Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • *A contribuição é ORIGINAL e INÉDITA, e NÃO está sendo avaliada para publicação por outra revista. Lembre-se que você está assumindo toda e qualquer responsabilidade pelas informações e que os demais autores estão de acordo com todas elas.

  • *Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word (DOC ou RTF), não ultrapassando os 2MB.

  • * O texto do trabalho deve estar conforme as NORMAS da revista.

    ATENÇÃO: trabalhos fora das NORMAS serão devolvidos ou reprovados.

    * As figuras e tabelas devem estar inseridas no texto, e não no fim do documento.
    Além de constarem no texto:
    a) FIGURAS: devem ser enviadas em arquivo complementar, com resolução de no mínimo 300 dpi - formato JPEG;
    b) TABELAS: devem ser enviadas em arquivo complementar - formato planilha.

    * O trabalho não deve exceder 20 páginas.

  • *O item 2, §1 das NORMAS foi cumprido? (recolhimento da Taxa de Submissão no valor de R$70,00 - setenta reais - conta n. 961.962-3, da agência do Banco do Brasil n. 1615-2, conta do Projeto da revista junto a FUNDEP). Cópia do recibo deve ser enviado como "Documento Suplementar", logo após o envio do arquivo contendo o trabalho (no formato JPG, PDF, BMP, GIF ou JPEG).

  • *O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores (NORMAS) ou janela superior SOBRE - Submissões.
  • *A identificação de autoria do trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo, conforme instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação Cega por Pares.

  • O autor deve, obrigatoriamente, testar o seu trabalho em um programa de detecção de plágio antes da sua submissão, cujo resultado de similaridade NÃO PODE SUPERAR OS 10%. Recomenda-se o uso do software Copy Spider por ser um programa livre (https://copyspider.com.br/main/pt-br/download).

Diretrizes para Autores

1. A revista Ciência Florestal publica artigos técnico-científicos INÉDITOS, resultantes de pesquisa de interesse da área florestal. Também são aceitas Notas Técnicas e Artigos de Revisão. Os textos podem ser redigidos em português, inglês ou espanhol.

TAXAS

2. Para submeter um trabalho para publicação são cobrados os seguintes valores:

§1 Taxa de submissão: R$ 70,00 (setenta reais). O pagamento dessa taxa não garante a publicação do trabalho.

§2 Taxa de publicação: R$ 350,00 (trezentos e cinquenta reais). Esse valor deve ser recolhido somente quando solicitado pelo editor.

 Os valores devem ser depositados na conta n. 961.962-3, da agência do Banco do Brasil n. 1615-2 (FUNDEP-CNPJ:  18.720.938/0001-41). O comprovante do depósito da taxa de submissão deverá ser postado como documento suplementar, na submissão do trabalho. O comprovante da taxa de publicação deverá ser enviado à CIÊNCIA FLORESTAL, quando solicitado, via e-mail. Os valores depositados não serão devolvidos. Para a emissão de nota fiscal/recibo, o autor deve enviar os seguintes dados:  Nome/ Razão Social, CPF/ CNPJ, Endereço completo com CEP, valor, descrição (pagamento da taxa de submissão ou publicação de manuscrito na Revista Ciência Florestal) e projeto (29463 - Revista Ciência Florestal III- Profª Cristiane Pedrazzi).

 

INFORMAÇÕES PARA A SUBMISSÃO

3. Os manuscritos devem ser submetidos à revista via online por meio da PLATAFORMA OJS. O autor ou a autora que submete o artigo assume toda e qualquer responsabilidade pelas informações incluídas no sistema, tais como: afirmar que os demais autores e autoras estão cientes e de acordo com a submissão e ainda que se trata de trabalho inédito e de não estar tramitando em outro periódico. Os conceitos e afirmações emitidas no artigo são de exclusiva responsabilidade dos autores e autoras. Contudo, o Conselho Editorial reserva-se o direito de solicitar ou sugerir modificações no texto original.

4. Os artigos devem ser organizados da seguinte forma:

4.1. Artigo científico e Nota Técnica: Título, Resumo, Introdução com Revisão de Literatura e objetivos, Materiais e Métodos, Resultados e Discussão, Conclusões, Agradecimentos (quando houver) e Referências. Antes do item Referências, quando apropriado, mencionar a aprovação pela Comissão de Ética e Biossegurança da Instituição.

4.2. Artigo de revisão bibliográfica: Título, Resumo, Introdução, Desenvolvimento, Considerações finais, Agradecimentos (quando houver) e Referências.

TEMPLATE

5. O manuscrito deve ser elaborado conforme um dos modelos a seguir:

Template do artigo em Portugês para nova submissão

Template do artigo em Inglês para nova submissão

5.1 O manuscrito deve ser elaborado em editor de texto, tais como Word, Writer e similares. Não utilizar os formatos de arquivos .tex, .txt e bloco de notas.

6. O trabalho completo deve conter no máximo  20 páginas.

7. Figuras (gráficos e fotografias) PODEM SER EM CORES, porém sem-contorno. As dimensões (largura e altura) não podem ser maiores que 17 cm, sempre com orientação da página na forma retrato. Recomendamos que siga as recomendações do Template do artigo para nova submissão.

8. As figuras e tabelas devem ser auto-explicativas e alocadas no texto logo após sua primeira chamada, no formato de imagem. A identificação destas deve ser expressa no idioma usado  na versão do trabalho. As tabelas também devem ter sua versão no formato Excel e vir como Documento Suplementar, com a nominação Tabela e o número correspondente. As figuras, além de estarem no texto, devem vir como Documento Suplementar, em formato de imagem, com resolução superior a 300 dpi, com nominação de Figura e o número correspondente. Para tabelas com conteúdo numérico, as vírgulas (ou pontos) devem ficar alinhadas verticalmente e os números centralizados na coluna.

9. Nomes científicos devem ter gênero e espécie escritos por extenso (Ex: Araucaria angustifolia) e em itálico (e acompanhar o estilo ao qual estão inseridos).

10. Fórmulas devem vir no texto em forma de imagem e, no Documento Suplementar, editadas pelo módulo Equation Editor, do Microsoft Word, devem obedecer à fonte do texto, com símbolos, subscrito/sobrescrito etc., em proporções adequadas, nunca superior a fonte 11. No documento suplementar devem receber a nominação Equação e o número correspondente.

11. Citações bibliográficas serão feitas de acordo com a NBR 10520 da ABNT, usando o sistema "autor-data". Todas as citações mencionadas no texto obrigatoriamente devem ser relacionadas na lista de Referências (e vice-versa), de acordo com a norma NBR 6023 da ABNT. Já no item REFERÊNCIAS o autor deve colocar todas as citações feitas no trabalho, fazendo uso somente das referências mais relevantes dos últimos 10 anos e em número máximo de 30 citações.

12. No momento apropriado o autor será solicitado a inserir os nomes de todos os participantes, que devem ser posicionados logo abaixo do título em inglês, e identificados com número sequencial sobrescrito. O chamamento dos autores deve ser indicado no rodapé da primeira página, antecedido do número de identificação, devendo conter: título de graduação (Ex: Engenheiro Florestal), maior titulação (Ex: Dr.), descrição da função/profissão (Ex: Professor do Departamento de Ciências Florestais, Centro de Ciências Rurais, Universidade Federal de Santa Maria), endereço (Ex: Av. Roraima, 1000, CEP 97105-900, Santa Maria (RS), Brasil.) e e-mail (Ex: cienciaflorestal@ufsm.br) sem o ponto final.

13. Os manuscritos submetidos à revista passam pela triagem inicial do comitê de área, são enviados para revisores ad hoc, devolvidos aos autores para correções e, posteriormente, passam pela avaliação final do Conselho Editorial. Além disso, ainda passam pelas correções de  língua portuguesa e referências. Os artigos aceitos são publicados na ordem de aprovação e para os não-aceitos é feita a comunicação aos autores. Os artigos são disponibilizados no formato "pdf", no endereço eletrônico da revista (www.ufsm.br/cienciaflorestal).

14. Em caso de dúvidas sobre formatação, consultar os artigos já publicados no site ou o e-mail cienciaflorestal@ufsm.br.

IMPORTANTE: O autor deve, obrigatoriamente, passar o seu trabalho por um programa de detecção de Plágio antes da sua submissão, cujo resultado de similaridade NÃO PODE SUPERAR OS 10%. Recomenda-se o uso do software Copy Spider por ser um programa livre (https://copyspider.com.br/main/pt-br/download).

 

CUIDADO!

Ao receber o trabalho para ajustes, NÃO POSTE O TRABALHO COMO UM NOVO TRABALHO e sim vá até AVALIAÇÃO (Versão do Autor, Procurar e Transferir) e poste o arquivo corrigido lá. Para postar como um novo trabalho tem que ter a AUTORIZAÇÃO do Editor, solicitado pelo e-mail cienciaflorestal@ufsm.br, informando o nome completo do trabalho, evitando a duplicação de um mesmo trabalho no sistema.

Artigos

No momento da Submissão, todos os trabalhos serão incluídos na seção Artigos. Após análise científica, alguns poderão ser encaminhados para as seções Nota Técnica ou Artigo de Revisão.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.