Professores de enfermagem e o desenvolvimento de competências: reflexões sobre a teoria de Philippe Perrenoud

Autores

  • Saionara Nunes de Oliveira Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC
  • Mariely Carmelina Bernardi Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC
  • Marta Lenise do Prado Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC
  • Daniele Delacanal Lazzari Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC
  • Murielk Motta Lino Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC
  • Maria do Carmo Vicensi Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179769214498

Palavras-chave:

Ensino, Competência profissional, Educação em enfermagem, Docentes de enfermagem

Resumo

http://dx.doi.org/10.5902/2179769214498

RESUMO: Objetivo: refletir sobre as dez competências necessárias aos docentes, propostas por Perrenoud, sob a ótica do ensino superior em enfermagem. Método: trata-se de uma reflexão teórica. Resultados: na formação do enfermeiro, a partir das Diretrizes Curriculares Nacionais instituídas há mais de uma década, aponta-se para a necessidade de desenvolver habilidades e competências das mais diversas ordens. No entanto, permanece ainda a necessidade de os professores, neste cenário, construírem saberes e fomentarem reflexão, apropriando-se das possibilidades ofertadas pela noção de competências. Conclusões: reflete-se que as dez competências apresentadas por Philippe Perrenoud oferecem possibilidades que permitem aos docentes repensarem e redirecionarem suas práticas, adequando ou ofertando novas possibilidades de ensino conforme situação ou espaço de aprendizagem.

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Biografia do Autor

Saionara Nunes de Oliveira, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC

Enfermeira. Mestre em Enfermagem

Mariely Carmelina Bernardi, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC

Enfermeira. Mestre em Enfermagem. Doutoranda do PEN/UFSC

Marta Lenise do Prado, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora do Curso de Pós-Graduação em Enfermagem da UFSC

Daniele Delacanal Lazzari, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC

Enfermeira, mestre em Educação nas Ciências pela UNIJUI/RS, doutoranda do PEN/UFSC. Professora do curso de Enfermagem da Faculdade Estácio de SC.

Murielk Motta Lino, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC

Enfermeira. Mestre em Enfermagem. Enfermeira do Trabalho na Eletrosul Centrais Elétricas

Maria do Carmo Vicensi, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC

Enfermeira. Mestre. Professora do Curso de Graduação em Enfermagm da UNOESC

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Publicado

2015-10-01

Como Citar

Oliveira, S. N. de, Bernardi, M. C., Prado, M. L. do, Lazzari, D. D., Lino, M. M., & Vicensi, M. do C. (2015). Professores de enfermagem e o desenvolvimento de competências: reflexões sobre a teoria de Philippe Perrenoud. Revista De Enfermagem Da UFSM, 5(3), 589–596. https://doi.org/10.5902/2179769214498

Edição

Seção

Artigos de reflexão

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