Simulação numérica de chamas difusivas de hidrogênio atravésdas equações de Navier-Stokes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179460X66842

Palavras-chave:

Hidrogênio, Chamas Difusivas, Mecanismo Reduzido, Simulação Numérica

Resumo

A procura por novas fontes de combustíveis alternativos, para substituir o uso de combustíveis fósseis e diminuir aemissão de gases, tem aumentado nos últimos anos. O hidrogênio tem se tornado cada vez mais um combustívelalternativo interessante, pois não produz gás de efeito estufa CO2e oferece potencial de redução de poluentes NOXe pode aumentar a economia de combustível quando usado em misturas de hidrocarbonetos. Neste trabalho foirealizado a simulação numérica para chamas difusivas de hidrogênio no interior de uma câmara de combustão noformato retangular. Portanto, foram aplicadas as equações reativas de Navier-Stokes, fração de mistura para o fluxoe para a parte química o método Flamelet. Para a modelagem da turbulência, foram usados a técnica conhecidacomo simulação em grandes escalas (LES), e o método de diferenças finitas para discretizar as equações. Tambémforam realizadas simplificações e adimensionalizações nos termos das equações com a finalidade de diminuira complexidade do problema. Os resultados numéricos obtidos foram comparados com dados encontrados naliteratura, estão em concordância com estes.

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Biografia do Autor

Evanildo Franco de Jesus, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, RS

Possui graduação em Matemática pela Universidade Federal do Pampa (2017) e mestrado em Modelagem Matemática pela Universidade Federal de Pelotas (2020). Atualmente é doutorando em Matemática Aplicada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul-UFRGS.

Régis Sperotto de Quadros, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, RS

Possui graduação em Matemática pela Universidade de Passo Fundo (2000), mestrado em Matemática Aplicada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003), doutorado em Matemática Aplicada realizado na Technische Universität Darmstadt em Darmstadt na Alemanha (2009) e Pos-doutorado em Energia Nuclear pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2014). Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Análise Numérica e Otimização. Atualmente é professor associado do Departamento de Matemática e Estatística na Universidade Federal de Pelotas e coordenador do Programa de Pós Graduação em Modelagem Matemática do Instituto de Física e Matemática da UFPel. Na página do laboratório GDISPEN estão descritas algumas das pesquisas que têm sido desenvolvidas pelo pesquisador e equipe do grupo de pesquisa: https://wp.ufpel.edu.br/fentransporte.

Daniela Buske, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, RS

possui graduação em Matemática Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Santa Maria (1999) , mestrado e doutorado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004;2008) na área de Fenômenos de Transporte / Dispersão de Poluentes e pós-doutorado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2011) na área de Engenharia Nuclear. Realizou estágio de doutorado na Itália no "Istituto Di Scienze Dell'atmosfera e Del Clima Di Bologna", ISAC/CNR de Bologna. Atualmente é professora associada da Universidade Federal de Pelotas. Participa do PPG em Modelagem Matemática e do PPG em Ciências Ambientais da UFPel. Tem experiência na área de Geociências e Matemática Aplicada, com ênfase em Matemática Aplicada / Física da Atmosfera / Fenômenos de Transporte, atuando principalmente nos seguintes temas: dispersão de poluentes, modelagem matemática, física da camada limite atmosférica, poluição do ar, soluções analíticas/semi-analíticas, transformadas integrais, transferência de calor e massa. Na página do laboratório GDISPEN estão descritas algumas das pesquisas que têm sido desenvolvidas pela pesquisadora e equipe do grupo de pesquisa: https://wp.ufpel.edu.br/fentransporte.

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Publicado

2021-11-08

Como Citar

Jesus, E. F. de, Quadros, R. S. de, & Buske, D. (2021). Simulação numérica de chamas difusivas de hidrogênio atravésdas equações de Navier-Stokes. Ciência E Natura, 43, e14. https://doi.org/10.5902/2179460X66842

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