

assessment, intellectual disability, inclusive education.

Resumo

Este estudo tem por objetivo descrever a caracterização dos profissionais da escola envolvidos na identificação da deficiência intelectual, bem com os procedimentos por eles utilizados. Participaram do estudo 67 profissionais de escola especial, rede municipal e rede estadual de ensino de cinco municípios do interior do estado de São Paulo. Os dados descrevem a formação da equipe de avaliação, cargo ocupado, formação acadêmica e os procedimentos utilizados. De uma maneira geral, os dados revelam que não existe uma padronização de quem são os profissionais envolvidos na avaliação e nem sobre procedimentos utilizados. Além disso, também revela procedimentos diferenciados utilizados pela escola especial, rede municipal e rede estadual de educação, evidenciando que a deficiência intelectual acaba sendo compreendida conforme a necessidade de atendimento e também de acordo com as concepções presentes no contexto cultural e social imediato do qual o aluno faz parte.

Palavras-chave: avaliação; deficiência intelectual; inclusão escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aline Aparecida Veltrone, Universidade Federal de São Carlos

Pedagoga pela Unicamp. Mestre e doutorando pelo programa de pós-graduação em Educação Especial da UFSCar

Enicéia Gonçalves Mendes, Universidade Federal de São Carlos(UFSCar)

Professora e coordenadora do programa de pós-graduação em Educação Especial e docente do curso de psicologia da UFSCar

Downloads

Publicado

2011-06-10

Como Citar

Veltrone, A. A., & Mendes, E. G. (2011). <b> Caracterização dos profissionais responsáveis pela identificação da deficiência intelectual em escolares </b>. Revista Educação Especial, 1(1), 61–75. https://doi.org/10.5902/1984686X2450

Edição

Seção

Artigos – Demanda contínua

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2