Avaliação em larga escala e educação inclusiva: os lugares do aluno da Educação Especial

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X33107

Palavras-chave:

Educação especial, Avaliação da Educação Básica, SAEB, ENEM.

Resumo

O Ministério da Educação vem utilizando um sistema avaliativo com intuito de qualificar a educação nacional e oferecer subsídios para a formulação, reformulação e monitoramento das políticas educacionais.  Os alunos da educação especial podem participar do processo avaliativo desde que se enquadrem na população-alvo avaliada (idade e série) e estejam devidamente registrados no Censo Escolar. Como forma de contextualizar mudanças adotadas nessas provas a partir de 2010, neste artigo objetiva-se analisar o “espaço” que os alunos público-alvo da educação especial encontram em documentos que tratam do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e do Exame Nacional do Ensino Médio. Para sua elaboração foram analisados documentos orientadores e relatórios do governo federal sobre essas avaliações. Conclui-se que há o crescimento constante da participação dessa população nas provas e a tentativa de adequação, a cada ano, de oferecimento de atendimento especializado para sua realização. O presente estudo pode nos trazer pistas sobre os moldes dessas avaliações que passam a ser propostos a uma parcela da população brasileira, que apesar dos importantes avanços em números de matrículas na Educação Básica, ainda não tem sua escolarização obrigatória universalizada.

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Biografia do Autor

Andressa Santos Rebelo, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutoranda em Educação, com mestrado em Educação (2012) e licenciatura em Matemática (2009) pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Atualmente é Professor Assistente da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, participa dos grupos de pesquisa Educação e Cidadania (CNPq) junto ao Centro de Referência de Estudos da Infância e da Adolescência (CREIA/UFMS) e Políticas Públicas de Educação e Educação Especial (CNPq), interinstitucional. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação, Educação Especial, Deficiência e Indicadores Educacionais.

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Publicado

2018-10-09

Como Citar

Rebelo, A. S., & Kassar, M. de C. M. (2018). Avaliação em larga escala e educação inclusiva: os lugares do aluno da Educação Especial. Revista Educação Especial, 31(63), 907–922. https://doi.org/10.5902/1984686X33107

Edição

Seção

Dossiê – Avaliar, diagnosticar, medir: das práticas avaliativas a avaliações em larga escala na Educação Especial