Analysis of first degree polynomial function teaching strategies to social applied sciences courses
DOI:
https://doi.org/10.5902/2179460X29526Palavras-chave:
Polynomial functions, Income, Cost. Revenue, Social Applied ScienciesResumo
This paper aims present a study on the students’ ability to perform relations between first degree polynomial functions (domain, the range, x-intercept and y-intercept) and the economic theory which involves income, cost and revenue, practical applications in the professional area. The proposed study analyses the application of two practical activities containing real data of companies of the textile field. They require math and economical knowledge, reading and comprehension of data and results. This research was conducted at Universidade Federal do Rio Grande, RS, Brazil, in a group from the second semester of Business Administration Course.
Downloads
Referências
BEUREN I. Como elaborar trabalhos monográficos em contabilidade: teoria e prática. 3.ed. São Paulo: Atlas; 2012.
BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: matemática. Brasília: MEC, 1998.
CAVASOTTO M, PORTANOVA R. Reflexões sobre as dificuldades na aprendizagem de cálculo diferencial e integral. Em: Anais da III Mostra de Pesquisa da Pós-Graduação PUCRS [Internet]; 2008 Agosto 11-14; Porto Alegre, Brasil. 2008 [cited 2017 ago 17]. Available from: http://www.pucrs.br/edipucrs/online/IIImostra/EducacaoemCienciaseMatematica/62352%20-%20MARCELO%20CAVASOTTO.pdf.
CHIANG A. Matemática para economistas. Rio de Janeiro: Elsevier; 2006.
CÔRTES MC. A importância da matemática aplicada nos cursos de administração, ciências contábeis e economia. [monography]. Ji-Paraná: Fundação Universidade Federal De Rondônia/UNIR; 2010. [cited 2017]. Available from: http://www.dmejp.unir.br/menus_arquivos/1787_2010_moizilene_cortes.pdf
CURY H, KONZEN B. Classificação e análise de erros em Álgebra. Em: Anais VII Salão de Iniciação Científica da PUCRS [Internet]. 2006 [cited 2017 set 22]. Available from: http://www.pucrs.br/research/salao/2006-VIISalaoIC/.
DEMANA F, WAITS B, FOLEY G, KENNEDY D. Pré-cálculo. 7. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall; 2009.
FERREIRA D, JACOBINI O. Modelagem matemática e ambiente de trabalho: uma combinação pedagógica voltada para a aprendizagem. REnCiMa; 1(1):9-26. 2010. [Internet]. [cited 2017 set 22]. Available from: http://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/viewFile/2/2.
FERREIRA V, FORTULAN V. Um estudo das funções de 1º e 2º graus aplicadas à economia. Revista Matiz Online. Matão (SP): Instituto Matonense Municipal de Ensino Superior. Programa de Divulgação Científica do Immes, 2012. Available from: http://www.immes.edu.br/.
FILBER, C. Dificuldades em Matemática ao ingressar no ensino superior. Available from: http://biblioteca.unilasalle.edu.br/docs_online/tcc/graduacao/matematica/2007/cfgoncalves.pdf.
GOLDSTEIN L, SCHNEIDER D. Matemática Aplicada: Economia, Administração e Contabilidade. Porto Alegre, Bookman, 2000.
HARSHBARGER R, REYNOLDS J. Matemática Aplicada: Administração, Economia, Ciências Sociais e Biológicas. 7.ed. São Paulo: McGraw - Hill, 2006.
HOFFMANN L, BRADLEY G. Cálculo: um curso moderno e suas aplicações. Rio de Janeiro: LTC, 1999.
LEITE A. Aplicações da Matemática: administração, economia e ciências contábeis. São Paulo: Cengage Learning, 2008.
LINCHEVSKI L, LIVNEH D. Structure sense: the relationship between algebraic and numerical contexts. Educational Studies in Mathematics. 1999;(2):173-196.
MARTINS G, THEÓPHILO C. Metodologia da investigação científica para as ciências sociais aplicadas. 2.ed. São Paulo: Atlas, 2009.
MENEGHETTI C, RODRIGUEZ B, POFFAL C. Gráfico de função polinomial: uma discussão sobre dificuldades de aprendizagem no Ensino Superior. Ciência e Natura. 2017; 39(1):156-169.
MORETTIN P, HAZZAN S, BUSSAB W. Cálculo: função de uma e duas variáveis. 1.ed. São Paulo: Saraiva, 2004.
MUROLO A, BONETTO G. Matemática aplicada a administração, economia e contabilidade. 2.ed. São Paulo: Cengage Learning, 2016.
NOSSA V. A necessidade de professores qualificados e atualizados para o ensino da Contabilidade. Revista de Contabilidade do CRC-SP, 1999; 9(3): 18-23.
OLIVEIRA F, BRITO J, VERA J, SOUSA R. Perfil dos alunos ingressantes do curso de administração na Universidade Federal do Piauí – Campus de Picos. Em: Anais Seminário de Administração da Macrorregião de Picos, Universidade
Federal do Piauí [Internet]; 2015 Outubro, 27-29; Picos, Brasil. 2015 [cited 2017 set 22]. Available from: https://www.google.com.br/url?
sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=18&cad=rja&uact=8&ved=0ahUKEwiZuqm8v9DWAhUO0GMKHbakArY20154ChAWCEcwBw&url=http%3A%2F%2Fwww.cra-pi.org.br%2Fservicos%2Fartigos%2Fperfil-dos-alunos-ingressantes-do-curso-de-administracao-na-universidade-federal-do-piaui-campus-de-icos.pdf%2Fat_download%2Ffile&usg=AFQjCNGvB6WhJ2YaQzfHEa2MhcILNUqUVQ.
PEÑALOZA V, BASTOS A. O perfil dos alunos do curso de Administração, sob a perspectiva empreendedora. In: XVI Encontro Nacional dos Cursos de Graduação em Administração, 2005, Belo Horizonte – MG.
RICCARDI D. O desenvolvimento das competências de alunos formandos do curso de administração de uma universidade pública [monography]. Porto Alegre: Departamento de Ciências Administrativas/UFRGS; 2011.
RODRIGUEZ B, MENEGHETTI C, POFFAL C. Estudo do Perfil dos Alunos do Curso de Matemática Aplicada – Bacharelado: entendendo as razões para o baixo rendimento dos acadêmicos. Ciência e Natura. 2015;(37):151- 162.
SILVA L; MACHADO M. Matemática Aplicada à Administração, Economia e Contabilidade: funções de uma e várias variáveis. São Paulo: Cengage Learning, 2010.
SILVA D, MACHADO G. A matemática e a graduação em ciências contábeis. Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ. 2004; (9):33-52. Available from: http://www.atena.org.br/revista/ojs-2.2.3-08/index.php/UERJ/article/viewFile/683/679.
SIMON C, BLUME L. Matemática para economistas. Trad. Claus Ivo Doering. Porto Alegre: Bookman, 2004.
SOSA J. Resolução de problemas – uma metodologia no primeiro período de um curso de Administração: possibilidades e limitações na prática educativa em Matemática. Pós-Graduação em Educação Matemática. Juiz de Fora, MG, 2011.
VASCONCELLOS M, GARCIA M. Fundamentos de economia. 5. ed. São Paulo: Saraiva, 2014.
XAVIER FILHO J. Ciências Contábeis uma ciência social aplicada? Interfaces de Saberes. 2008 (8):1-12.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Para acessar a DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E EXCLUSIVIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS clique aqui.
Diretrizes Éticas para Publicação de Revistas
A revista Ciência e Natura está empenhada em garantir a ética na publicação e na qualidade dos artigos.
A conformidade com padrões de comportamento ético é, portanto, esperada de todas as partes envolvidas: Autores, Editores e Revisores.
Em particular,
Autores: Os Autores devem apresentar uma discussão objetiva sobre a importância do trabalho de pesquisa, bem como detalhes e referências suficientes para permitir que outros reproduzam as experiências. Declarações fraudulentas ou intencionalmente incorretas constituem comportamento antiético e são inaceitáveis. Artigos de Revisão também devem ser objetivos, abrangentes e relatos precisos do estado da arte. Os Autores devem assegurar que seu trabalho é uma obra totalmente original, e se o trabalho e / ou palavras de outros têm sido utilizadas, isso tem sido devidamente reconhecido. O plágio em todas as suas formas constitui um comportamento publicitário não ético e é inaceitável. Submeter o mesmo manuscrito a mais de um jornal simultaneamente constitui um comportamento publicitário não ético e é inaceitável. Os Autores não devem submeter artigos que descrevam essencialmente a mesma pesquisa a mais de uma revista. O Autor correspondente deve garantir que haja um consenso total de todos os Co-autores na aprovação da versão final do artigo e sua submissão para publicação.
Editores: Os Editores devem avaliar manuscritos exclusivamente com base no seu mérito acadêmico. Um Editor não deve usar informações não publicadas na própria pesquisa do Editor sem o consentimento expresso por escrito do Autor. Os Editores devem tomar medidas de resposta razoável quando tiverem sido apresentadas queixas éticas relativas a um manuscrito submetido ou publicado.
Revisores: Todos os manuscritos recebidos para revisão devem ser tratados como documentos confidenciais. As informações ou ideias privilegiadas obtidas através da análise por pares devem ser mantidas confidenciais e não utilizadas para vantagens pessoais. As revisões devem ser conduzidas objetivamente e as observações devem ser formuladas claramente com argumentos de apoio, de modo que os Autores possam usá-los para melhorar o artigo. Qualquer Revisor selecionado que se sinta desqualificado para rever a pesquisa relatada em um manuscrito ou sabe que sua rápida revisão será impossível deve notificar o Editor e desculpar-se do processo de revisão. Os Revisores não devem considerar manuscritos nos quais tenham conflitos de interesse resultantes de relacionamentos ou conexões competitivas, colaborativas ou outras conexões com qualquer dos autores, empresas ou instituições conectadas aos documentos.