Modelos volumétricos para o tronco da erva-mate (Ilex paraguariensis A. St.-Hil.): uma análise através das técnicas de regressão

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179460X40386

Keywords:

Método Stepwise Backward, Análise de Regressão, Modelagem, Tronco com Casca, Troco sem Casca

Abstract

Este estudo teve como objetivo a modelagem volumétrica para tronco da erva-mate por meio da análise de regressão. Foram avaliadas 30 árvores localizadas na região nordeste do Estado do Rio Grande do Sul. Para cada árvore foram medidas as variáveis biométricas altura em metros (h), diâmetro dos troncos a 0,60 metros acima do solo (d0,6 m), raio médio de copa em metros (rc) e área de copa em metros quadrados (ac). Para a construção dos modelos para estimar o volume do tronco com casca e sem casca utilizou-se o Software Statistical Analisys System - SAS -versão 8. Foi utilizado o método Stepwise Backward para seleção de variáveis independentes, em que se limitou ao máximo três variáveis nos modelos selecionados e um acréscimo no R2 ajustado superior a 1% para a variável ser incluída no modelo. O melhor modelo ajustado para estimar o volume do tronco com casca foi vcc = 0,01273*lnh,e para o volume do tronco sem casca foi o seguinte: vsc = 0,00076*hd. Este estudo trouxe uma importante contribuição para a espécie pois estimou o volume do tronco tanto com casca quanto sem casca determinando com maior precisão a sua utilização como fonte de matéria-prima para diferentes fins.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Fernando de Jesus Moreira Junior, Universidade Federal de Santa Maria

Docente do Departamento de Estatística / CCNE / UFSM.
Formação: Graduação em Estatística (UFRGS), Mestrado em Engenharia de Produção (UFRGS), Doutorado em Engenharia de Produção (UFSC).

References

HERRMANN MLP, ROSA OR. Geografia do Brasil: Região Sul. Volume 2. Rio de Janeiro: Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística; 1991.

LEITE PF. Contribuição ao conhecimento fitoecológico do Sul do Brasil. In: Fitogeografia do Sul da América. Revista Ciência e Ambiente. 2002;24:51-73.

MACHADO SA, FIGUEIREDO FILHO A. Dendrometria. Curitiba: Ed. dos Autores, 2003.

MORENO JA. Clima do Rio Grande do Sul. Porto Alegre: Secretaria da Agricultura - RS, 1961.

ROSSE LN, FERNANDES, JSC. Escolha de caracteres para o melhoramento genético em erva-mate por meio de técnicas multivariadas. Ciência Florestal, Santa Maria: 2002;12(1):21-27.

STRECK EV et al. Solos do Rio Grande do Sul. Porto Alegre: Editora Ufrgs, 2002.

VELOSO HP, RANGEL FILHO ALR, LIMA JCA. Classificação da Vegetação Brasileira, adaptada a um Sistema Universal. Rio de Janeiro: IBGE/PROJETO RADAM BRASIL, 1991.

Published

2020-12-29

How to Cite

Berger, G. D. C., Müller, I., Moreira Junior, F. de J., & Ansuj, A. P. (2020). Modelos volumétricos para o tronco da erva-mate (Ilex paraguariensis A. St.-Hil.): uma análise através das técnicas de regressão. Ciência E Natura, 42, e15. https://doi.org/10.5902/2179460X40386

Most read articles by the same author(s)

1 2 3 > >>