Produtividade e custos do processador trabalhando em povoamentos de <i>Eucalyptus grandis </i>Hill ex Maiden.
DOI :
https://doi.org/10.5902/19805098388Mots-clés :
colheita mecanizada, produtividade, custos, processador, <i>Eucalyptus grandis</i>.Résumé
No presente trabalho foi realizado um estudo de tempos com o objetivo de ajustar equações para estimar o tempo das atividades, a produtividade, o custo operacional e da produção do processador utilizado em um sistema de colheita de madeira de povoamentos de Eucalyptus grandis Hill ex Maiden, em topografia plana, no Estado da Bahia. O ciclo operacional do processador consistiu no tempo gasto para processar uma árvore e foi dividido em etapas as quais foram cronometradas, usando a metodologia dos tempos individuais. A unidade amostral foi constituída do ciclo operacional da máquina. A análise estatística baseou-se em estudo de regressão, sendo utilizado o procedimento de modelagem de regressão "stepwise". Com as equações ajustadas, foi possível estimar a produtividade da máquina em função do diâmetro das árvores. Nas condições do estudo, considerando uma eficiência operacional de 70%, a produtividade do processador foi de 25,8 m³cc/h, o custo operacional 47,90 US$/h e o custo de produção de 1,86 US$/m³cc. Com base nos resultados obtidos, pode-se concluir que: o tempo de processamento das árvores varia diretamente com o aumento do diâmetro; o tempo de preparação, ao contrário do tempo de processamento, possui uma baixa correlação com o diâmetro das árvores; a produtividade do processador é diretamente proporcional ao aumento do diâmetro das árvores, quando expressa em volume, e inversamente proporcional, quando expressa em número de árvores; o custo por metro cúbico de madeira processada com processador, varia numa relação inversa ao aumento do diâmetro; do custo operacional do processador, o custo fixo é o de maior proporção, seguido do custo variável, administrativo e da mão-de-obra; e, o custo de produção do processador diminui em forma exponencial com o aumento do diâmetro das árvores.
Téléchargements
Références
ARACRUZ CELULOSE. Sistemas de colheita florestal. Experiência da Aracruz Celulose. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO SOBRE COLHEITA E TRANSPORTE FLORESTAL, 3., 1997, Vitória. Anais... Viçosa: SIF, 1997. p. 19-23.
BARNES, R.M. Estudo de Movimentos e de Tempos: projeto e medida do trabalho. Tradução da 6 ed. Americana. São Paulo, Edgard Blücher, 1977. 635 p.
DORIGON, D. Melhorias técnicas e vantagens econômicas na atividade de colheita de madeira na RIGESA. In: SIMPÓSIO FLORESTAL DO RIO GRANDE DO SUL, 4., 1995, Santa Maria. Anais... Santa Maria: CEPEF, 1995. p. 6-13.
F.A.O. Planificación de carreteras forestales y sistemas de aprovechamiento. Roma, 1978.171 p
JACOVINE, L. A. G., MACHADO, C. C., SILVA da, M. L. et al. Evolução dos custos da madeira destinada à produção de celulose. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO SOBRE COLHEITA E TRANSPORTE FLORESTAL, 3., 1997, Vitória. Anais... Viçosa: SIF, 1997. p. 261-268.
MACHADO, C. C.; MALINOVSKI, J. R. Ciência do trabalho florestal. Universidade Federal de Viçosa. Viçosa, Minas Gerais, Br. 262:65. 1988.
MAIA, J. L. S., CONDI, L. G. B., TIBURCIO, V. C. S. Colheita florestal e meio ambiente na DURATEX. In: SEMINÁRIO DE ATUALIZAÇÃO SOBRE SISTEMAS DE COLHEITA DE MADEIRA E TRANSPORTE FLORESTAL, 9., 1996, Curitiba. Anais... Curitiba: FUPEF, 1996. p. 65-71.
MALINOVSKI, J. R. Análise de tempos, movimento e esforços físicos em algumas atividades de corte e extração de Eucalyptus grandis. Curitiba: UFPR, 1993. 44 p. Tese (Concurso de Professor Titular) - Universidade Federal de Paraná, 1993.
MALINOVSKI, R. A., MALINOVSKI, J. R. Evolução dos sistemas de colheita de povoamentos de pinus na região sul do Brasil. Curitiba, FUPEF: 1998. 138 p.
MINETTE, L. J. Avaliação técnico e econômica dos tratores florestais transportadores (forwarders), na extração de madeira de eucalipto. Viçosa: UFV, 1988. 77 p. Dissertação (Mestrado em Engenharia Florestal) - Universidade Federal de Viçosa, 1988.
SANTOS, S. L. M. , MACHADO, C. C. Análise técnico-econômica do processamento de madeira em áreas planas, utilizando o processador. Revista Árvore, Viçosa, v. 19, n. 3, p. 346-357, 1995.
TIBURCIO, V. C. S., SENE, J. M. de, CONDI, L. G. B. Colheita mecanizada: Avaliação de Harvester e Forwarder. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO SOBRE EXPLORAÇÃO E TRANSPORTE FLORESTAL, 2., 1995, Salvador. Anais... Viçosa: SIF, 1995. p. 204-221.
WINTER, M. E. L. Sistemas mecanizados de colheita de madeira em povoamentos com fins energéticos. In: SEMINÁRIO DE ATUALIZAÇÃO SOBRE SISTEMAS DE COLHEITA DE MADEIRA E TRANSPORTE FLORESTAL, 10., 1998, Curitiba. Anais... Curitiba: FUPEF, 1998. p. 133-149.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
A CIÊNCIA FLORESTAL se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da lingua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
As provas finais serão enviadas as autoras e aos autores.
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista CIÊNCIA FLORESTAL, sendo permitida a reprodução parcial ou total dos trabalhos, desde que a fonte original seja citada.
As opiniões emitidas pelos autores dos trabalhos são de sua exclusiva responsabilidade.