Esta é uma versão desatualizada publicada em 2022-07-25. Leia a versão mais recente.

A implementação de soluções integradas de comunicação e colaboração por meio da G Suite for Education junto a cursos de engenharia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179460X43645

Palavras-chave:

Metodologia, Comunicação, Integração

Resumo

Este artigo, objetiva descrever a percepção dos estudantes matriculados na disciplina Cálculo Numérico, considerando a utilização de soluções integradas de comunicação e colaboração, por meio das ferramentas da G Suite for Education, em relação as condições de aprendizagem, nos cursos de engenharia ofertados pela Universidade Tiradentes na cidade de Aracaju no estado de Sergipe/Brasil. Os resultados revelam que uma das maiores modificações na metodologia da aula foi a eliminação da entrega de trabalhos impressos, o que foi possível com o uso do Google Classroom. Além desta alteração, destaca-se neste trabalho ferramentas que foram executadas por meio do pacote da G Suite for Education. A pesquisa evidencia a facilidade de comunicação e interação com o professor e com os demais estudantes, a dinâmica de entrega e a discussão dos resultados das atividades propostas. Além da construção de atividades colaborativas, pois, mesmo não estando fisicamente juntos, os grupos de estudantes desenvolveram e comentaram a resolução de problemas simultaneamente, no mesmo arquivo, de forma compartilhada e colaborativa. A pesquisa revelou que por meio da G Suite, o estudante mostra-se mais envolvido com a disciplina e consequentemente com a sua formação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliana da Silva Dias, Universidade Tiradentes, Aracaju, SE, Brasil

Possui graduação em Matemática, especialização em Matemática e Estatística, Mestrado e Doutorado em Educação. É professora nas áreas de Matemática e Estatística, junto aos cursos da área de Ciências Exatas e Tecnológicas. 

Cassius Gomes de Oliveira, Universidade Tiradentes, Aracaju, SE, Brasil

Graduação em Licenciatura em Matemática e mestrado em Matemática Aplicada e Computacional. Atualmente é professor adjunto III da Universidade Tiradentes.

Referências

ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini de, Educação, ambientes virtuais e interatividade. In: SILVA, Marco (org.). Educação Online. São Paulo: Loyola, 2003

ASSMANN, H. Reencantar a educação: rumo à sociedade aprendente. Petrópolis: Vozes, 1998.

CASTELLS, M. A sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra, 1999.

GOOGLE FOR EDUCATION. Google for Education. [s.l.]. Disponível em: https://edu.google.com/. Acesso em: 23 nov. 2019.

LÉVY, P. As novas tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. Rio de Janeiro: Editora 34, 1993

GAMBOA, S. S. Pesquisa em educação: métodos e epistemologias. 2. ed. Chapecó: Argos, 2012.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2007.

MERCADO, L. P. Formação Continuada de Professores e Novas Tecnologias. Maceió: Edufal, 1999.

MINAYO, M. C. S. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 2001.

PRENSKY, M. Nativos Digitais, Imigrantes Digitais. De On the Horizon, NCB University Press, v.9, n. 5, out., 2001. (Tradução do artigo "Digital natives, digital immigrants", cedida por Roberta de Moraes Jesus de Souza: professora, tradutora e mestranda em educação pela UCG).

PRETI, O. Educação a distância: construindo significados. Cuiabá: NEAD/IE - UFMT, 2000.

PRETTO, N. de L. Uma escola com/sem futuro. Educação e Multimídia. Campinas: Papirus, 1996.

SALES, S. & FICHMANN, S. (2013). Redes de Aprendência: uso de tecnologias digitais e formação de professores. In: Workshop de informática na escola, 19., 2013. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira da Computação, 2013.

SIMÕES, I. A. G. (2009). A Sociedade em Rede e a Cibercultura: dialogando com o pensamento de Manuel Castells e de Pierre Lévy na era das novas tecnologias de comunicação. [S.l.]: Revista Eletrônica Temática.

SPRATT, C.; WALKER, R.; ROBINSON, B. Practitioner research and evaluation skills training in open and distance learning. Module A5: Mixed research methods. Commonwealth of Learning, 2004. Disponível em: http://oasis.col.org/bitstream/handle/11599/88/A5%20workbook.pdf?sequence =1&isAllowed=y. Acesso em: 13 de julho de 2022.

Downloads

Publicado

2022-07-25

Versões

Como Citar

Dias, J. da S., & Oliveira, C. G. de. (2022). A implementação de soluções integradas de comunicação e colaboração por meio da G Suite for Education junto a cursos de engenharia. Ciência E Natura, 44, e36. https://doi.org/10.5902/2179460X43645

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.