Sobre a Revista

Foco e Escopo

Periódico criado com o objetivo de ser um veículo de divulgação de trabalhos técnico-científicos, notas técnicas e artigos de revisão relacionados à área florestal submetidos através desta plataforma.

Processo de Avaliação pelos Pares

Os trabalhos enviados serão avaliados anonimamente, por um par de Revisores Ad Hoc, levando em consideração a relevância do tema, metodologia empregada, resultados discutidos, redação, consistência, originalidade, atualidade das informações e atendimento às Diretrizes para Autores e normas éticas.

Os trabalhos também sofrem verificação quanto a questão de plágio e auto-plágio, fazendo uso de software específico.

 

Periodicidade

TRIMESTRAL

èDe 1991 a 1998: anual [novembro => n.1]
èDe 1999 a 2004: semestral [junho => n.1] [dezembro => n.2]
èDe 2005 em diante: trimestral [jan. a mar.=> n.1] [abr. a jun.=> n.2] [jul. a set.=> n.3] [out. a dez.=> n.4]

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Missão

Publicar artigos científicos, notas técnicas e revisões bibliográficas relacionadas à área de ciências florestais.

 

Comitê Ad Hoc

Os artigos publicados na revista Ciência Florestal são submetidos à consultoria científica. A relação dos consultores é publicada no último fascículo do ano.

Indexadores e Qualis

  • AGRIS/CARIS: International Information System for the Agricultural Sciences and Technology (ITALIA)
  • AGROBASE/BINAGRI: Base de Dados da Agricultura Brasileira (BRASIL)
  • DDP@/EMBRAPA: Bases de dados da Pesquisa Agropecuária (BRASIL)
  • CAB Abstracts: Commomwealth Agricultural Bureaux (REINO UNIDO)
  • LATINDEX: Sistema Regional de Inf. en Línea para Revistas Científicas (MÉXICO)
  • ICSR: International Center for Scientific Research (FRANÇA)
  • DOAJ: Directory of Open Access Journals (SUÉCIA)
  • AGRICOLA/NAL: National Agricultural Library (ESTADOS UNIDOS)
  • èELETRONIC JOURNALS LIBRARY: Max Plack Society (ALEMANHA)
  • PERIODICA: ìndice de Revistas Latinoamericanas en Ciencias (MÉXICO)
  • REDALYC: Red de Revistas Científicas de América Latina y el Caribe, España y Portugal (MÉXICO)
  • UCB - Pergamum: Sistema Integrado de Bibliotecas (BRASIL)
  • BIOLOGICAL ABSTRACTS: Thomson Scientific (ESTADOS UNIDOS)
  • BIOSIS PREVIEWS: Thomson Scientific (ESTADOS UNIDOS)
  • ELSEVIER/SCIRUS: For Scientific Information Only (PAÍSES BAIXOS)
  • HIGHWIRE PRESS: Stanford University (ESTADOS UNIDOS)
  • SUMARIOS.ORG: Sumários de Revistas Brasileiras (BRASIL)
  • FOREST SCIENCE DATABASE: Abstracts Database (REINO UNIDO)
  • BIOLINE INTERNATIONAL (CANADÁ)
  • e-JOURNALS.ORG (ESTADOS UNIDOS)
  • ACADEMIC JOURNALS DATABASE (ESTADOS UNIDOS)
  • EBSCO PUBLISHING (ESTADOS UNIDOS)
  • OPEN J-GATE (INDIA)
  • WEB OF SCIENCE - ISI - TOMPSON SCIENTIFIC (ESTADOS UNIDOS)
  • DIADORIM (BRASIL)
  • GALE-Cengage Learning (MÉXICO)
  • Rede Cariniana (BRASIL)
  • SciELO (BRASIL)
  • REDIB (ESPANHA)
  • I2OR (ÍNDIA)
  • AE Global Index (ÍNDIA)

 

Classificação CAPES (Última avaliação):
"B1" - Área: Ciências Agrárias I
"A1" - Área: Planejamento Urbano e Regional/Demografia

 
Classificação SJR:
"Q1" - Scimago Journal & Country Rank

 

 

Abreviatura

Ci. Fl.

Fator de Impacto

Fator de Impacto (SJR):
SCImago Journal & Country Rank

Ajuda

............................................................................
INSTRUÇÕES
...........................................................................
Para submeter trabalhos:
1)
O usuário já deve estar cadastrado como autor:
- Usuário ainda não cadastrado:
. Clique no menu superior (CADASTRO)
. Preencha e marque os itens do Perfil e no final clique em (CADASTRAR)
OBS: todos os itens com * são de preenchimento obrigatórios
- Usuários já cadastrados:
. Clique no menu superior ou do lado direito da tela e preencha os campos do Usuário (Login e Senha) e clique em (Acesso)
2) Submissão online de trabalhos:
- O usuário após logado (entrar com Login e Senha) deve clicar em (Autor)
- No item Iniciar Nova Submissão clique em (CLIQUE AQUI)
- Escolha a Seção ao qual se enquadra o trabalho
- Leia com atenção e marque todos os itens de Condições de submissão
- Leia e marque o item Declaração de Direito Autoral
- Clique em (Salvar e continuar)
- Escolha o Idioma do formulário
- Preencha os campos de Autores
OBS: caso seja mais de um autor clique em (Inserir autor)
- Preencha os campos de Título e Resumo
- Preencha no item Indexação o campo Palavras-chave, usando ";" para separação das mesmas.
- Clique em (Salvar e continuar)
- No item Documento de Submissão clique em (Arquivo) e busque o seu trabalho e após clique em (TRANSFERIR)
- Clique em (Salvar e continuar)
- Em Documento Suplementar envie uma copia digitalizada do Recibo de Deposito Bancário referente a Taxa de Submissão (veja item 2 §1 das Normas), clique em (SOBRE), e (Diretreizes para Autores).
- Clique em (Concluir Submissão)
- LEMBRETE: Sempre ao sair clique em "Sair do Sistema", localizado a direita, na parte inferior da tela.
............................................................................
Para verificar as normas de submissão de trabalhos:

- Clique no menu superior (SOBRE)
- No item Submissões clique em (Diretreizes para Autores)
............................................................................
Para acompanhar os trabalhos:

- Ao ser logado (entrar com Login e Senha) aparecerá em Submissões Ativas a relação dos trabalhos com: ID (número identificador), ENVIAR (dia e mês da última movimentação), SEC (tipo de seção em que foi enquadrado o trabalho), AUTORES (nome dos autores), TÍTULO (título do trabalho) e SITUAÇÃO (último tramite do trabalho).
.............................................................................
Para Autor acessar o trabalhos e corrigi-lo:

1) Entre com "Login" e "Senha";
2) Clique sobre "Autor";
3) Clique sobre a SITUAÇÃO do trabalho desejado nas "Submissões Ativas";
4) No item "Por Pares - Rodada 1", em "Documentos transferidos - Avaliador A e Avaliador B", clique sobre os arquivos e baixe para o seu computador;
5) Efetue as alterações sugeridas ou justifique-as no final do trabalho, com cada justificativa (individual por Avaliador) colocada em folhas separadas (no mesmo arquivo), amarrando as justificativas as linhas e páginas do trabalho. Também recoloque o(s) nome(s) do(s) autor(es) e sua(s) identificação(ões) no rodapé da primeira página (veja exemplo nas noramas da revista);
6) Vá até o item "Decisão Editorial", clique sobre "Procurar" e anexe o arquivo do trabalho corrigido (com as justificativas se houverem) e após clique em "Transferir" e na caixa "Notificar Editor", escrevendo no corpo do e-mail "Trabalho corrigido, com justificativas ou sem justificativas".
............................................................................
Para AVALIADORES:

1º) Entre com o seu LOGIN e a sua SENHA no lugar apropriado e após clique sobre o link Avaliador;
2º) Após o avaliador deve notificar o editor, indo no item "Diretrizes de Avaliação", no item 1 se aceita ou não fazer a avaliação;
3º) Aceitando avaliar, vá no item 3 e salve o arquivo contendo o trabalho no seu computador. No mesmo item, caso tenha Documento Suplementar também salve no seu computador. Faca uma leitura do trabalho e insira as suas sugestões através da janela Revisão do Word ou usando fonte de cor diferente do preto (preferencialmente vermelha) e grave novamente o trabalho. Em caso de utilizar a ferramenta REVISÃO, lembre-se de ir em Revisão, Controlar Alterações, Alterar Nome de Usuário e, na janela Nome do Usuário, elimine o seu nome para não ser identificado;
4º) Não esqueça de preencher o "Formulário de Avaliação" que encontra-se no ITEM 4;
5º) No item 5 transfira para o sistema o arquivo com o trabalho sobre o qual você fez as sugestões;
6º) No item 6 escolha a opção mais adequada para a situação do trabalho analisado e após clique em ENVIAR AVALIAÇÃO PARA O EDITOR;
7º) Por último vá a direita da tela do computador e em USUÁRIO, clique em Sair do Sistema.

Classificação

http://www.scimagojr.com/journalrank.php?category=1107

Histórico do periódico

O periódico foi criado em 1991, inicialmente com tiragem anual. Com o passar dos anos, devido ao aumento das submissões de trabalhos, em 1999 passou a ser semestral e posteriormente, em 2005, trimestral. No inicio sua publicação era essencialmente impressa que com o advento das publicações online, em 1993, foi desenvolvido um site para a postagem da mesma. Devido a isso e também com a indexação em várias bases de dados, sua classificação configurou entre as melhores do país na área da ciência florestal o que tornou seu gerenciamento dificultoso. Para solucionar o problema, em 16 de outubro de 2009 ingressamos na Plataforma SEER o que aumentou a visibilidade do periódico e proporcionou que fosse conseguido o ingresso na base de dados ISI, uma das maiores do mundo, já com resultados positivos no fator de impacto. Também com o ingresso no SEER foi possível a atribuição do DOI nos volumes mais recentemente publicados, com a intenção de gradativamente ir atribuindo aos volumes mais antigos. Recentemente a revista obteve seu ingresso na coleção SciELO.