Determinação da erosividade da chuva - correlação com eventos de inundações, alagamentos e deslizamentos na cidade de Santa Maria
DOI:
https://doi.org/10.5902/2179460X27241Resumo
A cidade de Santa Maria possui várias vilas onde ocorrem conflitos de uso da terra. Esses conflitos evidenciam problemas relacionados a ocorrência de inundações, alagamentos e deslizamentos. Nessa perspectiva, teve-se como objetivos determinar a erosividade da chuva para Santa Maria e estabelecer um índice critico através da equação de regressão. Determinou-se a erosividade da chuva conforme a proposta de Wischmeier & Smith (1956), expressa através de EI30. Para tanto, trabalhou-se com a série compreendida pelo período de 1980-2002. Em seguida estabeleceu-se a correlação entre a erosividade da chuva e os eventos de inundação, alagamentos e deslizamentos. Obteve-se como índice crítico para o EI30 48.55 Mj.ha/mm.h e, um índice crítico para a precipitação acumulada de 31, 21mm para o desencadeamento dos eventos.
Downloads
Referências
AYOADE, J. O. Introdução à Climatologia para os Trópicos. São Paulo: Difel, 1986, 332p.
BERGER, M. G. Inundações/Alagamentos na Área Urbana de Santa Maria Associado à Ação Antrópica e a Distribuição das Chuvas entre 1980 e 1995. 1999, 82f. Trabalho de Graduação (Curso de Geografia) Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 1999.
CERRI, L. E. S. Riscos Geológicos Urbanos. In: Chassot, A. & Campos, H. (orgs). Ciências da Terra e o Meio Ambiente. São Leopoldo: Ed. Unisinos, 1999. p.133-150.
CHRISTOFOLETTI, A. Geomorfologia. São Paulo: Edgard Blucher, 1980. 188p.
FERNANDES, N. F. & AMARAL, C. P. Movimentos de Massa: uma abordagem geológica-geomorfológica. In: CUNHA, S. B. & GUERRA, A. J. T. Geomorfologia e Meio Ambiente. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil; 1996. p.123-194.
MACIEL FILHO, C. L. Carta Geotécnica de Santa Maria. Santa Maria, Imprensa Universitária, 1990. 22p.
MITCHELL, J. K. Estimación de Ia Perdida dei Suelo. In: Kirkby, M. J. & Morgan, R. P. C. (orgs). Erosión de Suelos. México: Limusa Noriega Editores, 1994. p. 35-88.
MOJICA, F. J. La Ecuacion Universal de Erosion. Revista Geografia de América Central. Escuela de Geografia (Faculdade de Ciencias de Ia Turma Yelmar) Universidad Nacional Heredia. Costa Rica. Pesquisa em Geografia, p. 35-45, 1978.
PENTEADO. M. Fundamentos de Geomorfologia. 2 ed. Rio de Janeiro: IBGE, 1978. 154p.
TATIZANA, C., OGURA, A. T., CERRI, L. E. S. & ROCHA, M. C. M. Análise de Correlação entre chuvas e escorregamentos na Serra do Mar, município de Cubatão. In: Congresso Brasileiro de Geologia de Engenharia, São Paulo: ABGE. 1987. v. 2. p.225-236. Anais.
ZILLMER, R. J. A pequena produção da horti-fruticultura na periferia urbana de Santa Maria-RS. 1991. 155f. Trabalho de Graduação (Graduação em Geografia), Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 1991.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Para acessar a DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E EXCLUSIVIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS clique aqui.
Diretrizes Éticas para Publicação de Revistas
A revista Ciência e Natura está empenhada em garantir a ética na publicação e na qualidade dos artigos.
A conformidade com padrões de comportamento ético é, portanto, esperada de todas as partes envolvidas: Autores, Editores e Revisores.
Em particular,
Autores: Os Autores devem apresentar uma discussão objetiva sobre a importância do trabalho de pesquisa, bem como detalhes e referências suficientes para permitir que outros reproduzam as experiências. Declarações fraudulentas ou intencionalmente incorretas constituem comportamento antiético e são inaceitáveis. Artigos de Revisão também devem ser objetivos, abrangentes e relatos precisos do estado da arte. Os Autores devem assegurar que seu trabalho é uma obra totalmente original, e se o trabalho e / ou palavras de outros têm sido utilizadas, isso tem sido devidamente reconhecido. O plágio em todas as suas formas constitui um comportamento publicitário não ético e é inaceitável. Submeter o mesmo manuscrito a mais de um jornal simultaneamente constitui um comportamento publicitário não ético e é inaceitável. Os Autores não devem submeter artigos que descrevam essencialmente a mesma pesquisa a mais de uma revista. O Autor correspondente deve garantir que haja um consenso total de todos os Co-autores na aprovação da versão final do artigo e sua submissão para publicação.
Editores: Os Editores devem avaliar manuscritos exclusivamente com base no seu mérito acadêmico. Um Editor não deve usar informações não publicadas na própria pesquisa do Editor sem o consentimento expresso por escrito do Autor. Os Editores devem tomar medidas de resposta razoável quando tiverem sido apresentadas queixas éticas relativas a um manuscrito submetido ou publicado.
Revisores: Todos os manuscritos recebidos para revisão devem ser tratados como documentos confidenciais. As informações ou ideias privilegiadas obtidas através da análise por pares devem ser mantidas confidenciais e não utilizadas para vantagens pessoais. As revisões devem ser conduzidas objetivamente e as observações devem ser formuladas claramente com argumentos de apoio, de modo que os Autores possam usá-los para melhorar o artigo. Qualquer Revisor selecionado que se sinta desqualificado para rever a pesquisa relatada em um manuscrito ou sabe que sua rápida revisão será impossível deve notificar o Editor e desculpar-se do processo de revisão. Os Revisores não devem considerar manuscritos nos quais tenham conflitos de interesse resultantes de relacionamentos ou conexões competitivas, colaborativas ou outras conexões com qualquer dos autores, empresas ou instituições conectadas aos documentos.

