Juventude e ensino médio: os processos de afastamento da escola

Autores

  • Sueli Salva UFSM
  • Ethiana Sarachin Ramos Universidade federal de Santa Maria
  • Nara Vieira Ramos Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644413957

Palavras-chave:

Ensino médio, Processos de afastamento, Exclusão cognitiva.

Resumo

Este artigo discute alguns dados da pesquisa “Culturas Juvenis e Formação Educacional: um estudo com jovens estudantes das escolas públicas de Santa Maria que se afastam dos processos formativos” a qual teve como objetivo compreender o processo de afastamento de jovens estudantes da escola. A pesquisa quantitativa e qualitativa de caráter etnográfico utilizou diferentes técnicas para a produção dos dados: questionário, observação, entrevista, grupos de discussão e análise documental. Os fatores que colaboram para o afastamento dos/as jovens são inúmeros, neste artigo vamos nos deter em alguns: falta de diálogo entre a escola e as culturas juvenis; negligencia da importância da atividade intelectual para os estudantes produzindo mais uma forma de exclusão; conteúdos que não atendem as necessidades desses/as jovens estudantes.

Biografia do Autor

Sueli Salva, UFSM

Pedagoga, especialista em dança, Drª em educação pela UFRGS. Professora adjunta no Centro de Educação da UFSM, departamento de Metodologia do Ensino. Atua na supervisão de estágios da educação infantil e anos iniciais. Desenvolve pesquisa abordando temática de gênero, infância e juventude e os processos formativos escolares.

Ethiana Sarachin Ramos, Universidade federal de Santa Maria

Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria. Está inserida na linha de pesquisa políticas públicas e práticas educativas. É graduada em Pedagogia-Licenciatura Plena pela UFSM. Participa do projeto “Culturas Juvenis e Formação Educacional: um estudo com jovens estudantes das escolas públicas de Santa Maria que se afastam dos processos formativos"/UFSM.

Nara Vieira Ramos, Universidade Federal de Santa Maria

Nara Vieira Ramos – Licenciada em Matemática, Drª em Educação pela UFRGS. Professora adjunta do Departamento de Fundamentos da Educação da Universidade Federal de Santa Maria. Membro do grupo de pesquisa Filosofia, Cultura e Ensino Médio (FILJEM), Professora do Pós-Graduação em Educação da UFSM.

Downloads

Publicado

2016-02-25

Como Citar

Salva, S., Ramos, E. S., & Ramos, N. V. (2016). Juventude e ensino médio: os processos de afastamento da escola. Educação, 1(1), 171–182. https://doi.org/10.5902/1984644413957

Edição

Seção

Artigo Demanda Contínua

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)