Procedimentos favoráveis ao desenvolvimento de uma criança com Síndrome de Down numa classe comum

Kátia Patrício Benevides Campos, Rosana Glat

Resumo


Este artigo apresenta um recorte de uma pesquisa que investigou a concepção de ensino-aprendizagem e as práticas pedagógicas de uma professora na relação com uma criança com Síndrome de Down, incluída em uma classe comum. Através da metodologia da pesquisa-ação, com base em um estudo de caso tipo etnográfico, buscamos, junto à professora, procedimentos favoráveis ao desenvolvimento social, afetivo e cognitivo da aluna. A partir das novas práticas pedagógicas introduzidas, foram evidenciadas, mudanças no comportamento e no lugar de sujeito na escola da menina, que passou a ter maior visibilidade perante a professora e os colegas, o que lhe possibilitou participação em atividades e ações mais independentes. Foram verificadas, entretanto, ambigüidades por parte da professora, que nem sempre demonstrava acreditar no potencial de aprendizagem da aluna, embora reconhecesse seu progresso. Muitos dos dilemas, vivenciados por esta docente, se devem, entre outros aspectos, à ausência de formação específica para lidar com alunos com deficiência intelectual, bem como aos padrões homogeneizadores de ensino, currículo e avaliação.


Palavras-chave


Deficiência intelectual; Inclusão escolar; Pesquisa-ação.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5902/1984686X10399

CONTATO:

E-mail: revistaeducacaoespecial.ufsm@gmail.com

Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
Centro de Educação - Lapedoc
Av. Roraima, 1000 - Cidade Universitária
97105-900 - Santa Maria - RS, Brasil.
Telefone: +55 55 3220 8795

Link: https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial

 

ISSN eletrônico: 1984-686X

DOIhttp://dx.doi.org/10.5902/1984686X

Qualis/Capes: Educação A2

Periodicidade: Publicação contínua

O recebimento de artigos caracteriza-se por fluxo contínuo sem que seja possível prever a data de sua publicação.

 

A Revista Educação Especial agradece auxílio recebido por meio do Edital Pró-Revistas, da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa, da Universidade Federal de Santa Maria. 

 

 Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)

Contador de visitas
click counter
Contador de visitas

Acessos a partir de 30/11/2016

__________________________________________________