Projeto Horta Viva na escola

Autores

  • Jaqueline Rambo Anschau Laboratório de processos Biológicos, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM, Campus Cachoeira do Sul, Cachoeira do Sul, RS. https://orcid.org/0000-0002-8444-8368
  • Bianca Motta Dolianitis Universidade Federal de Santa Maria - UFSM, Campus Cachoeira do Sul, Cachoeira do Sul, RS. https://orcid.org/0000-0003-1818-9529
  • Gabriel Cogo Pagliarin Universidade Federal de Santa Maria - UFSM, Campus Cachoeira do Sul, Cachoeira do Sul, RS.
  • Janessa Aline Zappe Universidade Federal de Santa Maria - UFSM, Campus Cachoeira do Sul, Cachoeira do Sul, RS. https://orcid.org/0000-0002-8880-4729
  • Rosana Santos de Moraes Universidade Federal de Santa Maria - UFSM, Campus Cachoeira do Sul, Cachoeira do Sul, RS. https://orcid.org/0000-0003-1520-6979
  • Viviane Dal-Souto Frescura Universidade Federal de Santa Maria - UFSM, Campus Cachoeira do Sul, Cachoeira do Sul, RS.

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179460X35513

Palavras-chave:

Hortas escolares, Alimentação saudável, Educação ambiental

Resumo

A presença de hortas nas escolas é cada vez mais incomum devido à grande facilidade e praticidade do uso de produtos industrializados para alimentação dos alunos, o que acarreta na desvalorização dos alimentos naturais e no desinteresse crescente das crianças por usar vegetais na alimentação. No entanto, o uso de vegetais é de grande importância para o desenvolvimento nutricional das crianças que se encontram em fase de crescimento. Portanto, com o presente trabalho, objetivou-se implantar hortas em escolas de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. Durante o ano de 2017 o projeto foi desenvolvido em quatro escolas, em diferentes localidades, em Novo Cabrais, Cachoeira do Sul e Santiago, no estado do Rio Grande do Sul. Foi realizada uma palestra informativa tratando de informações sobre o preparo das hortas e importância do consumo de alimentos saudáveis. Ao final do desenvolvimento do projeto, foi possível observar o quanto foi satisfatório e relevante para cada um dos alunos, independente da idade, ajudar no plantio das mudas, poder observar o crescimento e desenvolvimento de cada planta.

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Referências

BARBOSA, N. V. S. Caderno 1: A Horta Escolar como Parte do Currículo da Escola. Brasília, 2007.

MINISTÉRIO DA SAÚDE. Política nacional de alimentação e nutrição. Brasília, 2000.

MORGADO, F. S. A Horta Escolar na educação ambiental: experiência do projeto horta viva nas escolas municipais de Florianópolis, Revista Eletrônica de Extensão. 2008: (6) 1-10.

PANTOJA, T.F. et al. A importância da horta escolar no processo ensino aprendizagem de botânica em uma escola de Macapá, AP. Anais do 64º Congresso Nacional de Botânica. Belo Horizonte, 2013.

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Publicado

2019-03-12

Como Citar

Anschau, J. R., Dolianitis, B. M., Pagliarin, G. C., Zappe, J. A., Moraes, R. S. de, & Frescura, V. D.-S. (2019). Projeto Horta Viva na escola. Ciência E Natura, 40, 148–155. https://doi.org/10.5902/2179460X35513

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