Levantamento da produção sobre sociedade, cultura e Educação Física em periódicos brasileiros da Educação Física (1999-2019)
DOI:
https://doi.org/10.5902/2316546465776Palavras-chave:
Educação Física, Aspectos socioculturais, Produção do Conhecimento, HumanidadesResumo
O artigo apresenta um levantamento de dados que explicita a produção de conhecimento científico e pedagógico quando relacionamos a Educação Física (EF) brasileira aos aspectos sociais e culturais, evidenciando a aproximação do campo da EF aos conhecimentos das Ciências Humanas e Sociais. Assim, neste estudo, de natureza qualitativa e de caráter descritivo, do tipo documental, realizamos a identificação, quantificação e sistematização do volume de artigos e estudos encontrados nos periódicos brasileiros de EF, referentes ao período compreendido entre 1999 a 2019, os quais foram agrupados em 10 eixos temáticos. Também identificamos os principais agentes da EF brasileira que produzem e veiculam conhecimento pedagógico e sociocultural no campo da EF, bem como, os principais pensadores sociais acionados pelos agentes brasileiros em suas publicações, o que torna possível a existência do conhecimento das Humanidades no contexto da EF, ampliando as condições de possibilidades investigativas, pedagógicas e formativas da EF brasileira.Downloads
Referências
BOURDIEU, P. Para uma sociologia da ciência. Lisboa: Edições 70, 2001.
BOURDIEU, P. O capital social – notas provisórias. In: NOGUEIRA, M.A.; CATANI, A. Escritos de Educação. 16ª ed. Petrópolis: Vozes, 2015, p. 73-78.
BRACHT, V. Saber e fazer pedagógicos: acerca da legitimidade da Educação Física como componente curricular. In: CAPARRÓZ, F.E. (org.). Educação Física escolar: política, investigação e intervenção. Vitória: Proteoria, 2001. p. 67-79.
CARVALHO, Y.M. de; RUBIO, K. (Orgs.). Educação Física e Ciências humanas. São Paulo: Hucitec, 2001.
DAOLIO, J. Educação física brasileira: autores e atores da década de 1980. Campinas: Papirus, 2001.
GIL, A.C. Como elaborar projetos de pesquisa. 3ª ed. São Paulo: Atlas, 1996.
GOLDENBERG, M. A arte de pesquisar: como fazer pesquisa qualitativa em Ciências Sociais. 9ª. Ed. Rio de Janeiro: Record, 2005.
HALLAL, P.C.; MELO, V.A. de. Crescendo e enfraquecendo: um olhar sobre os rumos da Educação Física no Brasil. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, n. 39, v.3, jul./set. 2017, p. 322-327. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1016/j.rbce.2016.07.002. Acesso: 20 dez. 2017.
LOVISOLO, H.; VENDRUSCULO, R.; GÓIS JUNIOR, E. Recorte dos estudos socioculturais no campo da Educação Física. In: STIGGER, M.P. (org.). Educação Física + Humanas. Campinas: Autores Associados, 2015. p. 181-202.
PAIVA, F. Constituição do campo da Educação Física no Brasil: ponderações acerca de sua especificidade e autonomia. In: BRACHT, V.; CRISORIO, R. (orgs.). A Educação Física no Brasil e na Argentina: identidade, desafios e perspectivas. Campinas: Autores Associados; Rio de Janeiro: PROSUL, 2003. p. 63-80.
PAIVA, F. Notas para pensar a Educação Física a partir do conceito de campo. Perspectiva, Florianópolis, v. 22, núm. esp., p. 51-82, jul./dez. 2004. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/view/10337 Acesso: 03 mar. 2017.
REZER, R. Educação Física na Educação Superior: trabalho docente, epistemologia e hermenêutica. Chapecó: Argos, 2014.
RIGO, L.C.; RIBEIRO, G.M.; HALLAL, P.C. Unidade na diversidade: desafios da Educação Física para o século XXI. Revista Brasileira de Atividade Física e Saúde, v.16, n.4, 2011. Disponível em: http://www.periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/RBAFS/article/viewFile/631/661 Acesso: 02 abr. 2020.
STIGGER, M.P. (org.). Educação física + Humanas. Campinas: Autores Associados, 2015.
TRIVIÑOS, A.N.S. Introdução à pesquisa em ciências sociais – a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1995.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os artigos deverão ser enviados em formato digital da plataforma SEER, através do endereço eletrônico: http://periodicos.ufsm.br/kinesis/index. Em caso de dúvida, entrar em contato com a equipe editorial através do e-mail kinesisrevista@ufsm.br. A autoria que publicar na Revista Kinesis concorda com os seguintes termos:
- Mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação;
- Permitem e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
- Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.