Modelos volumétricos para o tronco da erva-mate (Ilex paraguariensis A. St.-Hil.): uma análise através das técnicas de regressão
DOI:
https://doi.org/10.5902/2179460X40386Palavras-chave:
Método Stepwise Backward, Análise de Regressão, Modelagem, Tronco com Casca, Troco sem CascaResumo
Este estudo teve como objetivo a modelagem volumétrica para tronco da erva-mate por meio da análise de regressão. Foram avaliadas 30 árvores localizadas na região nordeste do Estado do Rio Grande do Sul. Para cada árvore foram medidas as variáveis biométricas altura em metros (h), diâmetro dos troncos a 0,60 metros acima do solo (d0,6 m), raio médio de copa em metros (rc) e área de copa em metros quadrados (ac). Para a construção dos modelos para estimar o volume do tronco com casca e sem casca utilizou-se o Software Statistical Analisys System - SAS -versão 8. Foi utilizado o método Stepwise Backward para seleção de variáveis independentes, em que se limitou ao máximo três variáveis nos modelos selecionados e um acréscimo no R2 ajustado superior a 1% para a variável ser incluída no modelo. O melhor modelo ajustado para estimar o volume do tronco com casca foi vcc = 0,01273*lnh,e para o volume do tronco sem casca foi o seguinte: vsc = 0,00076*hd. Este estudo trouxe uma importante contribuição para a espécie pois estimou o volume do tronco tanto com casca quanto sem casca determinando com maior precisão a sua utilização como fonte de matéria-prima para diferentes fins.Downloads
Referências
HERRMANN MLP, ROSA OR. Geografia do Brasil: Região Sul. Volume 2. Rio de Janeiro: Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística; 1991.
LEITE PF. Contribuição ao conhecimento fitoecológico do Sul do Brasil. In: Fitogeografia do Sul da América. Revista Ciência e Ambiente. 2002;24:51-73.
MACHADO SA, FIGUEIREDO FILHO A. Dendrometria. Curitiba: Ed. dos Autores, 2003.
MORENO JA. Clima do Rio Grande do Sul. Porto Alegre: Secretaria da Agricultura - RS, 1961.
ROSSE LN, FERNANDES, JSC. Escolha de caracteres para o melhoramento genético em erva-mate por meio de técnicas multivariadas. Ciência Florestal, Santa Maria: 2002;12(1):21-27.
STRECK EV et al. Solos do Rio Grande do Sul. Porto Alegre: Editora Ufrgs, 2002.
VELOSO HP, RANGEL FILHO ALR, LIMA JCA. Classificação da Vegetação Brasileira, adaptada a um Sistema Universal. Rio de Janeiro: IBGE/PROJETO RADAM BRASIL, 1991.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Para acessar a DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E EXCLUSIVIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS clique aqui.
Diretrizes Éticas para Publicação de Revistas
A revista Ciência e Natura está empenhada em garantir a ética na publicação e na qualidade dos artigos.
A conformidade com padrões de comportamento ético é, portanto, esperada de todas as partes envolvidas: Autores, Editores e Revisores.
Em particular,
Autores: Os Autores devem apresentar uma discussão objetiva sobre a importância do trabalho de pesquisa, bem como detalhes e referências suficientes para permitir que outros reproduzam as experiências. Declarações fraudulentas ou intencionalmente incorretas constituem comportamento antiético e são inaceitáveis. Artigos de Revisão também devem ser objetivos, abrangentes e relatos precisos do estado da arte. Os Autores devem assegurar que seu trabalho é uma obra totalmente original, e se o trabalho e / ou palavras de outros têm sido utilizadas, isso tem sido devidamente reconhecido. O plágio em todas as suas formas constitui um comportamento publicitário não ético e é inaceitável. Submeter o mesmo manuscrito a mais de um jornal simultaneamente constitui um comportamento publicitário não ético e é inaceitável. Os Autores não devem submeter artigos que descrevam essencialmente a mesma pesquisa a mais de uma revista. O Autor correspondente deve garantir que haja um consenso total de todos os Co-autores na aprovação da versão final do artigo e sua submissão para publicação.
Editores: Os Editores devem avaliar manuscritos exclusivamente com base no seu mérito acadêmico. Um Editor não deve usar informações não publicadas na própria pesquisa do Editor sem o consentimento expresso por escrito do Autor. Os Editores devem tomar medidas de resposta razoável quando tiverem sido apresentadas queixas éticas relativas a um manuscrito submetido ou publicado.
Revisores: Todos os manuscritos recebidos para revisão devem ser tratados como documentos confidenciais. As informações ou ideias privilegiadas obtidas através da análise por pares devem ser mantidas confidenciais e não utilizadas para vantagens pessoais. As revisões devem ser conduzidas objetivamente e as observações devem ser formuladas claramente com argumentos de apoio, de modo que os Autores possam usá-los para melhorar o artigo. Qualquer Revisor selecionado que se sinta desqualificado para rever a pesquisa relatada em um manuscrito ou sabe que sua rápida revisão será impossível deve notificar o Editor e desculpar-se do processo de revisão. Os Revisores não devem considerar manuscritos nos quais tenham conflitos de interesse resultantes de relacionamentos ou conexões competitivas, colaborativas ou outras conexões com qualquer dos autores, empresas ou instituições conectadas aos documentos.

