Debates para uma (des)construção da política de educação especial no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X71383

Palavras-chave:

Participação Democrática, Política Educacional, Educação Especial

Resumo

Em 2008, a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva foi divulgada, fornecendo linhas orientadoras para a organização da educação especial na educação brasileira. Em novembro de 2018, uma “consulta pública” online foi veiculada pelo Ministério da Educação divulgando a revisão dessa política. A considerar o momento de avanços conservadores em torno dos direitos constitucionalmente constituídos no campo da Educação, este artigo tem o objetivo de evidenciar e analisar argumentos apresentados por representantes da sociedade civil e do governo, prós e contra a revisão, em um Seminário organizado pela Câmara do Deputados sobre esse tema, no início da consulta pública de 2018. O trabalho foi construído com a utilização de dois tipos de documentação: o registro do Seminário, elaborado pelo Departamento de Taquigrafia, Revisão e Redação – DETAQ, da Câmara dos Deputados; e notícias veiculadas sobre esse processo nas páginas WEB das entidades envolvidas no Seminário. Os argumentos escolhidos para a análise foram: a necessidade de debate democrático; os dados de pesquisa; a posição da Organização das Nações Unidas; a utilização do slogan “nada sobre nós sem nós”; e argumentos religiosos. As análises do Seminário e de seu contexto indicam a existência de disputas e uma tendência à desconsideração dos mecanismos de participação coletiva, à adoção de um viés conservador nas propostas políticas e à desconsideração da escola pública como instituição republicana.

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Biografia do Autor

Mônica de Carvalho Magalhães Kassar, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Corumbá, MS

Professora doutora aposentada da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Corumbá, MS, Brasil.

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Publicado

2022-12-08

Como Citar

Kassar, M. de C. M. (2022). Debates para uma (des)construção da política de educação especial no Brasil. Revista Educação Especial, 35, e53/1–29. https://doi.org/10.5902/1984686X71383

Edição

Seção

Dossiê: A Educação Especial e inclusiva no contexto neoconservador: problematizações sobre o processo de (des)democratização